Se a CES 2024 servir de exemplo, a revolução dos robôs já chegou. Na feira de eletrônicos deste ano em Las Vegas, há robôs para brincar com seu cachorro ou ajudar nos cuidados de saúde em casa, mas acima de tudo, havia robôs para fazer comida – muita, muita comida.

A presença de fornos alimentados por IA, grelhadores inteligentes e máquinas de cocktails inteligentes aumentou significativamente na exposição de tecnologia de consumo nos últimos anos. A convenção de 2024 não é exceção, com uma enxurrada de adições a uma linha cada vez mais lotada de aparelhos de cozinha inteligentes e robôs culinários. Mas qual é o sabor dos itens que eles preparam?

Consulte Mais informação: Maiores tendências da CES 2024: IA, telas transparentes e tecnologia off-grid para alimentar sua casa

Desde guloseimas preparadas por fabricantes de sorvetes robôs e bartenders autônomos até pho e ramen distribuídos por máquinas de venda automática que preparam refeições quentes do zero, estes são os melhores (e piores) alimentos e bebidas feitos por robôs na CES 2024.

9. Yo-Kai, carne de primeira qualidade

mão segurando uma xícara de Pho

A carne no meu prime beef pho deixou a desejar.

David Watsky/CNET

Yo-Kai é um restaurante autônomo que cria pedidos quentes de comida pan-asiática do zero, tudo dentro dos limites de uma única unidade do tamanho de uma máquina de venda automática. A máquina Yo-Kai cozinha e distribui tigelas de ramen quente, pho e udon feitos com ingredientes frescos em 90 segundos. A empresa japonesa de tecnologia de alimentos também projetou uma versão menor, de bancada, embora ainda não esteja pronta para venda ao consumidor.

Experimentei três ofertas da Yo-Kai na CES, então a marca aparece várias vezes na minha lista. A carne no pho de primeira qualidade era a que eu menos gostava, e a carne tinha um sabor nada nobre – embora o caldo pho e os bolos de arroz flutuantes fossem excelentes. O prato era perfeitamente comestível, mas ainda assim colocado em último lugar na minha lista de pratos feitos por robôs da CES.

8. iHeaven, IPA

mão segurando uma amostra de cerveja mão segurando uma amostra de cerveja

O IPA do iGulu tinha um sabor agradável, com boa presença de lúpulo, mas estava um pouco pouco carbonatado.

David Watsky/CNET

iHeaven é uma cervejaria caseira elegante e inteligente que simplifica o processo de fabricação de cerveja. Basta encher a câmara de infusão com água e adicionar de quatro a cinco ingredientes quando o sistema solicitar. Cerca de duas semanas depois, você terá 40 litros de cerveja recém-preparada em um kegerator com resfriamento automático.

A IPA que experimentei na CES tinha um perfil de sabor satisfatório, mas não tinha a carbonatação que desejo em uma cerveja com lúpulo.

7. Sweet Robo, sorvete cremoso

sorvete no copo do robô sorvete no copo do robô

O saque suave do Sweet Robo foi preparado em 2 minutos e perfeitamente satisfatório.

David Watsky/CNET

Este é um dos dois robôs de sorvete da lista. O enorme Ice Cream Robot é feito para cinemas, parques de diversões e shoppings, mas um deles foi plantado na CES, preparando porções de sorvete para os transeuntes famintos. A máquina faz redemoinhos de baunilha fresca, chocolate ou pistache em menos de 2 minutos. Permite ainda escolher coberturas como molho de morango ou granulado.

O saque suave que tomei estava perfeitamente bom. Isso me lembrou, bem, da maior parte do saque suave que já comi. Cremoso, não muito doce, sem sabor de xarope de milho. Eu ficaria feliz em comê-lo de novo e vê-lo sendo feito foi divertido, mas o sorvete em si não era único ou memorável.

6. Yo-Kai, chá de chocolate boba

xícara de boba na frente da máquina xícara de boba na frente da máquina

Não bebo muito chá de boba, mas meus colegas que bebem me dizem que essa versão feita por robô estava à altura.

