Ao contrário do que você pode ter aprendido, malhar não deve parecer uma tarefa árdua. Claro, alguns dias você precisa de um pouco mais de motivação do que outros para amarrar os tênis ou sair da cama, mas o tempo que você reserva para a atividade física deve incluir algo que seja estimulante ou agradável para você quando estiver no meio da atividade. . É também uma maneira mais segura de construir uma rotina que seja sustentável e não leve ao esgotamento.

Se o seu objetivo é bater 150 minutos de atividade moderada por semana para melhorar a saúde do coração, por exemplo, você terá mais chances de atingir sua meta se gostar da atividade que está fazendo. O que importa é que sua frequência cardíaca está acelerada, você está suando um pouco e movimentando o corpo.

Haley Perlus é psicóloga do esporte e do exercício, preparadora física e autora. Ela disse à CNET em 2022 que, para encontrar exercícios que lhe agradam, você deve primeiro se perguntar o que você já ama.

“É mais mesmo, o que você gosta de fazer? E o que já te dá energia?” Perlus disse. “Existem centenas de regimes de exercícios diferentes. Podemos encontrar um que já satisfaça o seu amor existente.”

Por exemplo, se você é uma pessoa sociável que gosta ou precisa da companhia de outras pessoas para se exercitar, encontre aulas onde possa sentir a energia de outras pessoas ou encontre um amigo para se exercitar. Se você é motivado por uma boa dose de competição, inscreva-se em uma corrida de 5 km ou outra corrida, disse ela, dando-lhe uma meta pela qual trabalhar.

E se você gosta de aprender coisas novas, Perlus disse: “Não suba na esteira, porque você já sabe andar da direita para a esquerda, da direita para a esquerda”.

Da mesma forma, se você adora estar ao ar livre, não se exercite por dentro, ela adicionou. O que quer que faça seu barco flutuar, provavelmente existe um exercício para isso e, por meio de um pouco de tentativa e erro, você poderá encontrar uma rotina da qual terá orgulho (e feliz) de chamar de sua.

Para ajudá-lo a começar a ser mais específico na criação de uma nova rotina, aqui está um resumo de alternativas e dicas para tipos de exercícios mais “tradicionais”.

Exercícios de resistência para pessoas que não gostam de levantar pesos

O treinamento de resistência ou força e manter o corpo forte é uma parte importante da nossa saúde física, especialmente à medida que envelhecemos. É frequentemente associado a suportes de peso volumosos na academia, mas no que diz respeito ao treinamento de força ou musculação, você não precisa de nada nas mãos.

“A resistência corporal é a melhor”, disse Perlus, observando que ela prefere a resistência corporal ao levantamento de peso real. Para um treino de força usando apenas o corpo (o que parece bastante poderoso, aliás), adicione resistência colocando o corpo em ângulos diferentes, de acordo com Perlus. Por exemplo, faça flexões na parede se não precisar de muita resistência e mude o ângulo para mais. Agachamentos, estocadas, pranchas e ioga são ótimas maneiras de se manter forte sem a sensação intimidadora dos pesos da academia. Apenas certifique-se de estar usando boa forma, disse ela.

Pessoalmente, nunca gostei de levantar pesos, então parei de tentar fazer isso acontecer na academia. Em vez disso, me apaixonei pelo Pilates (do tipo mat, não reformador) e pela ioga como formas de exercício que melhoram minha força e resistência, que agora fazem parte da minha rotina semanal.

Encontrar exercícios aeróbicos se você odeia correr

Perlus denuncia nosso blefe na narrativa “Eu odeio”.

“Precisamos realmente abordar o ‘eu odeio’”, disse Perlus. “Por que você diz que odeia? Qual é a história por trás disso? Porque às vezes podemos reformular essa história.”

Talvez você odeie porque tem a impressão de que é a única maneira de fazer exercícios aeróbicos, o que está longe de ser verdade. Outros exercícios cardiovasculares incluem ciclismo, natação, remo, polichinelos, pular corda e dançar – qualquer coisa que aumente sua frequência cardíaca.

O treinamento em circuito também pode ser mais divertido se você escolher os exercícios para girar. Não quer pular corda? Escolha um exercício diferente.

É importante ressaltar, disse Perlus, que você não precisa fazer exercícios aeróbicos por muito tempo. “Na verdade, é mais qualidade do que quantidade”, disse ela.

Duas mulheres com roupas de ginástica dançando uma ao lado da outra e sorrindo

Ao incorporar o que você ama em sua rotina de exercícios, como música, você pode criar hábitos para toda a vida.

Imagens FatCamera/Getty

Ainda não está adorando?

Então você fez um inventário do que gosta de fazer na vida e encontrou uma rotina de exercícios que reflete isso. Se você fez uma “boa e velha tentativa de faculdade” e ainda não está se divertindo, disse Perlus, o próximo passo é descobrir o que você não gosta na rotina que está fazendo e encontrar outra que aborda especificamente esse problema.

Outra dica da Perlus: não espere até estar na academia (ou pronto para curtir na sala de estar) para começar a se animar. Uma ótima maneira de se motivar é através da música. (Aqui está um truque de lista de reprodução de treino apoiado pela ciência.)

Torne sua rotina sustentável

Já ouvimos falar de “dieta ioiô”, mas “exercícios ioiô” também devem ser evitados, disse Perlus.

“Uma maneira de fugir disso é não fazer ioiô em sua agenda – fazer algo todos os dias.” Por esse motivo, ela incentiva pessoas que estão apenas começando sua jornada de exercícios para chegar lá sete dias por semana, reservando um pouco de tempo em cada dia. Embora isso pareça intimidante, não significa “alta intensidade” todos os dias, ela disse. Em vez disso, é apenas uma forma de criar uma rotina. Se caminhar é o exercício escolhidofaça uma caminhada tranquila em um dia e caminhe rapidamente no dia seguinte, mas reserve um tempo em sua agenda para isso.

Se você decidiu adicionar exercícios à sua rotina e mudar sua vida dessa forma, é importante se encontrar onde você está. (Envergonhar-se ou seu corpo não é um motivador eficaz para exercícios.) Para fazer isso, Perlus disse para você se fazer duas perguntas: O que consegui hoje com minha saúde e o que devo fazer a seguir?

Isso pode significar que você se levantava de hora em hora da mesa para se movimentar um pouco ou passeava com o cachorro. Também pode significar que você se esticou por 5 minutos enquanto assistia TV.

O foco do seu esforço deve estar, disse Perlus, “no que você está alcançando e no que você pegar fazer a seguir, versus o que você ter fazer a seguir.”



Fuente