Universal Music Group e TikTok acabaram de encerrar sua briga de três meses. Em 2 de maio, a gravadora e a plataforma social fecharam um “acordo de licenciamento multidimensional” que verá músicas de artistas da UMG, incluindo SZA, Bad Bunny, Kendrick Lamar e Ariana Grande, disponíveis para você usar como áudio TikTok mais uma vez.

Você não apenas poderá usar músicas de artistas UMG em novos vídeos, mas seus TikToks existentes que foram silenciados porque apresentavam músicas do catálogo UMG agora serão ativados.

“Este novo capítulo em nosso relacionamento com a TikTok se concentra no valor da música, na primazia da arte humana e no bem-estar da comunidade criativa”, disse o presidente e CEO da UMG, Lucian Grainge, em comunicado. Grandes estrelas, incluindo Billie Eilish, The Weeknd, Drake e The Beatles, foram apanhadas na disputa, mas a sua música foi agora restaurada na plataforma.

Etiqueta de distintivo de arte AI Atlas

Já se passaram três longos meses desde que TikTok e UMG anunciaram no início de fevereiro que não conseguiram chegar a um novo acordo. A UMG acusou o TikTok de não compensá-lo de forma justa pelo uso da música dos artistas, bem como de não proteger seus artistas da IA ​​ou de não fazer o suficiente para manter a plataforma segura. Nesse período, uma artista da UMG, Taylor Swift, voltou ao TikTok com seu novo álbum duplo, sinalizando que a gravadora e a plataforma de compartilhamento de vídeos estavam em melhores condições e potencialmente perto de fechar um acordo.

Agora esse acordo é uma realidade e foi concebido para ajudar os artistas e compositores da UMG a atingir todo o seu potencial criativo e comercial. A plataforma tem sido uma ferramenta promocional crítica para músicos nos últimos anos, mas também se tornou um local importante para experimentação criativa e construção de comunidades. Um novo começo para a dupla permitirá que mais de um bilhão de usuários do TikTok em todo o mundo criem vídeos usando faixas de seus artistas favoritos e descubram novas músicas de artistas e compositores.

Veja também: O TikTok está mudando a maneira como você descobre música. Conheça os jovens criadores que fazem acontecer

Como parte do novo acordo, TikTok e UMG dizem que também trabalharão em estreita colaboração em campanhas de artistas e em novas oportunidades para os artistas ganharem dinheiro na plataforma. O acordo inclui proteções em relação à IA generativa, incluindo um compromisso por parte da TikTok de remover músicas geradas por IA e reforçar a atribuição de artistas e compositores.

Embora o avanço esteja sendo comemorado por todas as partes, este não é o fim dos problemas do TikTok. Em 24 de abril, o presidente Biden assinou um projeto de lei que poderia resultar no banimento do TikTok nos EUA, o que afetaria os mais de 100 milhões de usuários da plataforma naquele país. Os legisladores estão preocupados que a empresa controladora da TikTok, ByteDance, ligada à China, possa ser uma ameaça à segurança nacional e querem que ela venda a plataforma para uma empresa aprovada pelos EUA.

Por enquanto, os usuários do TikTok baseados nos EUA têm acesso total à plataforma e à biblioteca do UMG, mas a luta mais ampla do TikTok para provar seu valor continua.



Fuente