Em um mundo onde os smartphones podem gerar emojis (e até receitas) instantaneamente, uma companhia telefônica está voltando ao básico, ou ficando “light”.

A empresa Light Phone, com sede em Nova York, afirma que seus dispositivos são projetados para serem usados ​​o mínimo possível. Em particular, a empresa tem como alvo as pessoas que querem uma pausa nos seus smartphones normais e no estilo de vida hiperconectado que os acompanha, em favor de uma existência mais desconectada.

Consulte Mais informação: Melhor telefone para 2024

“Nossos usuários descrevem as horas que voltam todos os dias e a tranquilidade que advém do uso mais intencional da Internet.” a empresa diz em seu site.

O Light Phone 3 é a versão mais recente. O telefone de terceira geração está disponível para encomenda por US$ 399 (o negócio é válido até 15 de julho) e será enviado em janeiro de 2025. Em Site da Light Phone a página de pré-encomenda tem um preço listado de US$ 799, que atualmente está riscado.

Como o chamado ‘telefone burro’, o Light Phone 3 pode ligar e enviar mensagens de texto, mas não há aplicativos, nem mídia social, nem e-mail, nem navegador de internet – e isso é intencional. A maior atualização do Light Phone 3 é um OLED de 3,92 polegadas em preto e branco. A empresa afirma que a nova tela “oferece melhorias significativas no desempenho e na usabilidade geral sem adicionar distrações desnecessárias”, em um comunicado à imprensa. Seu antecessor, o Light Phone 2, usava tela eletrônica de papel, tecnologia também encontrada em leitores eletrônicos populares. Mas na análise do Light Phone 2 da CNET, minha colega Jessica Fierro citou a tela do telefone como o ponto fraco.

“A tela do E Ink também responde menos do que a de um telefone típico e não consegui me acostumar com seu ritmo de digitação mais lento. Enviar um texto simples consumia muito tempo enquanto esperava a entrada de cada letra”, disse Fierro.

Uma mão segurando um Light Phone 3

A tela OLED é maior que a E Ink do Light Phone 2 e deve responder melhor.

Telefone leve

O Light Phone 3 também ganha um par de câmeras: uma de 50 megapixels na parte traseira e uma câmera selfie de 8 megapixels na frente. Há até um botão de obturador de hardware semelhante ao de uma câmera. Outras adições incluem uma porta USB-C, uma lanterna, um sensor de impressão digital e suporte 5G.

A chegada do Light Phone 3 ocorre em meio a um boom nos chamados telefones idiotas, ou telefones que oferecem uma experiência móvel básica com recursos simplificados que muitos de nós poderíamos ter usado décadas atrás. Um telefone idiota não será necessariamente para todos, mas pode ser o seu ingresso para uma desintoxicação digital, pelo menos por enquanto.



Fuente