Se 2023 foi o ano da IA, parece que 2024 continuará a tendência. Você pode não ter experimentado um dos muitos chatbots de IA que surgiram no ano passado, mas provavelmente já ouviu algumas coisas sobre eles. Como você não pôde? ChatGPT da OpenAI ganhou 100 milhões de usuários em apenas dois meses. O Instagram e o TikTok levaram dois anos e meio e nove meses, respectivamente, para atingir a mesma marca.

Logotipo das dicas técnicas da CNET

O campo dos chatbots de IA e outras ferramentas generativas de IA é amplo e crescente. Uma pequena lista inclui Google Gemini, Microsoft Copilot, Claude.ai, Perplexity, Dall-E e Midjourney, e coletivamente eles estão preparados para transformar a forma como você trabalha, como você obtém informações e como as empresas fazem negócios. Mas tudo começou com ChatGPT.

Aprender a usar e navegar usando chatbots de IA será cada vez mais importante este ano, e se um dos seus objetivos é ficar mais confortável com a IA, você está no lugar certo. Aqui está o que você precisa saber sobre como começar a usar o ChatGPT.

Para saber mais, aqui está uma análise aprofundada do ChatGPT e de como a IA está mudando a maneira como respondemos às nossas perguntas de saúde.

O que é ChatGPT?

ChatGPT é um serviço de inteligência artificial que simula conversas humanas para tentar entender suas perguntas e solicitações baseadas em texto e depois respondê-las. Para realizar esta tarefa, o chatbot é pré-treinado em grandes conjuntos de dados (incluindo páginas da web públicas) para procurar padrões e criar respostas compreensíveis e apropriadas com base em suas solicitações ou solicitações. (A parte “GPT” do nome reflete isso e é a abreviação de “transformador de pré-treinamento generativo”.)

Se você realmente deseja se aprofundar no que é ChatGPT, temos um glossário ChatGPT útil que pode ajudá-lo a entender tudo isso.

Antes do seu primeiro prompt do ChatGPT…

Você não pode começar a pedir ajuda ao ChatGPT antes de criar uma conta no OpenAI.

Navegar para Página de login do ChatGPT, e você terá as opções para fazer login ou inscrever-se. Toque no botão Inscrever-se e forneça seu nome, endereço de e-mail e um número de telefone válido para verificar sua conta. Observe que você terá que aceitar algumas isenções de responsabilidade do OpenAI antes de começar a solicitar o ChatGPT.

Ajuste algumas configurações do ChatGPT

Depois de criar sua conta e aceitar as isenções de responsabilidade da OpenAI, você deve fazer mais algumas coisas antes de fazer todas as suas perguntas. Primeiro, recomendo ajustar algumas configurações do ChatGPT. Não há muitos configurações, mas quanto mais familiarizado você estiver com as opções, melhor.

captura de tela da tela de instruções personalizadas do ChatGPT captura de tela da tela de instruções personalizadas do ChatGPT

As instruções personalizadas permitem que você forneça ao ChatGPT alguns parâmetros para trabalhar ao responder às suas solicitações – pelo menos é o que deveria ser feito.

Captura de tela de Mary-Elisabeth Combs/CNET

As configurações que sugiro ajustar são as Instruções personalizadas, onde você pode fornecer instruções e parâmetros ao ChatGPT sobre como responder às suas solicitações. Essas instruções podem incluir informações sobre você, quão longas ou curtas as respostas devem ser, quais são seus hobbies e interesses e outras informações específicas. Por exemplo, eu disse ao ChatGPT que era um grande fã de Taylor Swift e da Fórmula 1. Mas quando perguntava que música deveria tentar ouvir ou que esportes deveria tentar assistir, essa informação não pareceu impactar as respostas que recebi. pegou.

Antes do seu primeiro prompt, defina o seu ‘porquê’

Agora que tudo está configurado, você está pronto para fazer sua primeira pergunta. Antes de começar a digitar seu prompt, entretanto, pare e pense no que você realmente deseja com sua consulta.

Você pode pedir ao ChatGPT para fazer todo tipo de coisa por você, mas quanto mais focado você estiver ao redigir seu prompt, mais focada será sua resposta. Essa prática, comumente chamada de engenharia imediata, é importante se você deseja respostas úteis do ChatGPT.

Preparar, configurar, avisar

Solicitar o próprio ChatGPT é simples. Na página inicial do ChatGPT, você verá uma barra chamada “Mensagem ChatGPT…” na parte inferior da página. Quando você tiver um prompt em mente, basta digitá-lo nessa barra.

