Imagine um mundo onde cada centímetro de você permanece tão fresco quanto uma margarida em uma manhã de primavera. Pode parecer absurdo se você frequentemente se encontra encharcado de suor e não cheirando bem. Entre os produtos desodorantes para o corpo inteiro, também conhecidos como desodorantes de corpo inteiro, uma tendência que aumentou nos últimos anos. Marcas de nicho e tradicionais, como Dove, Secret, Lume, Mando, Shea Moisture e Native, lançaram ou expandiram suas linhas de produtos para incluir desodorantes de corpo inteiro, à medida que o tipo de produto aumentou em popularidade.

Mas o que exatamente é desodorante para todo o corpo? É necessário e, o mais importante, seguro? Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre desodorante para todo o corpo e para quem ele é melhor.

O que é desodorante para todo o corpo e antitranspirante?

Os produtos para o corpo inteiro atendem àqueles que buscam gerenciamento abrangente de odor e umidade em diversas áreas do corpo. No entanto, a principal diferença entre o desodorante e o antitranspirante para todo o corpo está em suas funções primárias.

“Os desodorantes mascaram o odor corporal associado à transpiração, mas não afetam a quantidade de suor”, Dr. Meu nome é Ugonabo, dermatologista credenciado e professor assistente da Albert Einstein College of Medicine, disse à CNET. “Em contraste, os antitranspirantes funcionam para realmente impedir a transpiração, normalmente com compostos de alumínio que bloqueiam os dutos de suor.”

Em outras palavras, os desodorantes podem prevenir o crescimento de bactérias que causam odor enquanto mascaram esses cheiros, os antitranspirantes podem reduzir a produção de suor. Desodorantes e antitranspirantes combinados para todo o corpo podem garantir secura e reduzir o odor em áreas propensas à transpiração, como axilas, pés e virilha.

Os desodorantes de corpo inteiro podem vir na forma de sprays, cremes ou lenços umedecidos, atendendo a diferentes preferências de aplicação e áreas do corpo. Como são ideais para controlar o odor corporal sem alterar a transpiração natural, isso torna os desodorantes para todo o corpo adequados para o uso diário e para problemas de odor leve a moderado.

Os desodorantes de corpo inteiro funcionam?

Quando ocorre a transpiração, esta é uma tentativa do seu corpo de regular a temperatura. No entanto, assim que o suor se mistura com as bactérias da pele, pode haver preocupação com a produção de odor em outras áreas além das axilas. Embora os desodorantes para todo o corpo sejam projetados para combater as bactérias causadoras de odores e controlar o odor corporal geral, alguns podem questionar se eles realmente funcionam. De acordo com o Dr. Ugonabo, sim.

“Na minha experiência, o desodorante corporal pode ser útil para manter áreas do corpo frescas e reduzir o odor corporal”, disse o Dr. Ugonabo. “Ele é formulado de forma ligeiramente diferente do desodorante regular para permitir que seja aplicado amplamente no corpo.”

O corpo de cada pessoa é diferente, portanto, para avaliar a eficácia do seu desodorante para todo o corpo, monitore seu aroma geral ao longo do dia. Verifique se há redução do odor corporal e frescor prolongado nas áreas de aplicação. Se um desodorante corporal específico não estiver combatendo eficazmente o odor corporal, considere mudar de marca para um com ingredientes ativos diferentes. Pode haver uma formulação que atinja as bactérias de forma mais eficaz ou que atenda melhor às necessidades do seu corpo.

É necessário desodorante para todo o corpo?

O desodorante de corpo inteiro não é necessário, mas qualquer pessoa que queira expandir sua rotina geral de higiene e se sentir mais confiante em seu cheiro pode se beneficiar da proteção adicional contra odores oferecida pelos desodorantes de corpo inteiro. Como os desodorantes para todo o corpo funcionam principalmente para eliminar odores em áreas propensas à umidade e bactérias, eles podem fornecer controle abrangente de odores, tornando-os um complemento potencialmente ideal para rotinas de cuidados pessoais.

Desodorantes de corpo inteiro podem ser particularmente úteis para indivíduos ativos que praticam atividades físicas intensas ou esportes. Além disso, para indivíduos que residem em climas quentes ou úmidos, desodorantes de corpo inteiro podem ajudar a manter o frescor ao longo do dia.

“Eu recomendaria [whole-body deodorant] para áreas como dobras e áreas de alta fricção, como a virilha e talvez abaixo dos seios”, disse o Dr. Ugonabo. “No entanto, não ajuda muito a reduzir a quantidade de suor.”

Sendo esse o caso, os antitranspirantes de corpo inteiro podem ser benéficos se você tende a suar quando estressado ou costuma ter dias longos durante os quais controlar o suor o deixará mais confortável. Lume é uma marca que oferece uma combinação desodorante-antitranspirantecombatendo o suor e o odor corporal simultaneamente com um único produto.

