Já vi muitas baterias em feiras comerciais. Esta pode ter sido a primeira vez que vi um que explodiu. Uma extremidade da bateria estava carbonizada como um cinzeiro. A outra extremidade parecia bem. Isso foi parte da proposta que a Xing Mobility apresentou para sua tecnologia de bateria na CES 2024.

A Xing Mobility, uma empresa taiwanesa de baterias, demonstrou como suas baterias resistiram a um teste de três agulhas, no qual um trio de pregos foi cravado na lateral, perfurando três células. Essas células, como você pode imaginar, pegaram fogo.

O que a empresa queria se gabar era a velocidade com que essas explosões foram contidas e o fato de a maioria das células do módulo não terem sido danificadas. As temperaturas subiram para 1.400 graus Celsius, mas voltaram ao normal em 30 segundos, disse a empresa. A maioria das outras células do módulo não apenas não explodiu, como também mantiveram sua carga.

Conceitos tecnológicos Whizbang CES 2024 que gostaríamos que já fossem reais

Ver todas as fotos

O motivo: essas células foram imersas diretamente em um lubrificante não condutor feito de petróleo. Esse lubrificante pode entrar em contato com toda a superfície de cada célula da bateria, permitindo que ela esfrie de forma mais rápida e eficaz. A Xing Mobility desenvolveu a tecnologia e está trabalhando com fabricantes para incluí-la em caminhões e tratores agora, mas a empresa espera poder fornecer em breve baterias mais leves, seguras e duradouras para veículos elétricos.

A empresa começou tentando construir um carro de corrida elétrico, disse-me Hisou Hochen, da Xing Mobility. Eles descobriram semelhanças entre a forma como os carros de corrida são projetados e como funcionam outros veículos especializados, como tratores. Devido à vida difícil que os tratores e caminhões têm, eles se concentraram na construção de baterias que possam suportar alguns castigos.

Uma série de baterias em uma mesa em um estande na CES 2024.

É assim que as baterias da Xing Mobility ficam quando não explodem.

Jon Reed/CNET

Hochen me disse que a tecnologia de imersão tem outras vantagens. Ele pode reduzir as flutuações de temperatura durante o ciclo das baterias, reduzindo o desgaste que as células sofrem durante o funcionamento normal. Isso poderia prolongar a vida útil das baterias e ajudá-las a manter maior capacidade ao longo do tempo.

A Xing Mobility está submetendo essa tecnologia a testes de longo prazo de milhares de ciclos, o que demora um pouco para ser feito, mas Hochen disse que os primeiros resultados foram promissores.

A tecnologia de resfriamento por imersão também permite que as baterias ocupem menos espaço (porque não é necessário espaço para resfriamento entre os módulos) e menos peso por causa dessa estrutura. As células também podem ser dispostas em diferentes configurações, como fixadas no chassi de um veículo, disse Hochen.

Confira algumas das outras tecnologias de energia que vimos na CES 2024, como uma bateria doméstica que você pode levar com você.



Fuente