A perda de peso pode ser fácil para algumas pessoas, mas pode ser um desafio para outras. Em alguns casos, você pode estar perdendo peso de forma constante e, de repente, perceber que o peso não está mais diminuindo. Isso é chamado de platô de perda de peso e pode tornar as coisas mais desanimadoras se você ainda não atingiu sua meta de perda de peso. A boa notícia é que existem soluções para isso, mas é importante descobrir por que você atingiu um patamar em primeiro lugar. Em alguns casos, a solução é simples, mas em outros pode indicar um problema subjacente que precisa ser resolvido.

Conversamos com um nutricionista para descobrir o que você precisa saber sobre como sair de um platô de perda de peso, caso esteja lutando para atingir seu peso ideal. Isso é tudo que você precisa saber.

Consulte Mais informação: Melhores programas de perda de peso

Por que ocorrem platôs de perda de peso

Você já percebeu que quando você está perdendo peso intencionalmente, tudo vai bem e, de repente, seu progresso é interrompido? Seu corpo provavelmente atingiu um patamar de perda de peso. Antes de mergulhar em uma solução, é importante entender por que isso acontece. Lauren Mardeusz, nutricionista registrada e proprietária de Nutrição com Sal e Mel, diz que há muitos motivos pelos quais um platô pode ocorrer. Um platô pode significar que seu corpo se ajustou aos seus hábitos atuais e precisa de uma pequena mudança. “A quantidade de tempo para considerar um platô é única para cada pessoa, uma vez que as pessoas perderão peso em velocidades diferentes dependendo de seu metabolismo individual, dieta e hábitos de exercício”, diz Mardeusz.

Em alguns casos, você pode ter perdido muito, muito cedo e de uma forma insegura, restringir calorias muito severamente. “Como resultado, isso pode diminuir a taxa metabólica de repousoporque o corpo está tentando compensar a dramática perda de calorias”, diz Mardeusz. “Isso pode resultar em estagnação de peso ou até mesmo ganho de peso.”

Se você menstrua, também deve estar atento ao seu ciclo, pois ele também pode afetar seu peso. Mardeusz diz que os platôs de perda de peso também podem ocorrer nas mulheres durante os ciclos menstruais ou durante a perimenopausa devido a uma flutuação nos hormônios que afetam a retenção de líquidos e o metabolismo.

Logotipo das dicas de saúde da CNET

Outra coisa a considerar é que talvez você esteja dentro do peso do seu “ponto definido”. A teoria do ponto de ajuste sugere que temos um peso predeterminado que nossos corpos são biologicamente obrigados a manter, apesar de nossos esforços para perder ou ganhar peso. Não há evidências suficientes para provar que a teoria do ponto de ajuste é completamente verdadeira, e alguns pesquisadores argumentariam que esta teoria é muito simplista por causa dos diferentes estágios pelos quais nosso corpo passa que podem afetar esses fatores.

Como quebrar um platô de perda de peso

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando atingem um patamar de perda de peso é continuar a restringir a ingestão de calorias. “Esse comportamento não facilita ainda mais a perda de peso e faz com que as pessoas apresentem sintomas como fadiga, aumento do desejo, alterações de humor, diminuição da imunidade e queda de cabelo”, alerta Mardeusz.

Em vez disso, ela sugere algumas abordagens melhores para sair do seu platô. “Ajustar o tipo de atividade física que você está fazendo, como incluir alguns exercícios aeróbicos se você estiver focado apenas no treinamento com pesos, avaliar os estressores em sua vida e incorporar hábitos para promover a redução do estresse também pode ajudar a sair de um platô de perda de peso ,” ela diz. Concentrar-se na redução do estresse pode ser benéfico porque o estresse afeta muitos dos hormônios do nosso corpo e o estresse crônico pode influenciar a eficácia do seu metabolismo funciona ao longo do tempo.

Além disso, Mardeusz recomenda trabalhar com um nutricionista que possa analisar a distribuição de nutrientes de sua dieta para determinar um plano de jogo para ajudá-lo a sair de um platô de perda de peso. “Um nutricionista pode ajudar a identificar coisas que podem estar faltando em sua abordagem e montar um plano individualizado com os macronutrientes certos junto com a educação, para que você entenda como tudo funciona”, explica ela. Depois de reavaliar sua estratégia, é aconselhável aguardar cerca de um mês para ver se está funcionando. Dependendo da rapidez ou lentidão com que você estava perdendo peso antes do platô, isso pode variar um pouco.

Sinais de que um platô na perda de peso pode ser algo mais sério

Às vezes, um patamar de perda de peso pode sinalizar outros problemas subjacentes. Questões hormonais, por exemplo, podem ser os impulsionadores de um patamar de perda de peso. Os sintomas pelos quais os hormônios podem ser os culpados incluem irritabilidade, fadiga, fraqueza muscular e queda de cabelo. “Esses também são sintomas de alguém que está desnutrido devido à restrição excessiva de calorias”, diz Mardeusz. Se você não tiver certeza sobre o que pode estar causando seu platô na perda de peso, é útil obter a opinião de um especialista. Mardeusz recomenda consultar um nutricionista ou seu médico que possa ajudar a garantir que seus hábitos alimentares estejam alinhados com outras metas de saúde que você possa ter.

Consulte Mais informação: Melhores vitaminas para queda de cabelo



Fuente