Embora não seja obrigatório, o desodorante para todo o corpo atende a uma necessidade específica, o que o torna uma opção valiosa para muitos.

Um homem de cueca boxer azul-claro borrifando desodorante nas axilas em um banheiro com pia para casais.

Imagens LaylaBird / Getty

O desodorante de corpo inteiro é seguro?

Desodorantes de corpo inteiro são geralmente considerados seguros. Muitos acreditam que isso ocorre porque eles usam ingredientes mais suaves e não contêm alumínio. No entanto, a segurança dos antitranspirantes é um assunto de debate.

Como Medicamentos de venda livre regulamentados pela FDAos antitranspirantes devem provar sua segurança. Embora o FDA considere os compostos à base de alumínio seguros e eficazes dentro de uma faixa de concentração de 15% a 25%, dependendo do composto, persistem preocupações sobre a segurança do alumínio devido à sua potencial ligação ao cancro – particularmente ao cancro da mama. No entanto, tem havido nenhuma evidência conclusiva que relacione o uso de antitranspirantes ao risco de câncer. Por exemplo, um Estudo do Journal of Family Medicine and Primary Care de 2021 não encontraram nenhuma evidência conclusiva ligando antitranspirantes contendo alumínio e uso de tintura de cabelo ao risco de câncer de mama.

Ingredientes de desodorantes para todo o corpo

Pode não haver motivo para preocupação devido à ausência de alumínio. Ainda assim, semelhante ao desodorante natural, o desodorante para todo o corpo pode conter outros ingredientes que as pessoas devem observar ao escolher o melhor produto.

Como disse o Dr. Ugonabo, as versões para o corpo inteiro são frequentemente formuladas com ingredientes mais suaves em comparação com os desodorantes normais para as axilas, tornando-os seguros para uso em várias partes do corpo, incluindo áreas sensíveis. Se você examinar a lista de ingredientes, verá que as marcas normalmente usam ingredientes à base de plantas e minerais, óleos essenciais e ácidos para combater bactérias causadoras de odores. No entanto, ainda é preciso ter cautela com esses tipos de produtos.

De acordo com Parceiros de Dermatologia dos EUA, pessoas com pele sensível devem evitar produtos que contenham determinados ingredientes, como fragrâncias, parabenos e bicarbonato de sódio. Esses ingredientes são comuns em desodorantes e antitranspirantes e podem irritar a pele.

“Em geral, indivíduos com pele sensível devem ter cuidado com itens que tenham fragrância, pois isso pode causar irritação. É sempre útil começar com um ponto de teste antes de aplicar amplamente. Além disso, evite aplicar qualquer um desses produtos em pele quebrada ou aberta”, disse o Dr. Ugonabo.

Pessoas com pele sensível também podem escolher produtos rotulados como hipoalergênicos, sem fragrância e projetados explicitamente para peles sensíveis.

Logotipo das dicas de saúde da CNET Logotipo das dicas de saúde da CNET

Outras maneiras de prevenir o suor e o odor corporal

Embora desodorantes e antitranspirantes de corpo inteiro sejam soluções eficazes, existem outras maneiras de gerenciar e prevenir esses problemas. Incorporar práticas simples à sua rotina diária pode reduzir significativamente o suor e o odor, ajudando você a se sentir fresco e limpo durante todo o dia.

Para evitar suor e odor corporal, Clínica Cleveland recomenda:

  • Banho regular: Banhos diários com sabonete antibacteriano ajudam a remover suor e bactérias, reduzindo o odor corporal.
  • Usar tecidos respiráveis: Tecidos respiráveis ​​e roupas largas permitem que a pele respire e ajudam a controlar o suor.
  • Manter uma dieta saudável: Evite alimentos com cheiro forte, como alho e cebola, que podem contribuir para o odor corporal.
  • Barbear ou aparar os pelos do corpo: A redução dos pelos corporais em áreas propensas ao suor pode minimizar o crescimento bacteriano e o odor.
  • Controlando o estresse: O estresse pode desencadear a transpiração, portanto, encontrar maneiras de reduzir os níveis de estresse pode limitar a transpiração.
  • Limitando o álcool: O álcool pode aumentar a produção de suor, causando até suores noturnos, então reduzir a ingestão pode ajudar.

Para uma abordagem potencialmente mais eficaz, o Dr. Ugonabo incentiva a exploração além das mudanças de estilo de vida: “Algumas pessoas podem considerar o uso de peróxido de benzoíla ou ácido glicólico nas axilas, o que pode ajudar a reduzir o odor corporal ao matar bactérias nas axilas que podem contribuir para isso. Além de antitranspirantes, recomendo que os pacientes considerem consultar um dermatologista que pode prescrever um medicamento tópico ou oral, ou aplicar toxina botulínica (‘botox’) nas axilas, o que ajuda a reduzir significativamente a transpiração nas axilas.”



Fuente