Com o Google I/O e o WWDC 2024 atrás de nós, agora sei o que está por vir para os dispositivos Android e iOS ainda este ano. Como sempre, há muita sobreposição. Ambos os sistemas operacionais do Google e da Apple agora permitirão que você guarde aplicativos e dados confidenciais em espaços privados ou pesquise imagens em suas bibliotecas de fotos usando aprendizado de máquina e solicitações de linguagem natural, como “mostre-me fotos ao longo dos anos da minha família no praia no Havaí.”

Dicas CNET_Tecnologia

Além disso, alguns recursos antigos do Android estão finalmente migrando para o iPhone, como organizar aplicativos em qualquer lugar da tela inicial e suporte a mensagens RCS, o que deve tornar o envio de mensagens de texto entre plataformas mais fácil.

Mas os dispositivos Android e o iPhone nunca estão em paridade, e seria ótimo ver alguns dos próximos recursos do Android anunciados no Google I/O chegarem ao ecossistema da Apple.

Aqui estão três que eu gostaria que a Apple adotasse para o iPhone.

Para saber mais sobre o que está por vir, veja como a Apple está fazendo ajustes na tela inicial do iOS 18 e lançando um gerenciador de senhas.

Primeiro recurso do Android que gostaria de ver no iOS 18: vibração adaptativa

Peço desculpas às pessoas talentosas que se esforçam tanto nos sinos, chilreios e swooshes que indicam quando uma chamada é recebida ou uma mensagem chega, mas mantenho meu telefone no modo silencioso há anos. Prefiro ser alertado por uma vibração tátil que não faça as pessoas e os animais de estimação pularem de surpresa.

Exceto que às vezes eles fazem isso de qualquer maneira.

Você já colocou seu telefone em uma mesa de vidro ou balcão de mármore e recebeu uma ligação? O barulho é suficiente para fazer os espectadores estremecerem e fazerem o telefone dançar pela superfície. Ou o contrário: um telefone aninhado no canto de um sofá pode muito bem estar em outra sala quando o motor háptico funciona.

Consulte Mais informação: Google ajustará vibrações em telefones Pixel com base no ambiente

A vibração adaptativa no Android 15 usará a entrada do microfone e outros sensores para determinar a intensidade do zumbido – menos potente em superfícies planas, motor de motocicleta totalmente ligado em almofadas macias. O Android observa que, embora os microfones e sensores do seu telefone estejam atentos à vibração adaptativa para funcionar, nenhum desses dados é gravado.

iPhone mostrando o erro Nenhum SIM disponível, com a bandeja do cartão SIM puxada para fora iPhone mostrando o erro Nenhum SIM disponível, com a bandeja do cartão SIM puxada para fora

Agora seu telefone não vai te assustar, mesmo quando estiver no modo vibratório.

Palash Volvoikar/CNET

Próximo recurso do Android que gostaria de ver no iOS 18: Bloqueio de detecção de roubo

Tanto o Google quanto a Apple incorporaram recursos para proteger seus dados caso seu telefone seja roubado, mas baseiam-se na suposição de que o telefone será bloqueado quando for furtado. A segurança biométrica e senhas longas não ajudarão se o telefone for arrancado de suas mãos enquanto você o usa.

Em resposta, o Google está lançando o Theft Detection Lock, que está chegando a dispositivos com Android 10 e posterior e usa aprendizado de máquina e dados de sensores para detectar o movimento repentino indicando que o telefone foi agarrado. Quando ativado, o telefone é bloqueado automaticamente por precaução, fornecendo as camadas normais de proteção de dados.

Você ainda ficaria abruptamente sem telefone, mas poderá tomar medidas (como impossibilitar a redefinição de fábrica do telefone) para dissuadir o ladrão de revendê-lo.

telefone no chão telefone no chão

Quanto mais maneiras de proteger seu telefone roubado ou perdido, melhor.

Angela Lang/CNET

E outro recurso do Android que eu gostaria no meu iPhone: Universal Back Gesture com Predictive Back

Tecnicamente, esta é uma nova modificação de um gesto antigo, mas o espírito é o mesmo. No Android, você pode deslizar da borda esquerda ou direita da tela para voltar ao ponto onde estava anteriormente, seja uma tela ou um aplicativo. É um controle universal que tem uma função rápida.

No Android 15, o gesto ganha Predictive Back, uma prévia do destino traseiro na lateral da tela. No momento, o iOS depende de dicas de navegação em aplicativos individuais para direcioná-lo de volta para onde estava antes.

Tenha em mente que até agora vimos apenas o primeiro desenvolvedor beta do iOS 18 e o segundo desenvolvedor beta do Android 15, então pode haver mais por vir quando os sistemas forem lançados. E sempre podemos esperar mais no próximo ano, ou talvez a Apple possa nos surpreender com adições tardias quando rumores de novos modelos do iPhone 16 forem revelados no outono. Para saber mais, veja como conferir as prévias do iOS 18 e do Android 15 se estiver curioso para saber o que está por vir.



Fuente