Inspirado no icônico romance de James Clavell de 1975, Shōgun é a nova série limitada da FX que explora a beleza, a violência e as traições políticas do Japão feudal. Tal como o livro, a série inspira-se na história e explora a relação improvável que cresce entre um navegador britânico e um dos cinco senhores da guerra do Japão, à medida que o país caminha para a guerra civil.

Co-criado pela dupla Rachel Kondo e Justin Marks, o aguardado programa apresenta Hiroyuki Sanada, Cosmo Jarvis e Anna Sawai, e marca a segunda adaptação do livro de Clavell. Em 1980 uma minissérie extremamente popular estrelada por Richard Chamberlain e Toshiro Mifune conquistou o mundo da TV e deu classificações recordes da NBC. Foi indicado a 14 Emmys e ganhou três de Melhor Direção em Série Limitada, Melhor Atriz Principal e Melhor Ator Coadjuvante. O Shōgun da FX aguentará em comparação?

Aqui está tudo o que sabemos sobre a próxima série, incluindo onde transmiti-la e a data de lançamento.

Data e hora de lançamento do Shōgun no Hulu

Cosmo Jarvis como John Blackthorne em Shogun

Katie Yu/FX

O programa estreará seus dois primeiros episódios no FX e Hulu em Terça-feira, 27 de fevereiro à meia-noitecom cada novo episódio indo ao ar semanalmente até o final em 23 de abril. Você também pode assistir à estreia ao vivo em Rede a cabo da FX às 22h ET do dia 27 de fevereiro. Cada episódio terá aproximadamente uma hora de duração. Abaixo estão os títulos dos episódios, para referência:

  1. Angina
  2. Servos de dois senhores
  3. Amanhã é amanhã
  4. A cerca óctupla
  5. Quebrado ao Punho
  6. Senhoras do Mundo Willow
  7. Um pedaço de tempo
  8. O Abismo da Vida
  9. Céu Carmesim
  10. Um sonho de um sonho

Sobre o que é o Shōgun?

Hiroyuki Sanada como Senhor Yoshii Toranaga no Shogun Hiroyuki Sanada como Senhor Yoshii Toranaga no Shogun

Kurt Iswarienko/FX

Shōgun se passa no ano de 1600, após a morte do taiko, o governante supremo do Japão, o que provoca uma luta pelo poder dentro do Conselho de Regentes. Com a chegada do navegador britânico John Blackthorne (Jarvis) às costas do Japão feudal, o tumultuado cenário político do país é perturbado à medida que a guerra se torna iminente.

Blackthorne é visto como uma ameaça por todos, exceto por Lord Yoshii Toranaga (Sanada), um samurai que hesita em buscar o título de shōgun. Ele vê este recém-chegado como um trunfo potencial, considerando seu conhecimento do mundo fora do Japão e experiência em guerra naval.

Um estranho em uma terra mítica, Blackthorne é jogado no fundo da cultura e da política do Japão pré-Edo. É muita coisa para Blackthorne processar. Jarvis explicou durante a apresentação do programa na turnê de imprensa de inverno da Television Critics Association de 2024 que ele tinha alguns trabalhos de casa para fazer. “Aprendi no mesmo ritmo que Blackthorne aprendeu”, explicou ele. “Eu meio que tentei me familiarizar com a geopolítica básica de 1600, os católicos e protestantes, a Rainha Elizabeth e outras coisas.”

A relação entre Blackthorne e Toranaga – que se baseia na relação real entre o senhor da guerra Tokugawa Ieyasu e o piloto britânico William Adams – perturba a ordem natural das coisas e desencadeia eventos que podem eventualmente levar (historicamente falando) a um período de paz para Japão.

