O eclipse solar de 8 de abril terá hordas de cabeças de americanos esticando-se para o céu em seus óculos de eclipse. Mas significa mais do que uma oportunidade de se preocupar com possíveis danos à sua visão.

Com um ecossistema energético cada vez mais alimentado pelo poder da luz solar, o céu escurecer ao meio-dia é um grande problema. “Os impactos na geração solar são bastante significativos”, disse Barry Mather, engenheiro-chefe do Laboratório Nacional de Energia Renovável, à CNET.

Felizmente, como os eclipses solares são extraordinariamente previsíveis, os operadores da rede tiveram bastante tempo para se prepararem para os impactos. Por causa disso, é improvável que a maioria dos americanos perceba quaisquer alterações no sistema elétrico.

Aqui está o que eclipse de quatro minutos significa para a nossa rede elétrica.

O eclipse solar afeta os painéis solares?

Um eclipse solar, que provoca uma perda temporária de luz solar à medida que a Lua bloqueia os seus raios, é muito importante para o fornecimento cada vez maior de energia solar implantado nos EUA.

“A rede terá que descobrir, se essa fonte de energia desaparecer mesmo que por alguns minutos, como combinar a oferta e a procura durante essa janela”, disse Benjamin Lee, professor de engenharia elétrica e de sistemas na Universidade da Pensilvânia.

Pode parecer apenas um pontinho – a perda total de luz solar durará apenas 4 minutos em qualquer lugar – mas isso ignora os impactos mais amplos do eclipse.

Considerando painéis solares?

Nosso curso por e-mail orientará você sobre como se tornar solar

As áreas dentro da “zona de totalidade” sofrerão escuridão total, mas as áreas próximas e distantes dessa zona ainda sofrerão uma perda parcial de luz solar. Além disso, embora a duração da totalidade seja de apenas 4 minutos, a transição para dentro e para fora do eclipse pode durar várias horas em alguns lugares. Isso significa um período muito mais longo de geração solar reduzida.

“Isso realmente impactará todos os Estados Unidos em vários graus”, disse Mather.

Os efeitos poderão ser especialmente agudos no Texas, que aumentou a sua dependência da energia solar nos últimos anos e está diretamente no caminho da totalidade, de acordo com Jin Tan, engenheiro principal do NREL.

O eclipse solar afetará a rede elétrica?

A perda nacional de luz solar durante o eclipse reduzirá a geração solar. Mas isso não é apenas um problema para os proprietários individuais que usam energia solar nos telhados – é também um grande golpe para a rede elétrica.

Isso ocorre porque as concessionárias investiram em muitos projetos solares de grande escala, dos quais agora dependem para manter a rede funcionando. Cada empresa de serviços públicos está se preparando para o eclipse de uma maneira única, disse Tan, mas geralmente eles precisarão aumentar outras fontes de energia (como petróleo, gás e usinas hidrelétricas) para cobrir a perda temporária de energia solar.

Isto pode ser um desafio devido à velocidade do eclipse, disse Tan. A transição diária para o período noturno, o que obviamente reduz a geração solar, é bastante lenta. Mas a taxa de transição durante o eclipse pode ser quase duas vezes mais rápida, o que significa que as concessionárias precisam aumentar outras fontes de energia muito rapidamente.

A boa notícia é que tudo isso é previsível e as concessionárias já estiveram aqui antes, mais recentemente em 2017. relatório do NREL observa que “o eclipse solar total de 2017 veio e passou sem causar quaisquer problemas à operação do sistema de energia elétrica norte-americano.” Há consideravelmente mais energia solar em escala de serviço público agora do que havia em 2017, mas se tudo correr conforme o planejado, os consumidores de energia elétrica não deverão notar nenhum tipo de problema.

E aqui está outra fresta de esperança: “Isto é como um treino para eventos que… serão menos previsíveis e acontecerão no futuro”, disse Mather, como tempestades ou fumaça de incêndios florestais que prejudicam a geração solar sem aviso prévio.

Como assistir ao eclipse solar

Se você quiser sair e contemplar esse espetáculo celestial, aqui vão algumas dicas:



Fuente