Uma bolinha azul fofa está dançando no chão aos meus pés. Estendendo a mão, ela salta e paira sobre meus dedos. Eu acaricio, mas não está lá. Quase parece que estou coçando a cabeça?

Hello Dot é um aplicativo gratuito no Quest App Lab da Meta que está disponível um ano depois que a Niantic, criadora do Pokémon Go, lançou seu aplicativo de animal de estimação virtual para telefone, Peridot. Hello Dot não é um jogo completo e não traz o animal de estimação Peridot do seu telefone para o seu Meta Missão 3 fone de ouvido, mas mostra uma pequena amostra de como a Niantic – e um monte de outras empresas – estão pensando sobre a realidade mista.

Já se passou meio ano desde que a Meta lançou o headset Quest 3 com capacidade de realidade mista, superando Visão Pro da Apple ao mercado em alguns meses. Ambos os fones de ouvido são capazes de evocar objetos e experiências 3D realistas em cima de imagens de câmeras do mundo real, mas poucos aplicativos do Quest 3 estão fazendo isso ainda. Isso pode estar mudando rapidamente agora que o Vision Pro está aqui, e a visão do Meta para AR no Quest está evoluindo.

A Niantic já tinha ambições de entrar no cenário futuro dos óculos AR que duram o dia todo desde pelo menos 2019, mas esses dispositivos ainda não existem. O CEO da Niantic, John Hanke, já apontou os headsets de realidade mista VR como um trampolim exploratório no caminho para futuros óculos e aplicativos de AR. Peridot foi um aplicativo originalmente concebido para futuros óculos AR e depois lançado em telefones. Agora, o Peridot está começando a aparecer nos fones de ouvido de realidade mista, começando com o Quest 3. O que pode vir a seguir?

A produtora executiva Alicia Berry, que lidera a equipe de produção de Peridot, me disse que este é o primeiro passo para ver o que é possível, com mais que pode vir. Berry reconhece que há algumas coisas que os headsets de realidade mista ainda não estão autorizados a fazer. Aplicativos de terceiros no Quest 3 e Vision Pro não podem acessar feeds de câmera para realmente “ver” o mundo em realidade mista, embora a compreensão semântica da cena, onde os objetos são rotulados usando IA, possa ajudar com isso. O Peridot usa IA generativa em dispositivos móveis, e minha mente já está pensando em como pequenos animais de estimação virtuais como esses poderiam viver ao seu lado enquanto você trabalha – como companheiros ou assistentes. É apenas uma coisa simples de brincar por enquanto, mas o que vem a seguir?



Fuente