“Finalmente.” Essa foi minha reação a muitos dos anúncios na palestra da Apple na WWDC em 10 de junho.

Quando a Apple disse que em breve as pessoas poderão personalizar os ícones de seus aplicativos do iPhone ou reorganizar a forma como os controles aparecem no Centro de Controle, não fiquei impressionado. A Apple anunciou telas iniciais estéticas personalizáveis ​​​​pela primeira vez em 2020 com iOS 14, e as atualizações de hoje parecem ter chegado cerca de quatro anos tarde demais para me fazer sentar e tomar nota. Em vez disso, fiquei me perguntando por que demorou tanto.

Eu não fui o único que se sentiu assim. A editora sênior da CNET, Lisa Eadicicco, observou que ela vinha pedindo metas de atividade mais personalizáveis ​​por dia e modo de descanso “para sempre”. Até a Apple reconheceu que “finalmente” redesenhou sua biblioteca de fotos do iOS para torná-la mais organizada.

Fui pego especialmente de surpresa pelo anúncio de que a Apple traria o aplicativo de calculadora para o iPad. “O que você quer dizer com o iPad ainda não tem calculadora?” Eu refleti para mim mesmo. Onde a Apple está escondendo isso? Ele simplesmente esqueceu de adicioná-lo até agora?

Não é como se uma calculadora fosse uma tecnologia complexa que vai além das capacidades de computação do iPad. Uma calculadora é uma ferramenta tão simples e básica que já era um “aplicativo” disponível em telefones antes mesmo de chamá-los de aplicativos. Presumi que não demoraria até 2024 para a Apple pensar que poderia ser uma ferramenta útil também para usuários de iPad.

Com a Apple, estou acostumado com a empresa me mostrando coisas que eu nunca soube que precisava. Mas agora, parece que estou tentando recuperar o atraso – e não apenas em termos de minhas expectativas.

Na WWDC, a Apple também anunciou que você finalmente seria capaz de espelhar a tela do seu iPhone e ver suas notificações no seu Mac. Este é um recurso que o Windows já oferece por meio do Phone Link da Microsoft, já que já era hora de a Apple entrar no movimento.

Terá sido mais fácil para a Apple integrar o espelhamento de tela do que para a Microsoft, já que a Apple possui e opera MacOS e iOS, enquanto o Windows precisa fazer parceria com outra empresa e sistema (Google e Android) para fazer o espelhamento funcionar. A Apple também já possui espelhamento de tela com a Apple TV – e já faz isso há anos. Além disso, o espelhamento de iPhone para Mac já está disponível para desenvolvedores. E ainda assim não chegou lá primeiro quando se tratou de oferecê-lo aos clientes.

As expectativas são sempre altas em qualquer evento da Apple, e isso se deve em grande parte à merecida reputação da empresa por nos impressionar com a tecnologia que anuncia. Pode não ser totalmente justo, mas quando você estabelece um legado de impressionar as pessoas, você também cria uma sensação de expectativa e entusiasmo pelo que vem a seguir. Não é de admirar, então, que o fato de a grande atualização da Apple para o iPad este ano ser a adição de uma calculadora não me surpreende, mas me faz dizer: “Finalmente”.

Tirei mais de 600 fotos com o iPhone 15 Pro e Pro Max. Veja meus favoritos

Ver todas as fotos



Fuente