Em seu evento Unpacked no início desta semana, a Samsung revelou sua série de smartphones Galaxy S24, com os novos telefones apresentando várias atualizações em seus antecessores – incluindo Galaxy AI, o conjunto de recursos de IA generativos gratuitos da empresa. Mas a partir de 2026, os proprietários de telefones S24 poderão ter que começar a pagar por suas novas ferramentas de IA.

Essa história faz parte Evento Samsunga coleção de notícias, dicas e conselhos da CNET sobre os produtos mais populares da Samsung.

Enterrado nas letras miúdas do Listagem do Galaxy S24 no site da Samsung estão estas frases: “Os recursos Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis. Termos diferentes podem ser aplicados para recursos de IA fornecidos por terceiros.”

A Samsung respondeu a um pedido de comentário com uma versão um pouco mais longa das letras miúdas, dizendo: “Estamos comprometidos em tornar os recursos Galaxy AI acessíveis aos nossos usuários e iremos fornecê-los gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis”. A Samsung repetiu que os recursos de IA fornecidos por terceiros podem ter termos diferentes.

Consulte Mais informação: Galaxy S24 Ultra: um dia com o novo telefone da Samsung

Com base nesse texto, parece que a Samsung poderia cobrar pelos recursos do Galaxy AI após o término do período de serviço gratuito. Também é possível que a Samsung continue estendendo sua oferta de recursos gratuitos, assim como a Apple estendeu seu serviço SOS de emergência para proprietários de iPhone 14 além dos dois anos gratuitos originalmente prometidos.

A diferença é que a Apple foi franca sobre por quanto tempo ofereceria o SOS de Emergência gratuitamente aos usuários, e a Samsung relegou sua promessa de serviço gratuito às letras miúdas de uma página de produto. Caramba, nem estava claro se os recursos generativos de IA nos novos telefones da Samsung seriam considerados um serviço separado das outras vantagens dos telefones.

Mas há uma diferença crucial entre o tipo de recursos generativos de IA de que ouvimos falar e o Galaxy AI da Samsung. No final do ano passado, os fabricantes de chips Qualcomm e MediaTek apresentaram os recursos de IA que os fabricantes poderiam incluir em seus telefones para processar dados e gerar conteúdo apenas no dispositivo. Mas o Galaxy AI tem vários recursos que só podem ser controlados por meio da nuvem, que aparentemente inclui o privilégio Circle to Search, parceiro do Google, que permite aos usuários circular um objeto na tela com uma caneta ou dedo e obter instantaneamente resultados de pesquisa sobre ele.

círculosearchpic

Vê isto: ‘Círculo para pesquisar’ permite que os usuários pesquisem no Google em qualquer tela

Presumivelmente, esta é a justificativa para tratar o Galaxy AI como um serviço, em vez de um recurso estático, como muitos truques de edição de fotos de IA que vêm chegando aos telefones há anos. O Google não mencionou nenhuma restrição de tempo para a edição de fotos com IA oferecida em seus mais novos telefones Pixel 8.

Não está claro se o limite de tempo para serviço gratuito se aplica apenas aos recursos de IA baseados em nuvem ou a todo o conjunto Galaxy AI. Quando questionada sobre comentários, a Samsung reafirmou as letras miúdas.

É possível que a Samsung garanta o Galaxy AI gratuitamente até 2025 para deixar a porta aberta para seus planos futuros ou para permitir mudanças em tecnologias e ofertas de serviços. A IA generativa não era um conceito familiar até a chegada do ChatGPT no final de 2022, então é possível que os recursos de IA pareçam muito diferentes em 2026. Mas até sabermos mais, os possíveis proprietários do Galaxy S24 devem estar cientes de que os recursos mais sofisticados anunciados para o mais novo Samsung os telefones podem não ser gratuitos nos próximos anos.

Nota do editor: A CNET está usando um mecanismo de IA para ajudar a criar algumas histórias. Para mais informações, veja esta postagem.



Fuente