David Watsky/CNET

Divulgação completa, não sou muito fã de chá de pérolas, então a realização desta degustação deve ser encarada com cautela. Os bolinhos de tapioca, a única coisa que gosto no boba, eram mastigáveis, saborosos e deliciosos. Alguns colegas meus que fazer como Boba me disse que era ótimo.

5. TechMagic, refogado de frango

frite na frente da máquina robô frite na frente da máquina robô

O robô da TechMagic faz um refogado decente sob demanda.

David Watsky/CNET

Esta máquina industrial de fritar, destinada a ajudar os restaurantes a otimizar suas cozinhas, atraiu muita atenção na seção de tecnologia de alimentos da CES. Eu não acho que eu deveria provar este, mas alguém deixou uma tigela de refogado bem quente sem vigilância e eu saí valsando com ele como um ladrão comum.

O frango estava macio, os legumes bem cozidos e o molho teriyaki delicado e saboroso. Resumindo, um refogado bastante sólido, feito de forma autônoma em minutos.

4. Sorvete ColdSnap, vários sabores

cápsula sendo carregada no dispositivo de resfriamento a frio cápsula sendo carregada no dispositivo de resfriamento a frio

Pod entra. Sorvete sai. Todos os sabores ColdSnap que experimentei eram saborosos.

David Watsky/CNET

Onda de frio ainda está trabalhando nos estágios finais de engenharia, mas será lançado para restaurantes parceiros este ano e lojas de varejo em 2025. Dos dois fabricantes de sorvete robóticos que experimentei, ColdSnap – que transforma latas estáveis ​​​​em prateleiras em sorvete suave e delicioso em dois minutos – foi o vencedor.

Provei baunilha, chocolate e café instantâneos do ColdSnap. (E, sim, as pessoas que distribuem sorvete no estande estão definitivamente cansadas de mim). Todos os sabores tinham gosto de creme fresco e sabores naturais, sem adoçantes baratos. Até o sorvete vegano de chocolate do ColdSnap feito com leite de aveia foi um sucesso.

3. Barsys, coquetel madras

coquetel dentro da máquina coquetel dentro da máquina

Minhas expectativas foram moderadas em relação à máquina de coquetéis robô Barsys, mas o Madras que tomei foi excelente.

David Watsky/CNET

Barsys é uma versão mais artesanal do robô fabricante de coquetéis original, Barthesiano. Enquanto Bartesian mistura coquetéis pré-preparados com bebida, Barsys os faz do zero. São seis reservatórios de 1 litro onde podem ser colocados sucos, licores e outros ingredientes.

Um aplicativo integrado permite que você saiba quais coquetéis são possíveis com o que está em sua máquina e, em seguida, prepara um com o apertar de um botão. A bebida medida é dispensada em um copo de plástico especial abaixo com pás embutidas que misturam o coquetel automaticamente antes de servi-lo ou com gelo.

Eu tinha poucas expectativas para este, mas a máquina Barsys entregou um madras brilhante e equilibrado – vodca, cranberry e laranja – que bebi com alegria.

2. iGulu, cerveja de trigo bávara

amostra de cerveja na mão amostra de cerveja na mão

A cerveja de trigo bávara do iGulu foi excelente.

David Watsky/CNET

A cerveja de trigo bávara da iGulu era muito melhor do que a IPA praticamente plana. Como você pode ver, tinha uma bela espuma, boa carbonatação e muitas notas clássicas de cerveja de trigo como frutas cítricas e cravo.

1. Yo-Kai, ramen de tonkotsu de porco

mão segurando amostra de ramen mão segurando amostra de ramen

É difícil superar um bom ramen em um dia frio. O restaurante autônomo do Yo-Kai rouba o primeiro lugar com uma sólida oferta de tonkotsu de porco.

David Watsky/CNET

Embora o bife pho de Yo-Kai não tenha impressionado, o ramen tonkotsu de porco de 90 segundos foi o melhor prato de robô que experimentei em toda a CES. A carne de porco estava macia e o caldo à base de missô era uma bomba umami do melhor tipo. Terei prazer em me render aos robôs se eles prometerem fazer esse ramen para mim todos os dias.

Veja o que mais está acontecendo na CES 2024 em nossa cobertura completa da exposição de tecnologia.



Fuente