A mídia social não é nada sem o milhões de criadores e influenciadores online criativos que dependem dele para ganhar a vida. Se o TikTok for proibido em todo o país, onde ficarão as pessoas que dependem dele financeiramente?

“Uma proibição do TikTok seria prejudicial ao bem-estar de tantas pessoas”, disse Maria Watkins, também conhecido como @livingplanetfriendly, um criador com mais de 256.000 seguidores que posta sobre como viver um estilo de vida com baixo desperdício. “Muitas pequenas empresas lançaram seus negócios no aplicativo e você não consegue esse nível de envolvimento em outras plataformas”, disse Watkins.

Citando preocupações de segurança nacional, o governo dos EUA está se movendo para forçar a venda ou encerramento da popular plataforma de mídia social, mas está enfrentando uma série de desafios legais, inclusive da empresa controladora da TikTok, ByteDance, com sede na China. Vários criadores de conteúdo registraram uma processo separado esta semanaargumentando que proibir o aplicativo violaria o direito da Primeira Emenda à liberdade de expressão.

Ao lado do debate em torno da liberdade de expressão e censurauma possível proibição também levantou preocupações sobre o impacto na subsistência econômica dos criadores do TikTok – e não é uma pílula fácil de engolir.

Como as pessoas ganham dinheiro no TikTok

A economia do influenciador e do criador é enorme. Existem atualmente 10 vezes mais criadores de conteúdo pago nos EUA do que o número total de policiais, médicos e advogados juntos, de acordo com pesquisa relatada no Linkedin.

Algumas pessoas começam no TikTok para monetizar seu hobby, compartilhar histórias de vida ou alavancar o envolvimento do público como proprietários de pequenas empresas. Quando um criador tiver pelo menos 10.000 seguidores e 100.000 visualizações de vídeos autênticos nos últimos 30 dias, ele estará qualificado para o TikTok. fundo criadoro que lhes permite ganhar dinheiro com base no desempenho de um vídeo.

“Acho que nunca serei capaz de encontrar um algoritmo que possa impulsionar nossos negócios como o TikTok faz.”

Alguns criadores criam conteúdo em regime de meio período para complementar sua renda regular, pagar suas contas, obter reconhecimento de marca e desenvolver habilidades de produção. Outros se tornam criadores em tempo integral, ganhando cerca de US $ 179.000 por anoe influenciadores maiores ganham em média US$ 344.000.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as pessoas aumentam seu fluxo de receita ou obtêm compensação no TikTok:

Pontuar parcerias de marca: Marcas de produtos e serviços estão cada vez mais fazendo parceria com criadores que têm seguidores porque isso os conecta diretamente aos clientes.

Venda com a loja TikTok: O TikTok possui uma plataforma de comércio eletrônico integrada que permite que proprietários de pequenas empresas promovam e vendam suas mercadorias em um só lugar.

Participe do marketing de afiliados: Os influenciadores que promovem o produto ou serviço de uma marca por meio do marketing de afiliados ganham uma comissão sempre que um espectador compra o produto diretamente por meio do conteúdo online.

Publique postagens patrocinadas: Influenciadores e criadores de conteúdo podem colaborar com marcas para criar postagens patrocinadas promovendo um produto ou serviço em troca de uma comissão fixa.

A queda do TikTok pode devastar proprietários de pequenas empresas

O que começou como um hobby de decorar chapéus de abas largas é agora a maior fonte de receita para Jenna Zapata. E tudo graças ao TikTok.

Jenna Zapata, coproprietária e diretora criativa da Zig Zag Galleries

Foto cortesia de Jenna Zapata

Zapata abriu Galerias em ziguezaguetambém conhecido como @zigzaggalleriesum espaço de galeria multiuso contemporâneo em Denison, Texas, em maio de 2020. Foi uma época tumultuada para lojas familiares, com o fechamento dos bloqueios do COVID-19 mais de 700.000 empresas em apenas alguns meses. Zapata teve que mudar rapidamente e encontrar novas maneiras de vender produtos on-line para que seu negócio sobrevivesse.

