Após semanas de críticas de usuários e defensores da privacidade, a Microsoft está mudando de direção em seus planos de lançamento para o novo recurso de captura de tela automática baseado em inteligência artificial, chamado Windows Recall.

A Microsoft disse em um postagem no blog em 7 de junho que seu recurso Recall, anunciado em 20 de maio, será desativado por padrão quando for lançado nos PCs Copilot Plus em 18 de junho.

No mesmo dia, a Microsoft também silenciosamente retirou sua última versão de visualização do Windows 24H2 – a única atualização do Windows que inclui Recall – do Programa Windows Insider. Ainda não está claro se isso afetará o esperado lançamento oficial do 24H2 no outono de 2024.

O Recall foi projetado para rastrear todas as atividades em um computador Windows por meio de capturas de tela periódicas, usando uma ferramenta de IA para “refazer seus passos visualmente”, tornando mais fácil encontrar aplicativos, trabalhos e sites abertos anteriormente.

Etiqueta de distintivo de arte AI Atlas

A Microsoft disse que as imagens são “criptografadas, armazenadas e analisadas localmente”, mas especialistas em privacidade alertaram que outras pessoas que tenham acesso físico a um determinado computador poderia potencialmente acessá-los.

“Nossa equipe é movida por um desejo incansável de capacitar as pessoas por meio do potencial transformador da IA ​​​​e vemos grande utilidade no Recall e no problema que ele pode resolver”, escreveu o vice-presidente corporativo da Microsoft para Windows e dispositivos, Pavan Davuluri, na sexta-feira. “Para que as pessoas obtenham todo o valor de experiências como a Recall, elas precisam confiar nela.”

Consulte Mais informação: O recurso AI Recall da Microsoft pode nem atingir o seu PC, mas veja como desativá-lo

A decisão da Microsoft de limitar seu recurso Recall para PCs com Windows marca o exemplo mais recente do ato de equilíbrio que as empresas enfrentam enquanto se apressam em integrar tecnologias de inteligência artificial em seus produtos.

A Microsoft, em particular, colocou-se sob enorme pressão para integrar a IA em muitos dos seus produtos amplamente utilizados, depois da sua parceria com o fabricante do ChatGPT, OpenAI, ter ajudado a aumentar a sua capitalização de mercado em Wall Street para mais de 3 biliões de dólares.

A iniciativa Copilot Plus PC é uma parte importante dos esforços de IA da Microsoft. A empresa disse que um recurso importante dos PCs Copilot Plus será a capacidade de executar tarefas de IA usando unidades de processamento neural especializadas, ou chips NPU, que ajudam a potencializar recursos como melhor edição de fotos; transcrição e tradução ao vivo para vídeo e áudio; e Lembre-se.

A Microsoft dramatizou ainda mais seus esforços de IA quando anunciou no início deste ano que estava adicionando uma tecla Copilot AI ao layout de teclado padrão do Windows, a primeira mudança desde a adição da tecla Iniciar do Windows, três décadas atrás.

Na postagem do blog de sexta-feira, a Microsoft disse que se os usuários optarem por ativar o Recall em seus dispositivos, ele terá recursos de segurança aumentados. A Microsoft disse que exigirá segurança biométrica “Windows Hello” para ativar o Recall, e que o recurso precisará determinar sua presença para visualizar os dados do Recall. A empresa também disse que terá recursos adicionais de autenticação para proteger os dados do usuário.

“Como sempre fazemos, continuaremos a ouvir e aprender com nossos clientes, incluindo consumidores, desenvolvedores e empresas, para desenvolver nossas experiências de maneiras que sejam significativas para eles”, escreveu Davuluri, da Microsoft. “Continuaremos a construir esses novos recursos e experiências para nossos clientes, priorizando a privacidade, a segurança e a proteção em primeiro lugar”.

IA tropeça

A Microsoft não é a única empresa que enfrentou críticas sobre como adicionou IA aos seus produtos.

Em maio, a OpenAI desativou uma das vozes de sua IA ChatGPT depois que a atriz Scarlett Johansson acusou a empresa de projetar sua tecnologia para soar “assustadoramente semelhante” a um personagem de IA que ela dublou no filme de ficção científica de 2013, Her.

Aviso de inscrição no boletim informativo AI Atlas Aviso de inscrição no boletim informativo AI Atlas

Uma semana depois que a OpenAI se desculpou e suspendeu sua voz semelhante, o Google pisou no freio em um novo recurso de visão geral de IA para seu produto de busca homônimo, depois que a tecnologia repetiu sinceramente uma teoria da conspiração racista sobre o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, enquanto dizia a outros usuários para adicionar cola à pizza e comer pedras como parte de uma dieta saudável.

Apesar destes constrangimentos de grande visibilidade, as empresas e os governos continuam a adicionar IA aos seus produtos e serviços. Espera-se que a Apple anuncie renovações de IA para seus iPhones, iPads e computadores Mac durante sua Conferência Mundial de Desenvolvedores na segunda-feira, 10 de junho. relatado da Bloomberg, sugerem que a Apple também ativará seus recursos de IA, permitindo que os usuários optem por ativá-los em vez de ativá-los por padrão.

Para análises práticas da CNET sobre produtos generativos de IA, incluindo Gemini, Claude, ChatGPT e Microsoft Copilot, junto com notícias, dicas e explicadores sobre IA, consulte nossa página de recursos AI Atlas.

Consulte Mais informação: AI Atlas, seu guia para a inteligência artificial atual

Nota do editor: A CNET usou um mecanismo de IA para ajudar a criar várias dezenas de histórias, que são rotuladas de acordo. A nota que você está lendo está anexada a artigos que tratam substancialmente do tópico de IA, mas são criados inteiramente por nossos editores e escritores especializados. Para mais, veja nosso Política de IA.



Fuente