Eles acabaram de enviar a pira olímpica para os céus de Paris em um balão de ar quente? A pira é um balão de ar quente? Ela vai ficar flutuando no céu por duas semanas? Se você assistiu à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris na sexta-feira, pode ter essas perguntas e muito mais.

Resumindo a história: o caldeirão ficará no chão durante o dia, mas ao pôr do sol de cada noite, um balão o levará ao céu, mas ele permanecerá preso ao chão.

O caldeirão tem 30 metros (98 pés) de altura com um anel de fogo de 7 metros de diâmetro (22 pés). Ele voará 60 metros (196 pés) acima do solo do pôr do sol até as 2 da manhã. “Voar” não é bem certo, pois ele ainda estará preso ao solo, mas estará no ar. E o balão em si não é um balão de ar quente tradicional, embora pareça um. A chama é 100% elétrica.

Normalmente, a pira é acesa enquanto está no chão no principal estádio olímpico, e permanece no chão, sua chama queimando intensamente, durante toda a duração dos Jogos. Mas a cerimônia de Paris foi diferente em muitos aspectos. Os atletas não marcharam para um estádio, em vez disso, eles estavam em barcos flutuando no Rio Sena da cidade. Então não havia um grande estádio onde a cerimônia terminasse e onde uma pira pudesse ser colocada e acesa.

Em vez disso, vários atletas diferentes, alguns franceses, alguns de outras nações, incluindo os EUA, passaram a chama olímpica adiante, de atleta para atleta, até que ela chegasse ao Jardin des Tuileries, perto do famoso Museu do Louvre. Então, os Jogos prestaram homenagem à história histórica dos balões de ar quente da França. O primeiro voo de balão de ar quente ocorreu em Paris em 1783 deste local, com um balão mais potente fazendo o mesmo dias depois, do mesmo local. Um século depois, em 1878, o engenheiro francês Henri Giffard inventou o “balão cativo”, composto por um balão a gás e um guincho a vapor.

“O acendimento da Pira é sempre um destaque nos Jogos, porque sinaliza o início dos Jogos”, disse Tony Estanguet, presidente de Paris 2024. em um comunicado. “Com um Caldeirão Voador, queríamos prestar homenagem ao espírito de ousadia, criatividade, inovação — e às vezes loucura! — da França, no coração do DNA de Paris 2024.”

A chama 100% elétrica não queima combustível. O anel de fogo usa 40 holofotes de LED para iluminar a nuvem criada por 200 bicos de nebulização de alta pressão.

“Graças a uma inovação da EDF (empresa de energia elétrica estatal da França), a pira de Paris 2024 brilhará pela primeira vez com uma chama 100% elétrica”, disse Luc Rémont, presidente e CEO da EDF. “Essa ‘revolução elétrica’ foi possível graças ao trabalho monumental realizado por nossas equipes e pelo designer Mathieu Lehanneur. Sua criatividade e força inovadora tornaram possível projetar uma chama sem combustão de combustível fóssil, uma chama feita de água e luz. O futuro é elétrico, e as equipes da EDF estão orgulhosas de terem feito história ao ajudar a tornar Paris 2024 uma Olimpíada mais sustentável e responsável.”

As Olimpíadas de Paris acontecem até 11 de agosto.



Fuente