Se você esqueceu de passar protetor solar antes de sair hoje, considere este o seu lembrete. Você vai querer ter certeza de obter o FPS certo para se proteger dos raios UV prejudiciais, especialmente porque o verão de 2024 chega depois do ano mais quente já registrado.

Logotipo das dicas de saúde da CNET

Qual FPS você deve usar? FPSou fator de proteção solar, descreve a quantidade de energia solar necessária para produzir uma queimadura solar na pele protegida em relação à pele desprotegida, de acordo com a US Food and Drug Administration. A lógica seguiria, então, que usar um FPS mais alto ofereceria a você melhor proteção quando você estiver fora de casa, aproveitando os raios do sol.

O protetor solar com FPS mais alto é mais protetor de uma forma mensurável que realmente importa? A diferença testada entre FPS 30 e FPS 50 é pequena, de acordo com o Dr. Steven Daveluy, dermatologista certificado e diretor do programa do Departamento de Dermatologia da Wayne State University. Uma diferença de 96,7% de bloqueio vs. 98% de bloqueio, em um exemplo que ele deu. Pesquisas sobre pessoas que usam protetor solar na “vida real” sugeriram que FPSs mais altos são mais protetores, disse Daveluy em um e-mail.

Combine isso com o fato de que você provavelmente não está usando protetor solar suficiente – estudos mostram que as pessoas aplicam apenas 25% a 50% da quantidade que deveriam, disse Daveluy – e um FPS mais alto pode ser razoavelmente mais protetor.

“Você deve usar cerca de 30 ml de protetor solar para cobrir a cabeça, o pescoço, os braços e as pernas ao usar shorts e uma camiseta”, recomendou Daveluy, acrescentando que pessoas sem cabelo devem usar um pouco mais.

“Isso significa que seu tubo de protetor solar de 3 onças tem apenas três aplicações”, disse Daveluy. “A maioria das pessoas não está usando essa quantia.”

Consulte Mais informação: Melhor protetor solar facial

Quanto FPS você precisa em um protetor solar?

Associação da Academia Americana de Dermatologia recomenda seu protetor solar seja FPS 30 ou superior. Também é recomendado que você procure um protetor solar que tenha proteção de amplo espectro (proteja contra raios UVA e UVB) e certifique-se de que seja resistente à água.

“Se você seguir as recomendações para a quantidade adequada de protetor solar, então FPS 30 é ótimo”, disse Daveluy. Se você acha que está economizando nas camadas, no entanto, um FPS mais alto pode oferecer mais benefícios. Ele acrescentou que geralmente recomenda procurar pelo menos FPS 50 ou 60.

Consulte Mais informação: Não se preocupe: essas roupas podem ajudá-lo a se manter fresco em meio a altas temperaturas

O tom da pele importa na hora de escolher um FPS?

Pessoas com tons de pele mais escuros têm mais melanina, o que oferece alguma proteção contra os raios nocivos do sol. Por esse motivo, taxas de câncer de pele em pessoas de cor são menores do que as taxas em pessoas brancas, mas o risco não é zero. A pesquisa também sugere que pessoas de cor podem ser mais propensos a sofrer um diagnóstico tardio ou esquecido de câncer de pele, tornando os resultados mais perigosos. (Também é importante observar que o melanoma pode ter outras causas além da exposição à luz solar ou aos raios UV, e pode aparecer em áreas normalmente não expostas ao sol.)

“FPS 30 é o mínimo para todos”, disse Daveluy. Ele acrescentou que protetores solares coloridos podem ser mais adequados para tons de pele mais escuros, deixando menos um tom branco.

“Se você tem a pele muito clara, quanto maior [SPF] “Números podem ser uma boa ideia, especialmente se você não estiver usando a quantidade adequada, porque você verá as consequências do uso insuficiente mais facilmente”, disse Daveluy.

Existe algum “sinal de alerta” para protetor solar ou FPS?

Contanto que você esteja usando no mínimo FPS 30, aplicando-o corretamente e também procurando produtos de amplo espectro e resistentes à água, você já sabe o básico. Daveluy acrescentou que, para pessoas com pele sensível, encontrar um protetor solar mineral com “ingredientes ativos de zinco e/ou titânio” pode ser uma boa escolha.

Daveluy destacou outras medidas para se proteger do sol, incluindo usar um chapéu de aba larga, roupas com proteção solar e ficar na sombra quando possível. Mas não se esqueça de que o protetor solar tem um histórico de segurança comprovado que dura décadas, ele disse.

“Os maiores sinais de alerta para o uso de protetor solar são quaisquer pessoas ou relatos que tentam dizer que o protetor solar não é seguro”, disse Daveluy.

Consulte Mais informação: Você está aplicando protetor solar suficiente?



Fuente