O Boeing Starliner começou a funcionar em 2010, quando foi selecionado pela NASA para ser o próximo transporte reutilizável para a Estação Espacial Internacional. Demorou mais de uma década, mas o Starliner está finalmente pronto para fazer sua primeira viagem tripulada à ISS na noite de segunda-feira, e você pode ver isso acontecer.

A NASA programou o lançamento para as 22h34 ET/19h34 PT do dia 6 de maio, do Complexo de Lançamento Espacial-41 em Cabo Canaveral, na Flórida. O Starliner será lançado com um Foguete Atlas V que foi criado pela United Launch Alliance, que é uma joint venture entre Boeing e Lockheed Martin. Viajando com o Starliner estão os astronautas Sunita (Suni) Williams e Barry (Butch) Wilmore.

NASA diz as missões levarão os astronautas à ISS por pouco mais de uma semana para testar a espaçonave Starliner e seus subsistemas antes de retornar à Terra. O teste é a etapa final na certificação do Starliner para uso repetido em missões de transporte de e para a ISS. Se tudo correr conforme o planejado, o Starliner deverá chegar à ISS aproximadamente 26 horas após o lançamento.

Esta é a primeira nova espaçonave a ir para a ISS desde que a SpaceX Demo-2 fez a mesma viagem em 2020.

“A chegada de um veículo totalmente novo, o primeiro voo tripulado de uma espaçonave de nova geração é realmente um grande negócio”, disse Michael Barratt, um dos sete residentes da ISS. “Você não deixa nada ao acaso.”

Uma missão que está sendo construída há 14 anos

O Starliner foi inicialmente concebido como um esforço comercial para levar mais pessoas ao espaço. Em 2014, a NASA recorreu à Boeing e à SpaceX e fez do Starliner uma das primeiras naves espaciais construídas de forma privada a transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. A NASA queria confiar mais nas empresas privadas para construir e manter essas espaçonaves, em vez de realizar todo o trabalho sozinha.

No entanto, o Starliner teve que aprender a andar antes de poder correr. Os voos de teste iniciais foram atrasados ​​por vários motivos, desde condições climáticas desfavoráveis ​​até problemas de software. Os voos de teste não tripulados foram adiados novamente em 2021 e eventualmente adiados para 2022 por inúmeras razões.

O voo de teste não tripulado foi finalmente lançado em 19 de maio de 2022 e completou sua missão uma semana depois. Foi uma grande vitória para a tripulação da Boeing, pois abriu as portas para uma missão tripulada à ISS. A NASA também ficou bastante entusiasmada com isso. Mas esse lançamento foi adiado devido a vários problemas, incluindo alguns com o foguete Atlas V que seria responsável pelo lançamento do Starliner.

Os atrasos acabaram e o foguete está pronto para ser lançado.

Como assistir ao lançamento do Boeing Starliner

A NASA está transmitindo o evento ao vivo em seu canal no YouTube. O o link direto do vídeo está aqui. A NASA começará a cobertura às 17h45 horário do leste dos EUA esta noite e transmitirá durante o lançamento com comentários de Will Robinson-Smith do Spaceflight Now.

Alguns outros canais do YouTube também transmitirão o evento ao vivo, incluindo EspaçoXSpace.com’s VídeoFromSpace canal e o Canal da Associated Press no YouTube. Existem vários outros também, então navegue no YouTube para ver as transmissões ao vivo do Starliner e escolha a que você mais gosta.



Fuente