Os fãs verão um elenco majoritariamente japonês no Shōgun da FX

eita okuno como saeki nobutatsu, anna sawai como toda mariko e hiromoto ida como kiyama ukon sadanaga em fx's shogun no hulu eita okuno como saeki nobutatsu, anna sawai como toda mariko e hiromoto ida como kiyama ukon sadanaga em fx's shogun no hulu

Katie Yu/FX

Jarvis é um dos únicos personagens não-asiáticos vistos na série FX um detalhe que o diferencia completamente da minissérie original Juntando-se a ele e Sanada no elenco está uma lista impressionante de talentos japoneses incluindo Anna Sawai como Toda Mariko Takehiro Hira como Ishido Kazunari, Toshi Toda como Sugiyami, Fumi Nikaido como Ochiba No Kata, Yasunari Takeshima como Mura, Hiro Kanagawa como Igurashi, Tadanobu Asano como Kashigi Yabu, Ako como Daiyoin e Yuuki Kouri como Kiku, entre muitos mais.

Como esta adaptação de Shōgun será diferente da minissérie de 1980?

cosmo jarvis como john blackthorne e anna sawai como toda mariko em fx's shogun no hulu cosmo jarvis como john blackthorne e anna sawai como toda mariko em fx's shogun no hulu

Katie Yu/FX

Shōgun já está fazendo comparações com Game of Thrones. Com lutas políticas internas, batalhas horríveis, violência de cair o queixo e construção mundial épica, os dois programas têm muito em comum. Mas, ao contrário do rolo compressor de fantasia da HBO, o Shōgun da FX é baseado em eventos históricos. E a autenticidade esteve na mente de todos durante o processo de produção.

A maior parte da série é falada em japonês, com legendas para os telespectadores em casa acompanharem. Justin Marks explicou ao público da Television Critics Association por que um detalhe tão simples expandiu o escopo da série.

“Uma das coisas, ao olhar para o livro, que sentimos ser um aspecto realmente subestimado do trabalho de James Clavell foi que ele fez um trabalho incrível ao contar uma história de vários pontos de vista”, disse Marks. “E usando agora, eu acho, um padrão de audiência diferente, podemos fazer esse programa no idioma do país onde ele é ambientado, que podemos ter isso em japonês e que podemos legendá-lo, e usar legendas não como um dispositivo para nos manter ainda mais distantes de outra cultura em outra língua, e das pessoas que a falam, mas para nos aproximar de seus pensamentos íntimos, e de quem eles são, e do que sentem, significava que poderíamos contar uma história que fosse um muito mais camadas, talvez, do que qualquer coisa que poderia ter sido feita antes.”

Culturalmente falando, havia um proverbial elefante na sala que assombrou Marks durante todo o processo de dar vida ao show. “Como podemos refletir essa experiência de forma autêntica, de uma forma que pareça que está falando com algo novo a dizer?” ele disse. “Como podemos chegar mais perto de não cometer os erros do passado quando se trata de representações anteriores que Hollywood fez de histórias ambientadas no Japão ou em outras culturas?”

Uma das maneiras pelas quais Marks e Kondo preencheram a lacuna foi contratar o maior número possível de consultores e especialistas para examinar cada detalhe da construção do mundo. A filha de Clavell, Michaela, tem crédito de produtora executiva da série, assim como Sanada – que é a primeira vez que ele recebe esse tipo de responsabilidade.

“Eu poderia contratar uma equipe japonesa, especialistas para o drama do samurai – peruca, fantasia, adereços, tudo”, disse Sanada aos membros do TCA. “Pela primeira vez, tive uma equipe para torná-lo o mais autêntico possível. Tive muita sorte e fiquei feliz. É claro que a responsabilidade estava pesadamente sobre meus ombros. Mas, mais do que isso, me senti divertido e feliz em criar o drama autêntico com uma equipe ocidental e uma equipe japonesa juntas.”

Haverá mais Shogun a caminho?

hiroyuki sanada como senhor yoshii toranaga a cavalo no shogun de fx no hulu hiroyuki sanada como senhor yoshii toranaga a cavalo no shogun de fx no hulu

Katie Yu/FX

Muito parecido com a minissérie de 1980, Shōgun da FX é uma série limitada independente. A história de 10 episódios cobre todo o livro de Clavell. Não há planos, atualmente, de expandir a história para uma segunda temporada.



Fuente