Você acha que está familiarizado com todos os mecanismos de pesquisa que existem? Talvez não todos eles. A Browser Company de Nova York faz um navegador MacOS chamado Arcoe agora foi lançado um aplicativo móvel para iOS chamado Pesquisa de arco que adota uma abordagem inovadora para pesquisas on-line. Peça ao Arc Search para encontrar algo para você e ele usará inteligência artificial para ler e consolidar pelo menos seis páginas da web, reunindo as informações em uma página de resumo.

Já se passou mais de um ano desde que o ChatGPT da OpenAI tornou a IA uma opção mais amigável e com menos aparência de ficção científica que até mesmo os estudantes poderiam colocar em prática. Ao longo do caminho, formas de IA generativa têm vindo a penetrar nas tecnologias em que confiamos todos os dias – como os motores de busca, que podem ser apenas a porta de entrada para nos familiarizarmos com a IA. O Google e o Bing deram passos no universo da IA, e o Arc Search vai ainda mais longe, com uma página de resultados facilmente legível que parece ter sido criada por um editor humano.

O site da Browser Company of New York observa que possui ex-alunos do Instagram, Tesla, Medium, Google, Amazon e muito mais. Você não precisa usar o navegador da empresa para usar seu aplicativo de pesquisa e, honestamente, não estou disposto a assumir o trabalho pesado de mudar meu navegador agora. Mas um aplicativo que eu posso usar e é promissor. Aqui está o que você precisa saber sobre isso.

Como usar o aplicativo Arc Search

Arc Search é um aplicativo móvel gratuito que você pode baixar no Loja de aplicativos. A maioria dos usuários do iPhone pode usá-lo, mas requer iOS 16.0 ou posterior. No momento, seus fabricantes não disseram se ele estará disponível para Android.

Depois de baixar o aplicativo, abra-o em seu telefone e digite sua consulta, seja “que tipo de cirurgia a Princesa de Gales fez?” ou “qual é a resposta do Wordle de hoje?”

O Arc Search examinará seis fontes relevantes, informando quais são, e usará IA para reunir as informações dessas páginas em uma página da web com aparência bastante profissional.

O que você obtém do Arc Search

Os mecanismos de pesquisa tradicionais apresentam um buffet aleatório de fontes. Por exemplo, se você procurar informações sobre a cirurgia da princesa, eles mostrarão pequenos trechos da revista People, Entertainment Tonight e outros recursos que contêm informações sobre o assunto. É sua função classificá-los e escolher a melhor fonte de informação e, em seguida, lê-la para obter sua resposta. Mais ou menos como lição de casa do ensino médio.

O Google agora permitirá que você ative o SGE Generative AI. Quando você ativa isso, o programa de IA tenta responder à sua consulta de uma forma mais direta, embora ainda forneça links para outras fontes abaixo da resposta gerada pela IA. O Bing da Microsoft também lhe dará uma resposta gerada por IA depois de vasculhar a web em busca de informações quando você mudar para o chatbot e fazer uma pergunta.

Experimentei o Google SGE Generative AI e o Arc Search com uma pergunta sobre a recente cirurgia da Princesa de Gales porque sabia que não havia uma resposta precisa e confirmada por aí e queria ver o que eles fizeram nessa situação.

Arc Search vai direto à tentativa de resposta da IA, essencialmente descrevendo sua consulta e os fatos encontrados para você. A resposta da Princesa de Gales começou com um carrossel de imagens – incluindo uma postagem no Instagram de horas atrás, onde William e Catherine agradecem aos simpatizantes e observam que ela deixou o hospital e voltou para casa em Windsor. Em seguida, usou subtítulos em negrito, como “Tipo de cirurgia” e “Especificações”, para detalhar os fatos de suas seis fontes. (Spoiler: além de “abdominal” e “não relacionado ao câncer”, ninguém está compartilhando detalhes.)

Arc Search teve um desempenho admirável. A pesquisa do Google com SGE Generative AI ficou mais fofoca, contando-me sobre algumas especulações e rumores não confirmados. Arc Search se ateve aos fatos.

Arc Search também acertou em cheio na pergunta “qual é a resposta do Wordle de hoje?” consulta, dando-me a resposta em negrito bem no topo da página de resposta gerada que ela criou. Continuou oferecendo detalhes sobre o jogo em si, o jogador médio e as respostas mais antigas, mas como pedi a resposta, não senti necessidade real de ler mais.

Que tal dar crédito?

Como autor de livros e jornalista, fiquei preocupado em saber como o Arc Search oferece crédito e cliques para aqueles que fizeram o trabalho de pesquisa. As seis fontes usadas para obter minha resposta foram listadas brevemente enquanto o Arc Search fazia seu trabalho, mas não pareciam clicáveis. Entrei em contato com os criadores do Arc Search e atualizarei esta história se receber mais detalhes sobre como ele credita as fontes.

Para testar a capacidade de crédito do Arc Search, decidi realizar uma pesquisa onde tinha certeza de que meu próprio trabalho estaria na resposta. É estranho: pesquisei “Por que Sharon Weiss queimou a torta?” Em 2021, uma avó da Geórgia queimou sua torta Marie Callender quase irreconhecível e se tornou viral. Fui um dos poucos (únicos?) jornalistas que a entrevistou e sabia que qualquer pesquisa se basearia em meu artigo original e em meu acompanhamento. (Ela me disse que seu forno foi enviado por engano para Celsius, não para Fahrenheit.)

Eu estava certo – o Arc Search mencionou a CNET imediatamente em suas seis principais fontes, e sua página de resposta era praticamente um resumo do meu artigo. Mais tarde, na página de resumo, listei três links, dois dos quais foram meus. Não sei quantas pessoas se sentiriam obrigadas a clicar neles, pois o Arc Search já dava a resposta, mas eles estavam lá.

Vale a pena baixar?

Deixando de lado as questões sobre crédito, gostei de como o Arc Search lidou com o resumo e o esboço de uma resposta para mim. Vou explorá-lo novamente.

O fato de ser apenas para iPhones e de você precisar baixar um aplicativo para usá-lo certamente afastará alguns possíveis usuários. Mas se você tiver muitas dúvidas na web e apreciar uma resposta rápida e direta, experimente o Arc Search.



Fuente