Na CES 2024, tanto a LG quanto a Samsung lançaram TVs transparentes de tela grande. Como algo saído da ficção científica, estes são tão loucos quanto parecem. Quando a TV está desligada, é como se ela não estivesse mais lá. Não exatamente invisível, mas se você não soubesse o que era, nunca imaginaria que em uma fração de seção poderia estar exibindo episódios de Star Trek ou The Expanse. Embora em desenvolvimento há muitos anos e disponíveis comercialmente em alguns tamanhos, as telas transparentes tiveram um grande impulso em direção ao mainstream este ano como televisões reais.

Com os maiores fabricantes de TV exaltando essa nova tecnologia, uma TV transparente poderá estar em sua vida em breve? Afinal, foi há apenas alguns anos que essas mesmas empresas exibiram tecnologias do futuro, como micro-LED e OLEDe eles estão disponíveis em todos os lugares agora.

A resposta é sim – mas talvez não da maneira que você pensa.

Transparentemente mágico

Uma tela Micro-LED transparente.

Uma tela micro-LED transparente. Observe o microscópio à direita fornecendo um close do painel mostrado no tablet na parte inferior.

David Katzmaier/CNET

Antes de espreitarmos o futuro, vamos olhar para o presente. Embora as TVs transparentes pareçam algo sonhado pelos artistas de efeitos especiais de Hollywood, elas são surpreendentemente mais uma evolução na tecnologia de TV, e não algo totalmente revolucionário. As tecnologias centrais de todas as TVs transparentes mostradas na CES são versões da tecnologia de TV daquela empresa. Por exemplo, a TV transparente da LG é OLED e a da Samsung é micro-LED.

No que diz respeito ao futuro desta tecnologia, isso é bom. Embora fazer uma versão transparente de uma TV não seja nada trivial, é mais como fazer painéis de porta transparentes para um carro que já está sendo construído, e não reinventar o carro. Usar o máximo possível de conhecimento de fabricação e design existente significa que essas telas poderão ser acessíveis para nós, meros mortais, dentro de alguns anos. A LG afirma que planeja vender sua versão ainda este ano, mas você não deve ter dúvidas de que será excepcionalmente caro. Pelo menos por enquanto.

240107-site-lg-tv-oled-t-first-look-v2 240107-site-lg-tv-oled-t-first-look-v2

Vê isto: LG Transparent OLED transforma TV em arte animada

Futuro transparente

Três tamanhos e resoluções potenciais para televisores OLED transparentes da LG. Três tamanhos e resoluções potenciais para televisores OLED transparentes da LG.

Três tamanhos e resoluções potenciais para televisores OLED transparentes da LG.

David Katzmaier/CNET

Então, sua próxima TV será transparente? Quase certamente não. Embora nenhuma das empresas esteja falando sobre preços, estes serão caros. Não há surpresas aí, já que se trata de tecnologias de primeira geração. Podemos olhar para a TV transparente de 55 polegadas da Xiaomi, de US$ 7.200, para obter algumas dicas. São possíveis US $ 10.000 pelo modelo de 77 polegadas da LG? Com certeza, mas provavelmente ainda mais.

Eventualmente, os preços cairão, mas mesmo assim é provável que você não queira um. Pelo menos, você não vai querer um para sua TV principal. Isso ocorre porque as TVs transparentes não conseguem “criar” o preto. Para obter uma imagem assistível do seu programa de TV ou filme favorito, algo precisa fornecer o preto, caso contrário a imagem ficará muito estranha. O LG, por exemplo, possui um painel traseiro enrolável para auxiliar na criação do contraste necessário para um vídeo real. É por isso que essas empresas estão demonstrando TVs com peixes, números e dados, além de outros conteúdos que não exigem partes pretas da imagem.

É improvável que as TVs transparentes tenham uma aparência tão boa quanto uma TV não transparente. Talvez esteja tudo bem se é isso que você deseja em uma TV, mas dado o preço premium assumido, a maioria das pessoas provavelmente achará que não vale a pena. Para a maioria das situações, o aspecto transparente será um truque interessante para uma festa ocasional, mas permanecerá no modo não transparente na maior parte do tempo. Se for esse o caso, o custo extra vale a pena? Novos OLEDs como o LG G4 e C4 provavelmente terão uma aparência muito melhor e por muito menos.

samsungces024 samsungces024

Vê isto: Samsung mostra o primeiro projetor MicroLED transparente sem fio 8K do mundo

Embora sejam inegavelmente legais como uma peça futurística em sua casa, as TVs transparentes provavelmente encontrarão usos mais práticos em outros lugares. Por exemplo, vitrines que permitem ver o interior e mostrar preços e anúncios. Janelas que permitem que você veja o exterior enquanto mostra uma cotação da bolsa, destaques do tempo, e-mails e anúncios, ou o vidro dos camarotes de um estádio onde você pode ver a ação em campo, mas também ver pontuações e destaques em uma tela transparente. Do lado do consumidor, a LG ainda tem um protótipo de combinação de tubo/alto-falante montado dentro de uma TV transparente.

O que as TVs transparentes realmente fazem é expandir o número de locais onde você pode exibir informações e, sim, isso inclui mais locais para exibir anúncios. Assim vai. Essa capacidade de ganhar dinheiro é o que irá acelerar a sua aceitação, o que reduzirá o custo da tecnologia. Isso os tornará ainda mais acessíveis e potencialmente acabará em sua casa… talvez não como sua TV principal.


Além de cobrir TV e outras tecnologias de exibição, Geoff faz passeios fotográficos em museus e locais interessantes ao redor do mundo, incluindo submarinos nucleares, enormes porta-aviões, castelos medievais, viagens épicas de 16.000 quilômetros e muito mais.

Ele escreveu um romance de ficção científica mais vendido sobre submarinos do tamanho de uma cidade, e também Viagem econômica para manequins. Você pode segui-lo Instagram e YouTube.



Fuente