Depois de passar uma hora e meia à noite com um amigo, desenhando, jogando, assistindo filmes e olhando modelos, percebi que esqueci de dizer boa noite ao meu filho. Já passava das 22h. No meu escritório, eu senti como se estivesse saindo com alguém há muito tempo, em todos os tipos de mundos. Eu estava sozinho, no entanto. Norman Chan, cofundador da Tested, estava a quilômetros de distância, em um quarto de hotel. Estávamos apenas nos teletransportando para o espaço um do outro e, por um tempo, parecia que estávamos realmente compartilhando tempo juntos.

A Apple fez uma pequena, mas muito importante, mudança na forma como suas Personas, a palavra para avatares, aparecem e interagem no Visão Profissional fone de ouvido. Spatial Personas, um recurso que agora está disponível para teste no modo beta do desenvolvedor, libera as imagens fantasmagóricas digitalizadas de amigos e colegas da Apple de seus limites de janela, permitindo que pareçam estar flutuando diretamente em seu espaço, apontando e até mesmo interagindo com o coisas que você está usando na realidade mista. É um recurso que a Apple prometeu de volta à WWDC 2023 quando o Vision Pro foi anunciado, e de repente está aqui, mais de um mês após o lançamento do Vision Pro, dois meses antes da Apple anunciar ainda mais atualizações de software em WWDC 2024.

Já sonhei com telepresença de realidade mista antes. Demonstrei, até. Experimentei experiências com óculos AR com a empresa iniciante Spatial, onde colaborou com avatares virtuais flutuando no mundo ao meu redor no início de 2020. Alex Kipman, da Microsoft, apareceu como um avatar em meu escritório em casa enquanto eu usava um HoloLens 2, testando o Microsoft Mesh em 2021. Meta’s tinha espaços virtuais e aplicativos de metaverso onde Eu tentei teatro, trabalhar e jogos. E o Google me mostrou exibições de campo de luz onde pessoas reais, projetadas como versões 3D de si mesmas na minha frente, criaram chats de telepresença realistas em 2022.

As Personas Espaciais 3D flutuantes da Apple parecem uma mistura de tudo isso, e a maneira como as Personas da Apple se emocionam e animam são ainda mais atraentes quando podem estar ativas e mais presentes. Spatial Personas são ativados por meio de um pequeno botão de alternância em chamadas FaceTime no Vision Pro que se parece com um emoji de cabeça 3D. Quem está conversando com você simplesmente aparece como uma cabeça, parte de um conjunto de ombros e mãos flutuantes. Não é um corpo inteiro e a nuca das pessoas ainda está vazia. É como se você estivesse conversando com a versão semi-digitalizada deles, como os hologramas que Ericsson mostrou a Katie Collins da CNET no mês passado. Mas é atraente e parece assustadoramente real.

Uma persona virtual jogando xadrez em realidade mista no Vision Pro da Apple

Aqui está Norman Chan, jogando xadrez comigo no meu escritório em casa.

Captura de tela de Scott Stein/CNET

Os aplicativos que permitem o SharePlay podem ser ativados para compartilhar uma sessão entre Personas, podendo até cinco entrar ao mesmo tempo. Todo o espaço compartilhado do aplicativo se torna uma zona delimitada no espaço 3D que pode ser arrastada e reposicionada na sua sala. Os itens ou telas compartilhadas se movem, assim como as Personas, mas você pode ficar parado. Sua posição relativa em relação às outras pessoas é então alterada de acordo.

da maçã aplicativo colaborativo de formato livre, uma espécie de quadro branco virtual, nunca foi tão interessante no lançamento do Vision Pro. Agora, é fascinante. Norm e eu desenhamos em tempo real no quadro branco, fazendo-me pensar que tipo de sessões criativas de brainstorming ou arte colaborativa ou aplicativos de modelagem poderiam surgir a seguir. Não parecia haver nenhum atraso.

Os filmes são uma explosão inesperada. Eu tentei o SharePlay ver filmes no Vision Pro antes e não parecia muito compartilhado. Agora, Personas estão ao meu lado no espaço de cinema virtual da Apple. As Personas parecem mais fantasmagóricas do que eu preferiria, e todos parecem precisar ser colocados na mesma distância combinada da tela, mas parecia que uma noite de cinema virtual poderia ser uma experiência muito real. Aplicativos como Tela grande no Meta Quest também possuem recursos como esse, mas a multitarefa da Apple no VisionOS possibilita assistir filmes como esse e também abrir outros aplicativos ao mesmo tempo. É estranho.

Também jogamos xadrez, o que foi divertido. Joguei Sala de jogos antes com amigos pelo FaceTime com Personas em janelas com bordas. Agora, nossas mãos podem estender a mão e pegar peças de xadrez. Eu poderia me levantar, andar ao redor da mesa e considerar meu movimento.

Norman também colocou alguns de seus próprios modelos 3D em meu escritório, o que nos deixou maravilhados. Coisas de Star Trek e The Mandalorian: Parecia que éramos crianças compartilhando brinquedos.

O tempo meio que desapareceu, assim como meu senso de realidade e espaço. Por um tempo, parecia que um amigo veio ao meu escritório desordenado no andar de cima. E então ele se foi. O que pode vir a seguir com isso? Minha mente corre para pensamentos de colaboração, teatro, arte, improvisação. É a visão da telepresença que Mark Zuckerberg, da Meta, prega há anos. Mas está se tornando muito real no Vision Pro agora… exceto que simplesmente não há muitas pessoas que possuem um. Para aqueles que o fazem, de repente tornou-se muito mais atraente como uma verdadeira ferramenta de colaboração.



Fuente