Viva Tung/CNET; Getty Images

Antes da pausa nos pagamentos relacionada à pandemia, que começou em março de 2020, mais de 8 milhões de tomadores de empréstimos federais estavam inadimplentes com seus empréstimos estudantis.

Se o pagamento do seu empréstimo estudantil estiver atrasado por mais de 270 dias, seus empréstimos podem estar em inadimplência. Uma vez que os empréstimos estudantis estão em inadimplência, eles geralmente não são mais elegíveis para programas de perdão e outros benefícios federais de empréstimos estudantis. Mas há um novo programa que pode ajudá-lo a recuperar a situação regular dos seus empréstimos e qualificar-se para alívio da dívida.

O programa Fresh Start é uma oferta única do Departamento de Educação que permite que você tire seus empréstimos estudantis do status de inadimplência, ao mesmo tempo em que oferece muitos outros benefícios. Mas há um prazo: você precisa se inscrever até 30 de setembro de 2024. Veja como funciona.

Consulte Mais informação: Plano de perdão de empréstimos estudantis de Biden está suspenso. Especialistas avaliam o que vem por aí para o plano SAVE

O que é o Programa Fresh Start?

“A Fresh Start Initiative é a melhor oportunidade para tirar os empréstimos estudantis do inadimplemento.”

O programa Fresh Start é um programa temporário e único do Departamento de Educação que pode ajudá-lo a tirar a inadimplência de seus empréstimos estudantis. Seus empréstimos são considerados inadimplentes se você perdeu mais de 270 dias de pagamento deles. O Fresh Start tem um processo de inscrição simples e pode retornar seus empréstimos ao status de reembolso ativo dentro de quatro a seis semanas.

Normalmente, os mutuários têm duas opções para sair do inadimplemento: consolidação de empréstimos estudantis e reabilitação, que podem levar vários meses. O Fresh Start está substituindo temporariamente a reabilitação – e oferece vários benefícios adicionais.

“A Fresh Start Initiative é a melhor oportunidade para tirar empréstimos estudantis da inadimplência”, disse o especialista em auxílio financeiro e revisor do CNET Money Expert, Mark Kantrowitz.

Benefícios atuais para tomadores de empréstimos estudantis federais inadimplentes

Entre agora e o final de setembro, todos os mutuários recebem automaticamente as seguintes vantagens:

  • Pausa nas coleções: O Departamento de Educação interrompeu as atividades de cobrança de empréstimos inadimplentes a partir de março de 2020. Você não receberá ligações de cobrança nem estará sujeito a salário, restituição de impostos ou penhora da Previdência Social. Se seus empréstimos saírem da inadimplência, você não precisará se preocupar com atividades de cobrança, desde que mantenha seu pagamento mensal em dia.
  • Alterações nos relatórios de crédito: O governo também informará seus empréstimos como em dia às agências de crédito, para que você não veja suas contas em cobrança no seu relatório de crédito.
  • Acesso a ajuda financeira e empréstimos garantidos pelo governo: Você poderá se qualificar para auxílio estudantil federal novamente, como bolsas, estudo e trabalho e empréstimos estudantis. Você também poderá acessar outros tipos de empréstimos garantidos pelo governo, como Hipotecas FHA.

Depois de se inscrever no Fresh Start, você também receberá estes benefícios adicionais:

  • Retornar à situação regular: Seus empréstimos serão retirados da inadimplência e voltarão ao “status de reembolso”. Eles também serão transferidos do Grupo de Resolução de Inadimplência para um novo gestor de empréstimos.
  • Atualização do histórico de crédito: Ao usar o Fresh Start, você pode remover o registro de inadimplência de seu histórico de crédito.
  • Acesso a planos e proteções federais: Você poderá escolher qualquer plano de pagamento federal, como o plano padrão de 10 anos, o plano graduado ou um plano de pagamento baseado em renda. Você também terá acesso a adiamento e tolerância se precisar adiar pagamentos no futuro.
  • Elegibilidade renovada para perdão de empréstimo: Seus empréstimos federais restaurados também serão elegíveis para programas federais de perdão, como Perdão de empréstimo de serviço públicoPerdão de Empréstimo para Professores ou o programa Economizando em uma Educação Valiosa.

Seus empréstimos irão automaticamente para o plano de pagamento padrão de 10 anos depois que saírem do default. Mas você pode solicitar um plano baseado em renda no site Federal Student Aid.

O Fresh Start pode me ajudar a obter o perdão do empréstimo estudantil?

Sim. Um grande benefício do Fresh Start é que ele restaura seu acesso a programas de perdão de empréstimos estudantis, como o Perdão de Empréstimos de Serviço Público e o Perdão de Empréstimos de Professores. Cada programa tem seus próprios requisitos de elegibilidade específicos, como trabalhar no serviço público por um certo número de anos e pagar seus empréstimos de volta em um plano de pagamento qualificado.

Você também pode se qualificar para ter seu saldo restante perdoado se você se qualificar para um plano de pagamento baseado em renda. O plano SAVE, por exemplo, oferecerá perdão de empréstimo após 10 a 25 anos, dependendo do seu saldo de empréstimo original e tipo de empréstimo. Os outros planos IDR perdoarão qualquer saldo restante após 20 ou 25 anos de pagamentos.

Há mais boas notícias para os mutuários que usam o Fresh Start – suas contagens de pagamentos não serão reiniciadas em zero, então você pode estar no caminho certo para receber o perdão por meio de um programa ou plano de IDR.

