Em algum momento, vou morar dentro do Apple Visão Pro: trabalhar nele, verificar mensagens, jogar, assistir programas. O headset de realidade mista de US$ 3.499 da Apple pretende ser o computador do futuro, mas não sei se será o meu computador do presente. Enquanto isso, tive demonstrações para me dar uma ideia do rumo que a Apple está tomando. Meu último, dias antes de o fone de ouvido estar disponível para encomenda, foi meu mergulho mais profundo, embora ainda fosse um gosto limitado. Ainda assim, está mais claro do que nunca que a Apple não está buscando exatamente a mesma coisa que os headsets de VR anteriores ou mesmo os de AR. Está ostentando funções diferentes. Onde estão suas vantagens e peças que faltam é o que me fascina, como alguém que usou capacete para mais de uma década agora.

Se você está pensando em adquirir um Apple Vision Pro, aqui está o que você precisa saber com base em minhas breves experiências de demonstração com a Apple, talvez 30 minutos cada. Ainda não revisei totalmente um. Mas já usei o suficiente para saber que, desde o início, o Vision Pro é um produto pelo qual você pode esperar (para a maioria das pessoas, só pelo custo, será), mas tem momentos que definitivamente brilham. E às vezes fica estranho.

Um homem usando um headset Vision Pro da Apple

A banda Dual Loop, que tem uma parte que se estende sobre minha cabeça, teve melhor suporte do que a outra banda incluída que a Apple vem com o Vision Pro.

Maçã

Pensamentos adequados

Ao colocá-lo pela quarta (!) vez, tive consciência de coisas diferentes. A visão de passagem é realmente boa, mas não é boa no nível de visão cristalina. Pensei que talvez minhas lentes estivessem manchadas por um momento. O campo de visão é limitado, semelhante a outros fones de ouvido VR. Além disso, ajustar o fone de ouvido para obter o ajuste correto exige algum trabalho.

Existem duas tiras de cabeça que a Apple inclui com o Vision Pro. Uma delas, uma faixa Solo Knit com nervuras de aparência icônica, não tem suporte superior e faz com que a frente do Vision Pro pareça um pouco pesada. Escolhi a banda Dual Loop, que ainda não tinha experimentado, e melhorou muito o equilíbrio. Essa alça sobre a cabeça mantinha o peso distribuído de maneira mais uniforme. Não é uma surpresa para mim, já que o mesmo se aplica a outros fones de ouvido de tamanhos semelhantes, como o Meta Quest 3.

Acho que a Apple projetou a banda mais simples para ser mais fácil de colocar e tirar, então isso pode levar em consideração qual delas as pessoas usam. As bandas pareciam entrar e sair facilmente, e eu ajustei o ajuste no Dual Loop com tiras de velcro enquanto segurava o Vision Pro frontal de metal e vidro no lugar. Eu ficaria bem com este fone de ouvido com essa pulseira por um bom tempo, eu acho, mas estou acostumado a usar todos os tipos de capacete de realidade virtual. Não creio que o ajuste seja significativamente melhor ou pior do que o Meta Missão 3.

Uma grade de aplicativos no software Vision Pro da Apple Uma grade de aplicativos no software Vision Pro da Apple

Os ícones do aplicativo Vision Pro parecem com os do iPad, mas os ambientes envolventes se estendem em 3D.

Maçã

Consulte Mais informação: Os extras do Vision Pro da Apple podem aumentar seu custo total para mais de US $ 4.000

Essa exibição

Repetidamente, passei a apreciar a tela do Vision Pro. Essa é a verdadeira estrela aqui. A Apple sabe disso. Minha demonstração me mostrou mais fotos e vídeos espaciais novamente, junto com videoclipes: um trailer de Ted Lasso (que assisti em um ambiente imersivo em 3D de uma paisagem vulcânica como pano de fundo) e um trailer de Star Wars que assisti no aplicativo Disney Plus otimizado para Vision Pro da Disney. Tinha um ambiente imersivo que parecia que eu estava em um speeder em Tatooine. Isso me fez sentir como se estivesse em uma experiência drive-in de Star Wars inspirada na Disney.

O micro-OLED a tela é de alta resolução e rica o suficiente para tornar os filmes impressionantes. Sim, este pode ser um cinema pessoal que pode rivalizar com qualquer configuração que você já tenha. Gastar US$ 3.499 em um cinema pessoal parece incrivelmente indulgente, mas alguns perceberão o apelo. Estou apaixonada pela ideia de ver filmes nele, com certeza. O áudio também soa muito bem com os alto-falantes incluídos no fone de ouvido, mas estou curioso para saber o que é sem perdas AirPods Pro 2 botões servirão para imersão.

Aplicativo Disney Plus da Disney no Apple Vision Pro Aplicativo Disney Plus da Disney no Apple Vision Pro

O aplicativo Disney Plus também possui suas próprias opções de ambiente envolvente.

Maçã

Experimentei um aplicativo 3D chamado Jigspace, que também mostra a aparência dos modelos 3D de alta fidelidade. O Jigspace já existe no iOS e é compatível com ARKit, mas coloquei um carro de corrida de F1 em tamanho real na minha sala de demonstração e parecia absolutamente estelar. A experiência me lembrou de deixar modelos de carros no mundo real no Sombra XR-3 fone de ouvido, exceto que aqui eu tinha um fone de ouvido independente que funcionava sem nenhum PC (o Varjo requer um). Levantei-me e andei ao redor do modelo, batendo com os dedos para mover uma roda ou examinar uma peça do motor, e parecia que estava em um museu vivo. Foi tão bom que quase senti que ia tropeçar nas peças do carro.

