Principais conclusões

  • A Fed manteve as taxas de juro estáveis ​​na quarta-feira, dizendo que quer “maior confiança” de que a inflação está a evoluir de forma sustentável em direção ao objetivo de 2% do banco central.
  • A inflação foi superior ao esperado nos primeiros três meses de 2024, esmagando as esperanças de que tivesse sido controlada o suficiente para reduzir as taxas de juro.
  • Mesmo que a Fed reduza as taxas no final do ano, espera-se que os juros dos cartões de crédito e as taxas hipotecárias permaneçam elevados até ao final de 2024.
  • Com os APYs já em declínio para CDs de longo prazo e algumas contas de poupança de alto rendimento, agora é o momento de garantir taxas de poupança mais elevadas.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse algumas palavras sérias para aqueles que aguardavam ansiosamente os cortes nas taxas em 2024: “O caminho a seguir é incerto”.

O Fed decidiu na quarta-feira manter a taxa de fundos federais em uma faixa-alvo de 5,25% a 5,50% pela sexta vez consecutiva, após três meses de relatórios de inflação mais quentes do que o esperado. A inflação atualmente está em 3,5% ano após ano, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Relatório de 10 de abril.

Nas reuniões anteriores deste ano, Powell disse que o comité precisava de mais dados para tomar uma decisão e manteve a sua previsão de três cortes nas taxas “em algum momento deste ano”. Mas na quarta-feira, Powell observou que a “falta de progresso” na inflação no primeiro trimestre poderia atrasar esses cortes.

“Ganhar maior confiança levará mais tempo do que o esperado anteriormente”, disse Powell durante uma conferência de imprensa na conclusão da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto de Abril/Maio.

Mover a inflação de forma sustentável em direcção ao objectivo do banco central de 2% provavelmente exigiria mais de um mês ou dois de relatórios de inflação mais baixos, o que praticamente extingue quaisquer esperanças de cortes nas taxas de juro até este Verão.

No entanto, Powell ainda parecia optimista, observando que, embora a inflação tenha subido recentemente, as “expectativas de inflação a longo prazo do comité parecem permanecer bem ancoradas”.

Faltando apenas cinco reuniões para este ano – em Junho, Julho, Setembro, Novembro e Dezembro – parece improvável que a Fed faça os três cortes que previu em Dezembro de 2023, se é que os fará. E se a inflação continuar a sua actual tendência ascendente, a Fed poderá, em vez disso, aumentar ainda mais as taxas de juro.

Por que o Fed não baixou as taxas de juros?

Sob pressão para manter a inflação sob controlo e o crescimento económico, a Fed tem a tarefa de encontrar o equilíbrio certo. O aumento das taxas de juro é uma das principais estratégias que a Fed pode utilizar para ajudar a controlar a inflação. Mas manter taxas de juro elevadas durante demasiado tempo poderá criar um obstáculo à economia, à medida que os empregadores recuam nas contratações e os consumidores param de gastar.

Depois de a Fed ter aumentado as taxas de juro 11 vezes entre Março de 2022 e Julho de 2023, a inflação respondeu inicialmente, caindo do seu máximo de 9,1% em Junho de 2022 para 3% um ano depois. Mas a inflação voltou a aproximar-se dos 4%, acima da taxa-alvo do Fed de 2%.

Muitos especialistas esperam que a Fed comece a reduzir as taxas até ao final de 2024, desde que as pressões inflacionistas continuem a diminuir.

Como a decisão do Fed sobre a taxa de juros afeta seu dinheiro

No geral, é improvável que vejamos alívio das altas taxas de juros em breve. Isso significa que você pode esperar que os empréstimos permaneçam elevados, enquanto as taxas de poupança também permanecerão elevadas.

Hipotecas

Se você pretende comprar uma casa, os especialistas não esperam que as taxas de hipotecas baixem até que o Fed sinalize que planeja começar a reduzir as taxas. E mesmo assim, pode levar meses para que as taxas de hipotecas sofram quedas significativas. De qualquer forma, não espere que as taxas hipotecárias voltem a cair para níveis mínimos pandêmicos. Se você está pronto para comprar uma casa, é melhor se concentrar nos fatores que você pode controlar, como encontrar uma casa dentro do seu orçamento e explorar todas as suas opções de financiamento.

Cartões de crédito

Espere que as taxas percentuais anuais do cartão de crédito permaneçam altas pelo menos até o final do ano. A taxa média de juros do cartão de crédito caiu ligeiramente para 20,66% em 24 de abril, de acordo com o site irmão da CNET Taxa bancária, mas eles ainda estão altos. Se você tiver dívidas de cartão de crédito com juros altos, crie uma estratégia de pagamento de dívidas para pagar seu saldo rapidamente e evitar o pagamento de juros. Considere uma transferência de saldo ou um empréstimo de consolidação de dívidas ou outro para ajudar a controlar o que você está pagando em juros e ter mais tempo para pagar seu saldo.

Poupança e CDs

Por outro lado, você pode ganhar juros elevados sobre suas economias agora mesmo. As taxas de poupança caíram ligeiramente em relação aos máximos de 2023, mas algumas contas de poupança e CDs de alto rendimento ainda oferecem rendimentos percentuais anuais em torno de 5% ou mais. As taxas devem permanecer altas durante todo o ano, mas espera-se pequenas quedas quando o Fed sinalizar que é provável um corte nas taxas.

Fuente