“[Borrowers] receberão crédito por meses de inadimplência… desde março de 2020 até a data em que não estavam mais em inadimplência devido à iniciativa Fresh Start”, disse Kantrowitz. “Eles também recebem crédito por pagamentos qualificados feitos antes de entrarem em inadimplência.”

Mesmo que você não se qualifique para programas de perdão, inscrever-se em um IDR pode ajudar a reduzir sua conta mensal de empréstimo estudantil. De acordo com o Departamento de Educação, 80% dos tomadores de empréstimo Fresh Start mudam para um plano de pagamento baseado em renda. Cerca de metade dos tomadores de empréstimo Fresh Start se qualificam para $0 pagamentos mensais em um plano IDR, enquanto 60% pagam menos de US$ 50 por mês em seus empréstimos estudantis.

Como posso saber se meus empréstimos estão inadimplentes?

Como os pagamentos de empréstimos estudantis foram pausados ​​por mais de três anos, você pode não ter certeza se seus empréstimos estão em inadimplência. Existem algumas maneiras de verificar o status dos seus empréstimos:

  • Entre em contato com seu gestor de empréstimo: Seu prestador de serviços de empréstimo gerencia seus empréstimos estudantis e pode informá-lo sobre o status deles. Você pode encontrar seu prestador de serviços de empréstimo acessando sua conta Federal Student Aid em AjudaEstudantil.gov com seu ID FSA, que é seu nome de usuário e senha exclusivos. Alternativamente, você pode ligar para o Centro Federal de Informações sobre Auxílio ao Estudante no número 1-800-433-3243.
  • Faça login em sua conta do Federal Student Aid: Você também pode encontrar o status do seu empréstimo dentro da sua conta Federal Student Aid. No painel, você deve ver uma lista dos seus empréstimos federais estudantis, incluindo seus saldos, taxas de juros e status de pagamento.
  • Revise seu relatório de crédito: Outra opção é revisando seu relatório de créditoque listará todos os empréstimos estudantis que estão em inadimplência. Você pode obter uma cópia gratuita do seu relatório de crédito semanalmente em AnnualCreditReport.com. No entanto, entrar em contato com seu gestor de empréstimos ou fazer login em sua conta do Federal Student Aid é provavelmente sua melhor aposta, pois seu relatório de crédito pode não conter as informações mais atualizadas.

Todos os empréstimos se qualificam para o Programa Fresh Start?

Qualquer mutuário de empréstimo federal estudantil pode se qualificar para o Fresh Start, mas nem todos os tipos de empréstimo são elegíveis. Esses empréstimos são todos elegíveis para o Fresh Start:

  • Empréstimos diretos, como empréstimos diretos subsidiados, empréstimos diretos não subsidiados e empréstimos diretos PLUS
  • Empréstimos federais para educação familiar
  • Empréstimos Perkins detidos pelo Departamento de Educação

No entanto, os seguintes tipos de empréstimos não são elegíveis para o Fresh Start:

  • Empréstimos Perkins detidos por escolas
  • Empréstimos do Programa de Assistência à Educação em Saúde
  • Empréstimos que fazem parte de litígios em andamento com o Departamento de Justiça dos EUA
  • Empréstimos diretos ou do programa FFEL que entram em inadimplência após o fim da pausa de pagamento do COVID-19

Se você tem um empréstimo federal estudantil que não se qualifica para o programa Fresh Start, você pode escolher a consolidação de empréstimos para substituir seus empréstimos não qualificados por um novo Empréstimo Direto. Isso tirará seus empréstimos do default se você concordar em entrar em um plano de pagamento baseado em renda.

No entanto, você deve consolidar rapidamente. Embora tecnicamente seja possível consolidar a qualquer momento, agora você poderá maximizar suas opções de perdão se consolidar antes do final de junho.

Observação: A consolidação de seus empréstimos irá tirá-los do status de inadimplência, mas não removerá o registro de inadimplência de seu relatório de crédito.

Como se inscrever no programa Fresh Start

Há três maneiras de se inscrever no Fresh Start:

  1. On-line: Você pode se inscrever no Fresh Start online acessando sua conta em myeddebt.ed.gov. Esta é provavelmente a opção mais fácil se você souber seu login.
  2. Pelo telefone: Ligue para o Grupo de Resolução Padrão do Departamento de Educação em 1-800-621-3115 (o número TTY é 1-877-825-9923). Esta chamada levará cerca de 10 minutos.
  3. Por carta: Envie uma carta para PO Box 5609, Greenville, TX 75403. Junto com sua solicitação para se inscrever no Fresh Start, escreva seu nome, endereço para correspondência, data de nascimento e número do Seguro Social. Sua carta deve ter o carimbo postal antes de 1º de outubro de 2024.

O que acontece se eu perder o prazo do Fresh Start?

Se você perder o prazo para se inscrever no Fresh Start, você ainda pode consolidar empréstimos federais para tirá-los do default. Mas sua contagem de pagamentos pode reiniciar em zero, o que significa que você precisará fazer pagamentos por mais 10 a 25 anos se estiver trabalhando para obter perdão.

Sua outra opção, reabilitação de empréstimo, removerá o inadimplemento do seu relatório de crédito, mas demora muito mais. Você terá que fazer nove pagamentos integrais ao longo de 10 meses para tirar seus empréstimos do inadimplemento. Você pode usar a reabilitação apenas uma vez (embora ter usado o Fresh Start anteriormente não conte contra essa chance única). Você pode aprender mais sobre reabilitação de empréstimo em StudentAid.gov.

Fuente