Multitarefa em abundância, com teclado e Siri

Tecnicamente, não há limites para quantos aplicativos podem ser abertos simultaneamente no fone de ouvido Vision Pro – pelo menos, pelo que me disseram. Essa qualidade torna o Vision Pro totalmente único em comparação com qualquer outro headset VR (ou AR). Tentei apenas abrir três aplicativos ao mesmo tempo, e eles eram aplicativos 2D “planos” mais básicos: Safari, uma versão demo de um aplicativo de menu, Yummly e Fotos. Eu os arrastei olhando para uma barra de menu na parte inferior das janelas e usando meus dedos para movê-los ou olhando para os cantos das janelas para expandi-los.

Existem todos os tipos de possibilidades intrigantes de como a multitarefa pode evoluir, especialmente para aplicativos que possuem elementos 3D imersivos. A Apple parece estar mantendo os elementos de navegação universais: olhar para as coisas e beliscar e mover os dedos para interagir.

Siri entra em jogo aqui também. Invoquei o Siri para fechar todas as janelas do aplicativo ou para iniciar um aplicativo. Também encontrei o ditado de voz no Safari, onde olhei para um ícone de microfone na barra de pesquisa que é ativado automaticamente e me permite falar algo para pesquisar (o site da CNET, é claro, onde naveguei em meu próprio artigo sobre o futuro da VR e AR).

A Apple tem um teclado pop-up no Vision Pro, mas ele flutua no ar onde você precisa tocar as teclas com os dedos, uma por uma, como se estivesse em um caixa eletrônico (semelhante a como o Meta usa teclados no Quest) , ou você pode olhar as teclas com rastreamento ocular e simplesmente tocar com os dedos para “clicar”. Não é o ideal e o Siri parece mais rápido como opção de entrada, mas você também pode emparelhar um teclado Bluetooth que não tentei. Ninguém descobriu a verdadeira digitação virtual em VR/AR ainda, e nem a Apple.

Com que facilidade você pode alternar e fazer várias coisas, bem, não sei dizer completamente. Mas é isso que poderia fazer o Vision Pro se posicionar em um território diferente de qualquer outra coisa.

Um homem com headset Apple Vision Pro, sentado e apertando os dedos Um homem com headset Apple Vision Pro, sentado e apertando os dedos

Ainda é incrível que você possa fazer muito com o rastreamento de mãos e olhos no Vision Pro.

Maçã

A coordenação olho-mão geralmente é ótima

A mistura de rastreamento ocular e rastreamento manual de pequenos gestos da Apple parece muito mais refinada do que fones de ouvido como o Meta Quest 2 e 3 usam ou o Hololens 2. Os pequenos gestos, combinados com movimentos rápidos dos olhos para focar em botões ou outras coisas para clicar e arrastar , pode parecer uma leitura de mentes. Às vezes não é perfeito: descobri que precisava olhar para alguns lugares várias vezes ou virar levemente a cabeça. Talvez seja eu me acostumando com a interface ou com o ajuste de rastreamento ocular.

Mas depois de quatro vezes no Vision Pro, estou impressionado que este seja o sistema de rastreamento manual mais fácil e funcional que já vi em VR ou AR. Esqueci que não há controladores. Vou sentir falta de não tê-los? Claro, às vezes. É incrível quando vejo minhas próprias mãos passando pelo ambiente imersivo de Tatooine da Disney, com vinhetas para que pareçam estar no mundo comigo. Quase pensei que fossem mãos virtuais.

Existem alguns truques de interação que me surpreenderam. A Digital Crown no headset Vision Pro, que ativa e desativa ambientes virtuais, também ajusta o volume. Tudo que tive que fazer foi olhar para um dos dois ícones enquanto girava o dial para escolher sua função. Meus olhos literalmente mudaram a realidade.

Uma mulher olhando através do headset Vision Pro da Apple Uma mulher olhando através do headset Vision Pro da Apple

Vi pessoalmente a tecnologia EyeSight da Apple, mas não consegui fotografá-la. A maneira como funciona é selvagem.

Maçã

Visão: tão estranha

Finalmente tive um vislumbre do EyeSight, que é a tela externa da Apple que parece mostrar seus próprios olhos aos outros como se o fone de ouvido fosse transparente. Entrei em uma sala onde outra pessoa já tinha um Vision Pro ligado, conversei com ele e olhei para seus olhos quase reais. O Vision Pro examina seu rosto para criar uma Persona virtual para bate-papos FaceTime e usa esses olhos na tela do EyeSight no lugar dos reais. Eles piscam quando você pisca e aparentemente sorriem um pouco quando você sorri. Eles olham ao redor. O efeito é animatrônico ou real? Parecia algo intermediário. A tela parecia ter profundidade como se eu estivesse olhando nos olhos. Não sei como me sinto sobre isso, mas de certa forma me permitiu ter contato visual.

Mais por vir

Isto não é uma revisão. Estarei revisando o Vision Pro em algum momento. Ainda não usei o fone de ouvido fora de uma sala de demonstração controlada. Mas até que eu faça isso, este é outro vislumbre do que está por vir, ajudando você a ter uma ideia melhor do que o Vision Pro é e do que não é. Não saberemos realmente o que este fone de ouvido pode fazer até que mais aplicativos cheguem e saibamos como o VisionOS evolui. Mas se você está realmente morrendo de vontade de experimentar o futuro imersivo da Apple agora a qualquer preço, ele está aqui… se você puder pagar.



Fuente