Quando ela viu alguém vendendo copos personalizados durante uma transmissão ao vivo do TikTok para mais de 15.000 espectadores, Zapata teve uma ideia. Por que não vender seus chapéus especiais – enfeitados com caixas de fósforos vintage, flores secas, lenços e penas – no TikTok ao vivo?

“Ouço muito falar sobre como você precisa de milhares, senão milhões, de seguidores para ter sucesso em aplicativos como o TikTok”, disse Zapata. “Mas isso não significa nada no grande esquema das coisas.”

No caso de Zapata, ela precisaria apenas de 1.000 seguidores para poder transmitir ao vivo na plataforma. Eventualmente, ela começou a fazer “construções de chapéus” ao vivo duas noites por semana, personalizando chapéus para clientes e interagindo com seus espectadores.

@zigzaggalleries Respondendo a @themicroproducer apenas algumas informações sobre nossa barra de chapéu personalizada acessível! deixe-me saber quais perguntas você tem abaixo! 🤍 #chapéupersonalizado #chapéuspersonalizados #customhats4sale #chapéuspersonalizadosparavocê #customhatbar #customhatshop #hatbar #hatobsessed #hatobsession #modaocidental #westernfashioninspo #westernfashiontok #denisontx #denisontexas #zigzaggalleries #nortetexas #northtexasshopping ♬ som original – Galerias Zig Zag

Administrar uma empresa é difícil, especialmente em uma cidade pequena, disse Zapata. Mas com seu novo sucesso no TikTok, ela conseguiu trabalhar com um planejador financeiro e começou a contribuir para um 401(k), algo que ela nunca achou viável.

Zapata está convencido de que o algoritmo TikTok ajuda as pessoas que precisam de mais visibilidade. “Minha conta no TikTok parece chegar exatamente às pessoas certas”, disse ela. “Acho que nunca serei capaz de encontrar um algoritmo que possa impulsionar nossos negócios como o TikTok faz.”

Desde então, Zapata tem conseguido retribuir alugando o espaço de sua galeria para grupos comunitários locais e oferecendo bolsas de estudo para artistas emergentes. Recentemente, ela recebeu uma doação de US$ 5.000 da cidade para organizar um encontro para seu clube de chapéus, que ela construiu a partir de seus seguidores no TikTok.

“Só consigo fazer essas coisas por causa do TikTok. E fico tão frustrado que tudo possa desaparecer”, disse Zapata.

A proibição do TikTok pode virar vidas de cabeça para baixo

Krystalynn Gier, criadora de conteúdo em tempo integral

Foto cortesia de Krystalyn Gier

Kristalynn Giertambém conhecido como @krystalynngierfaz vídeos sobre bem-estar e sustentabilidade que priorizam mente, corpo e planeta. Depois de ser demitida de seu trabalho de marketing corporativo pouco antes do Natal de 2021, Gier decidiu dar uma chance ao TikTok em tempo integral. Agora é sua principal fonte de renda, principalmente por meio de parcerias com marcas.

Quando perdeu o emprego, Gier começou a postar cerca de seis vezes por dia para divulgar o máximo de conteúdo possível. “Fiquei motivada pelo fato de finalmente poder ser criativa no trabalho”, disse ela.

Sua vida praticamente mudou da noite para o dia. Depois de um vídeo viral, ela ganhou 24.000 seguidores e agora tem mais de 46.000. Ela está ganhando a mesma quantia de quando era gerente de marca de uma agência de marketing. O dinheiro permitiu que ela iniciasse seu próprio negócio, lançasse seu podcast Mente Corpo Planeta e financiar suas despesas do dia-a-dia.

“Sem o TikTok, não teria como ter um negócio funcionando e continuar trabalhando por conta própria”, disse Gier.

O aplicativo de mídia social provou ser um espaço autêntico para construir conexões e redes. “Encontrar uma comunidade no TikTok foi bastante inesperado”, disse Gier. “Se desaparecer, voltaremos para outras plataformas onde é normal não ser autêntico.”

