Uma indisponibilidade da Microsoft que começou na quinta-feira à noite prejudicou companhias aéreas e empresas financeiras, de saúde e energia em todo o mundo, resultando para muitos em uma “tela azul da morte” em seus computadores de trabalho. Em resposta, a Microsoft lançou no sábado uma ferramenta de recuperação para ajudar a reparar máquinas Windows afetadas pelo bug, um dia após a CrowdStrike fornecer instruções sobre como consertar um PC travado.

CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software protege pequenas e grandes empresas de ataques cibernéticos e outras ameaças online, disse que causou a interrupção quando enviou uma atualização de software com uma falha, travando computadores Windows que executavam o software da empresa. O bug não afeta computadores Mac e Linux. “Entendemos a gravidade desta situação e lamentamos profundamente a inconveniência e a interrupção”, disse a empresa em um comunicado.

Logotipo da CNET Tech Tips

A precipitação foi enorme. Viajantes do aeroporto ficaram retidos. Consultas no hospital foram adiadas ou canceladas. E funcionários não conseguiram trabalhar, tudo por causa dessa atualização de software, que causou a infame tela azul da morte em PCs Windows com a falha CrowdStrike.

Agora, enquanto a maioria das pessoas simplesmente tem que esperar que o problema seja resolvido, se você estiver do outro lado do problema e for você quem está lidando com a tela azul da morte no seu PC, há uma solução, que o próprio CrowdStrike publicou em seu site.

tela azul da morte tela azul da morte

Se você vir isso, significa que seu sistema travou.

Imagens Getty

Como consertar seu PC Microsoft Windows afetado pelo bug CrowdStrike

A Microsoft lançou no sábado em seu Microsoft Download Center uma ferramenta USB que ele disse que pode ajudar os administradores de TI com o processo de reparo. A ferramenta requer que você tenha privilégios administrativos e uma chave de recuperação do BitLocker para cada PC Windows. A Microsoft também etapas de recuperação publicadas para consertar PCs que reiniciam continuamente devido à atualização defeituosa do CrowdStrike.

Na sexta-feira, a CrowdStrike disse que identificou o problema e enviou uma correção. “Nós encaminhamos os clientes para o portal de suporte para obter as últimas atualizações e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site.”

A primeira coisa que você deve tentar para resolver a tela azul da morte é reinicie o seu computador Windows até que a correção do CrowdStrike seja aplicadaO CEO da CrowdStrike, George Kurtz, apareceu na sexta-feira em Programa “Today” da NBC e disse: “Muitos clientes estão reiniciando o sistema e ele está voltando a funcionar porque nós o consertamos.”

Isso de fato funcionou para muitas pessoas. Este usuário no X obtiveram sucesso após reiniciar seus computadores diversas vezes. Microsoft também disse que recebeu feedback de que várias reinicializações (até 15) foram eficazes.

No entanto, se você ainda estiver tendo problemas mesmo após a reinicialização, CrowdStrike recomenda inicializando no modo de segurança e depois excluindo o arquivo corrompido. Isto é o que a empresa detalha no site da CrowdStrike:

  1. Inicialize seu computador Windows no Modo de Segurança ou no Ambiente de Recuperação do Windows.
  2. Navegue até o diretório %WINDIR%\System32\drivers\CrowdStrike.
  3. Localize o arquivo correspondente a “C-00000291*.sys” e exclua-o.
  4. Inicialize o host normalmente.

Observação: Hosts criptografados com Bitlocker podem exigir uma chave de recuperação.

Se você estiver lidando com uma nuvem pública ou outro ambiente virtual, há uma solução diferente para você que a CrowdStrike recomenda, que você pode usar confira no site.



Fuente