Depois do meu primeiro passeio brilhante, o próximo EX30 da Volvo se tornou meu novo EV mais esperado para 2024. Em minhas próprias palavras, é “um valor EV que vale a pena esperar”. Infelizmente, parece que os futuros proprietários e titulares de reservas terão que esperar um pouco mais para chegar a sua vez ao volante. As entregas foram adiadas para 2025, pois a montadora transfere a produção do SUV elétrico compacto acessível da China para sua fábrica em Ghent, Bélgica, em reação ao aumento das tarifas sobre EVs fabricados na China.

O EX30 me impressionou durante minha pré-produção inicial com seu excelente desempenho e seu uso inteligente de materiais sustentáveis ​​para criar uma sensação premium, mas um interior minimalista. Além disso, eu estava ansioso para ver como as estimativas da Volvo de até 275 milhas de alcance a um preço inicial abaixo de US$ 40 mil se traduziriam em realidade. Em janeiro, o EX30 encontrou seu primeiro obstáculo quando a montadora adiou as entregas esperadas para o final de 2024 enquanto resolvia problemas de software.

Na quarta-feira, a montadora informou aos varejistas e clientes de pré-encomenda do EX30 que “a introdução do EX30 nos EUA será adiada com uma data de entrega prevista para 2025 a ser anunciada”, de acordo com um porta-voz da Volvo. O plano original da Volvo era iniciar a produção global do EX30 na China antes de adicionar produção adicional a partir de 2025 nas suas instalações na Bélgica para atender às necessidades dos compradores europeus. No entanto, a nova tarifa de 100% da administração Biden nos carros elétricos fabricados na China tornou o preço baixo do EX30 irrealista e forçou a Volvo a alterar esse roteiro, colocando a fábrica de Ghent online mais cedo do que o previsto e aumentando as estimativas de produção para essa fábrica para acomodar veículos com destino aos EUA.

O EX30 estava pronto para atacar o trono EV acessível recentemente abdicado pelo falecido Chevrolet Bolt EV. Os atrasos significam que, quando o concorrente da Volvo chegar aos compradores dos EUA, ele pode ter que competir com o Bolt de próxima geração e com os recém-chegados acessíveis como EV3 da Kia.

Apesar dos contratempos, a Volvo diz que o EX30 ainda é extremamente importante para o roteiro de veículos elétricos da marca na América do Norte. “É importante ressaltar que continuamos comprometidos em trazer o EX30 para os EUA e estamos trabalhando duro para colocá-lo nas mãos dos clientes”, disse um representante da Volvo à CNET por e-mail. “O EX30 continua a ser uma pedra angular da transformação estratégica contínua da Volvo Cars e reflete a nossa ambição de construir carros onde os vendemos, tanto quanto possível.”

Falando em construir carros onde você os vende, o maior SUV elétrico EX90 da Volvo também viu sua cota de obstáculos e atrasos, mas finalmente iniciou a produção no início deste mês. na fábrica da montadora em Charleston, Carolina do Sul com o primeiro exemplo previsto para chegar aos motoristas americanos ainda este ano.



Fuente