A Apple afirma que atrasará o lançamento do Apple Intelligence, sua tecnologia fundamental de IA planejada para estreia ainda este ano, nos 27 países que compõem a União Europeia. Em comunicado divulgado na sexta-feira, a empresa disse que o Apple Intelligence e dois outros produtos, iPhone Mirroring e melhorias no SharePlay Screen Sharing, não serão lançados na UE este ano “devido às incertezas regulatórias provocadas pela Lei dos Mercados Digitais”.

A declaração, enviada à CNET pelo porta-voz da Apple, Fred Sainz, continua dizendo: “Os requisitos de interoperabilidade do DMA podem nos forçar a comprometer a integridade de nossos produtos de maneiras que colocam em risco a privacidade do usuário e a segurança dos dados”.

Em março, a Apple foi multada em 1,8 mil milhões de euros (1,95 mil milhões de dólares) quando a Comissão Europeia da Concorrência determinou que a empresa estava a impedir que os clientes fossem informados de que poderiam pagar menos pelos serviços de streaming.

A Apple Intelligence foi a maior novidade do recente evento WWDC da empresa, marcando sua entrada em uma arena cada vez mais lotada de players que buscam traçar o futuro da IA ​​generativa para o mercado consumidor. O plano da Apple inclui uma versão do ChatGPT para uso com Siri e redes de nuvem privada para manter a IA segura para seus clientes. Espera-se que esses recursos sejam lançados ainda este ano com o lançamento do iOS 18, iPad OS 18 e MacOS Sequoia. Versões beta de cada um devem ser lançadas neste verão. Versões beta dos recursos iPhone Mirroring e SharePlay Screen Sharing serão lançadas para desenvolvedores em 24 de junho, disse a Apple.

Em resposta à decisão da Apple, o porta-voz da UE, Thomas Regnier contado The Verge, “Os gatekeepers são bem-vindos a oferecer os seus serviços na Europa, desde que cumpram as nossas regras que visam garantir uma concorrência leal.”

A Apple disse em seu comunicado que trabalhará com a UE em uma solução para liberar suas novas tecnologias na União Europeia. Salientou em resposta à UE que, embora a Lei dos Mercados Digitais se destine às tecnologias móveis, o seu software MacOS também é afetado pela funcionalidade iPhone Mirroring, que permite ao utilizador assumir o controlo do ecrã do iPhone com o seu computador Mac.



Fuente