Google está demitindo centenas de funcionários em suas divisões Pixel, Nest, Fitbit e Assistant, disse a empresa em comunicado na quinta-feira. A equipe de realidade aumentada do Google também foi atingida por demissões, de acordo com um relatório da 9to5Google.

“Para nos posicionar melhor para essas oportunidades, ao longo do segundo semestre de 2023, várias de nossas equipes fizeram mudanças para se tornarem mais eficientes e trabalharem melhor, e para alinhar seus recursos às suas maiores prioridades de produto”, disse um porta-voz do Google em um comunicado. “Algumas equipes continuam a fazer esse tipo de mudanças organizacionais, que incluem algumas eliminações de funções em todo o mundo”.

O Alphabet Workers Union, organização que representa os funcionários e prestadores de serviços do Google, disse que as demissões foram “desnecessárias” e acusou o Google de continuar a “demitir nossos colegas de trabalho enquanto ganha bilhões a cada trimestre”. Voltou a comprometer-se com o seu objectivo de proteger os trabalhadores.

Algumas dessas demissões podem ser devido a mudanças organizacionais, e é provável que os funcionários afetados possam se candidatar novamente a vagas abertas no Google.

As demissões do Google ocorrem no momento em que a indústria de tecnologia sofre demissões em massa no início do ano passado. Não só o Google demitiu uma quantidade significativa de funcionários, como também a Microsoft, a Amazon, a Meta e o X, o site de mídia social anteriormente conhecido como Twitter. Havia 263.000 pessoas demitidas na área de tecnologia só no ano passado, de acordo com a Fortuna. As razões para as demissões foram numerosas, com algumas empresas a reduzirem o seu tamanho depois de terem aumentado extensivamente durante a pandemia, enquanto outras procuravam dar prioridade a outras categorias de produtos.

2024 já mostra que a tendência de demissões tecnológicas continuará. Este mês, as demissões atingiram Vídeo Amazon Prime e site de streaming de videogame de propriedade da Amazon Contração muscularbem como desenvolvedor de software Tecnologias de Unidade e xerox. Discord, a plataforma de bate-papo popular entre os jogadores, também disse que seria demitindo 170 pessoasou 17% de sua força de trabalho, na quinta-feira. Duolingo demitiu 10% de seus contratadoscom suas funções supostamente sendo assumidas pela IA.

Não está claro até que ponto o aumento na adoção da IA ​​poderá ter influenciado estas demissões ou como os consumidores serão afetados pelas mudanças. Mas 2024 teve um começo familiar para a indústria de tecnologia.

Um relatório de TechCrunch diz que mais de 1.000 funcionários do Google foram demitidos. A CNET não verificou o relatório de forma independente.



Fuente