@krystalynngier Então, muitas coisas divertidas estão chegando, então siga para mais coisas de sustentabilidade!! 🌱😌✨ #vida sustentável #sustentáveloulavagemverde ♬ Monsters, Inc – Gustav Lundgren e Unidade

O TikTok permite que os criadores se sustentem e prosperem

Zapata e Gier são apenas duas das muitas vozes no TikTok nos EUA que estão nervosas e chateadas com um projeto de lei bipartidário que poderia efetivamente proibir a plataforma de mídia social.

Megan Hoang (@outra_internet_mom) é uma criadora de conteúdo de estilo de vida que mostra sua vida em Portland, Oregon, como mãe e proprietária de uma pequena empresa. Mad Haus Crianças. Hoang disse que obteve a maior parte de seus negócios por meio do aplicativo, o que lhe permitiu obter um fluxo constante de renda e, ao mesmo tempo, bastante flexibilidade pessoal. “O TikTok tornou possível ganhar dinheiro em casa enquanto crio os filhos, bem como construir uma comunidade”, disse Hoang.

“Sem o TikTok, não teria como ter um negócio funcionando e continuar trabalhando por conta própria.”

Para Josué Dairen (@joshuadairen), criador de conteúdo e proprietário de A cafeteria em Opelika, Alabama, o TikTok tem sido um recurso inestimável. Dairen é um dos poucos criadores de conteúdo negro com foco em atividades paranormais e história no Sul.

Em um vídeo postagem, Dairen compartilha como seu TikTok mudou sua vida. “Eu me tornei um criador de conteúdo autossustentável. Tive oportunidades que não poderia fabricar pessoalmente”, disse ele. Seu conteúdo online abriu outras portas, inclusive trazendo mais negócios para sua cafeteria.

A proibição do TikTok teria um impacto enorme na subsistência financeira das pessoas que dependem da plataforma para apoiá-las ou complementá-las monetariamente, disse Dairen. O que é ainda mais devastador, observou ele, é como a proibição do TikTok prejudicaria a visibilidade dada às pequenas empresas pertencentes a minorias e aos criadores de comunidades carentes.

@joshuadairen Apenas algumas reflexões sobre a proibição do TikTok como criador #tiktok em #tiktok #apartamentonormal #joshuadairen ♬ som original – Joshua Dairen

Brennan Kai (@brennan.kai), uma criadora de conteúdos a tempo inteiro que defende a redução do desperdício alimentar, uma alimentação positiva para o planeta, uma vida lenta e a ação climática, perdeu o emprego em 2020 devido à pandemia. Kai se inscreveu no programa educacional TikTok por capricho e agora está sendo paga para criar conteúdo sobre questões pelas quais ela é apaixonada, como sustentabilidade e alimentação saudável.

“Sem o TikTok, eu sofreria um impacto significativo em termos de trabalho e renda”, disse Kai.

Por enquanto, os criadores estão transferindo suas habilidades para outras plataformas

Embora a proibição do TikTok só entre em vigor no próximo ano e a lei federal possa ser suspensa nos tribunais por ainda mais tempo, o futuro do aplicativo não está claro. Para se prepararem para o pior cenário, muitos criadores de conteúdo e influenciadores estão transferindo suas habilidades para outros caminhos.

Gier está se preparando para mudar de rumo, por exemplo, concentrando-se em aumentar seu número de seguidores em outros lugares. “Se há alguma boa notícia, é que as habilidades que desenvolvi através do TikTok se traduzem em outras plataformas como Instagram e YouTube”, disse Gier.

Kai também está planejando um futuro sem o TikTok. “Como este é um tema de debate há muito tempo, concentrei-me em diversificar e criar conteúdo em múltiplas plataformas para ter um backup sem o TikTok”, disse ela.

Mas tentar construir uma marca ou negócio sem o TikTok, ou mesmo começar do zero, é desesperador. “Preciso ter um plano porque não sabemos se isso vai acontecer ou quando exatamente vai acontecer”, disse Zapata. “A ameaça que paira sobre nós é, honestamente, o pior sentimento.”



Fuente