Depois de enviar sua solicitação, o ChatGPT irá “pensar” por um momento e então retornará uma resposta à sua pergunta. Na parte inferior da resposta do ChatGPT, você verá quatro símbolos. Uma pequena prancheta, um polegar para cima, um polegar para baixo e uma seta circular.

O prancheta pequena permite copiar a resposta do ChatGPT, o afirmativo e polegares para baixo permitem que você diga ao ChatGPT se sua resposta é boa ou ruim, e o seta circular dirá ao ChatGPT para regenerar sua resposta. Nota: regenerando a resposta vai produzir uma resposta diferente da que você obteve da primeira vez.

Depois que você solicitar…

Mesmo depois que o ChatGPT produz sua resposta, seu trabalho ainda não está concluído. Ainda existem algumas práticas recomendadas a serem consideradas antes de colocar a resposta do ChatGPT em ação.

Esteja ciente da alucinação: mesmo que você tenha criado um prompt quase perfeito, o ChatGPT pode “alucinar” em sua resposta. No contexto da IA, alucinação refere-se ao retorno de informações incorretas e não factuais pelo chatbot. Isso não é exclusivo do ChatGPT e também pode afetar outros chatbots.

É aconselhável verificar novamente qualquer conselho que você receber, e isso é especialmente verdadeiro quando vem de um chatbot como o ChatGPT.

E isso vale para questões sobre saúde e autodiagnóstico. Se você perguntar ao ChatGPT se as mulheres podem usar Rogaine (um medicamento para queda de cabelo com o ingrediente ativo minoxidil), por exemplo, o chatbot pode dizer que as mulheres podem usar Rogaine, mas apenas as formulações femininas. Mas isso não é necessariamente verdade. Um estudo de 2017 descobriu que há nenhuma diferença química entre Rogaine masculino e feminino. A única diferença é o preço, que pode ser 40% maior para a versão feminina. Quando eu estava lidando com alguma queda de cabelo, meu dermatologista me recomendou que optasse pelo Rogaine masculino para economizar um pouco de dinheiro.

Às vezes, o ChatGPT acerta. Geralmente está perto. De vez em quando, está muito errado. Verifique as respostas do ChatGPT pelo menos com uma pesquisa no Google e, se possível, confirme a resposta com profissionais.

A resposta é simplesmente… ruim

Abordo isso com muito mais detalhes em meu guia sobre como escrever prompts, mas o ChatGPT não é de forma alguma perfeito. Provavelmente lhe dará uma resposta com a qual você não está muito satisfeito. Felizmente, é fácil resolver esse problema.

Primeiro, certifique-se de fazer uma pergunta detalhada: quanto mais informações úteis você colocar em seu prompt, maiores serão as chances de você receber uma resposta útil. (Você deve estar disposto a voltar e refinar sua solicitação se não estiver obtendo as respostas esperadas.)

Em segundo lugar, faça perguntas esclarecedoras de acompanhamento. Descobri que isso produz resultados mistos. Às vezes, ele pode solicitar que o ChatGPT refine sua resposta, mas também pode retornar mais lixo.

Por fim, se parecer que você está seguindo o caminho errado, inicie um novo bate-papo e faça sua pergunta novamente. Observe que se você reiniciar ou excluir seu histórico de bate-papo, seus prompts ainda estarão nos servidores da OpenAI.

O ChatGPT lembra o que perguntei?

Suas solicitações anteriores não afetarão as respostas fornecidas pelo ChatGPT. Pedi ao ChatGPT que me ajudasse a ter ideias para um presente de aniversário para meu irmão e forneci informações sobre seus interesses em minha solicitação inicial. Se eu quisesse fazer outra pergunta sobre o aniversário do meu irmão mais tarde, precisaria inserir novamente as informações no ChatGPT.

No entanto, este não será o caso por muito tempo. Em 13 de fevereiro, OpenAI anunciada que está testando maneiras de o ChatGPT lembrar detalhes discutidos em bate-papos anteriores ao criar novos prompts. A OpenAI disse que estava lançando os recursos para uma “pequena parte dos usuários ChatGPT gratuitos e Plus esta semana” e compartilhará planos para uma implementação maior em breve. Se você tiver acesso a este novo recurso e não quiser que o ChatGPT se lembre do seu histórico, você pode desativá-lo acessando Configuraçõesselecionando o Personalização guia e depois alternando Memória desligado.

Para saber mais sobre IA, aqui está o que você deve saber sobre a nova função de memória do ChatGPT e se o ChatGPT é útil ou não quando se trata de cortejar seu ente querido.

Nota do editor: A CNET está usando um mecanismo de IA para ajudar a criar algumas histórias. Para mais, veja esta postagem.



Fuente