Buscar refrigerantes probióticos e prebióticos é uma escolha que muitos amantes de refrigerantes fazem porque você obtém o sabor ácido de um refrigerante mais açucarado com o potencial de alguns benefícios à saúde, como fibras ou bactérias boas. No entanto, refrigerante ainda é refrigerante, independentemente dos aditivos de saúde dos fabricantes. Pode haver açúcares adicionados e até mesmo ingredientes ácidos que podem danificar os dentes.

Quão ruins são os refrigerantes probióticos para os seus dentes? Entrevistamos especialistas para ver o quão prejudiciais as bebidas probióticas podem ser para a sua saúde bucal. Aqui está o que você precisa saber.

O que são bebidas prebióticas?

Os probióticos são bactérias vivas que você pode consumir, que são seguras e ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, de acordo com Hospital Hartford. Você também pode ver a palavra prebiótico sendo usada no mundo dos refrigerantes saudáveis. Os prebióticos agem como alimento para bactérias boas e vêm na forma de fibras. O tipo de fibra comumente usado em refrigerantes prebióticos é chamado de inulina.

Chá de Kombucha ou bebida de chá gelado Chá Kombuchá ou bebida de chá gelado

gorchittza2012/Getty Images

Você pode encontrar muitos refrigerantes prebióticos e probióticos no mercado. Poppi é um refrigerante prebiótico popular que fornece fibra na forma de inulina. Olipop é outra marca com adição de fibra que traz o delicioso efervescente exclusivo. Culture POP é uma variedade probiótica viva, e Spare Food Probiotic Sparkling Tonics fornece probióticos de soro de leite. Você também pode ver bebidas de kombuchá listadas nos cabeçalhos de bebidas probióticas. Esta é uma bebida probiótica fermentada que tem um sabor forte.

A ligação entre bebidas probióticas e saúde bucal

Essas bebidas geralmente vêm em sabores tentadores, como combinações de frutas vermelhas, limão, lima, baunilha e gengibre. Como elas alcançam esses sabores pode depender da marca. Algumas têm açúcar adicionado e usam adoçantes alternativos como estévia.

Logotipo das dicas de saúde da CNET Logotipo do CNET Health Tips

Outros refrigerantes saudáveis ​​usam sucos de frutas, incluindo componentes altamente ácidos como suco de limão. Alguns até usam temperos orgânicos. Até mesmo o ácido acético no kombucha dá a ele um pH mais baixo e seu toque ácido característico.

Com todos os açúcares adicionados e componentes ácidos, as bebidas probióticas são boas para os dentes? VIP Smiles Odontologia Familiar descreve como os refrigerantes tradicionais podem ser prejudiciais aos dentes devido ao conteúdo ácido e aos açúcares, que podem amolecer o esmalte, a cobertura externa proativa do dente que previne cáries. O esmalte não volta a crescer, por isso é importante protegê-lo.

De acordo com a VIP Smiles Family Dentistry, refrigerantes saudáveis ​​geralmente têm vinagre de maçã e ácido cítrico, que são ácidos o suficiente para corroer o esmalte dos seus dentes. Embora a carbonatação não seja um fator massivo em riscos à saúde bucal, qualquer açúcar adicionado em refrigerantes tradicionais e marcas de refrigerantes saudáveis ​​também pode danificar o esmalte ou causar cáries.

O que os especialistas têm a dizer sobre bebidas probióticas

Dr. Zev Schulhof de Implantes icônicos deu um resumo sobre como as bebidas prebióticas e probióticas afetam a saúde bucal e como mitigar quaisquer riscos:

“A maioria dos refrigerantes não é ótima para a saúde bucal. Sua alta acidez e níveis de açúcar podem causar estragos no esmalte dos dentes, levando à erosão e à cárie.” Schulhof acrescentou que refrigerantes prebióticos e probióticos geralmente têm níveis mais baixos de acidez e açúcar, então eles não são tão prejudiciais ao esmalte dos dentes quanto os refrigerantes tradicionais. “Eles ainda não são totalmente inofensivos, no entanto — eles simplesmente não são tão ruins. Também pode haver ingredientes exclusivos dessas bebidas que são prejudiciais ao esmalte dos dentes, por exemplo, as bebidas Poppi têm vinagre de maçã, que é um ingrediente altamente ácido e ruim para os dentes”, disse Schulholf.

Schulhof recomenda beber qualquer tipo de refrigerante e bebidas ácidas com um canudo para mitigar os danos que essas bebidas podem causar ao esmalte dos dentes. “Além disso, é uma ótima ideia enxaguar a boca com água depois de tomar esses tipos de bebidas, ou melhor ainda se você puder escovar os dentes ou usar enxaguante bucal”, ele acrescentou.

Dentista verificando os dentes do paciente. Dentista verificando os dentes do paciente.

Tunvarat Pruksachat/Getty Images

Dentista Geral Dr. David Chen dá mais algumas boas notícias sobre bebidas probióticas.

“Apesar das notícias sombrias acima, os probióticos e prebióticos presentes nas bebidas podem ser úteis para a saúde bucal. pesquisar indicando que tomar probióticos pode potencialmente melhorar a saúde periodontal”, disse Chen.

“No geral, eu diria que esses refrigerantes probióticos e prebióticos são mais saudáveis ​​do que os refrigerantes açucarados típicos, mas água pura ainda é a melhor. Contanto que você os beba com moderação, eles são uma alternativa melhor para refrigerantes açucarados. No entanto, se você beber uma quantidade excessiva deles, você corroerá quaisquer benefícios que eles possam ter tido para começar”, acrescentou Chen.

Equilibrando os benefícios e riscos das bebidas probióticas

A realidade desses refrigerantes saudáveis ​​é que eles são uma mistura completa. Você obterá os benefícios de reforço intestinal dos probióticos e prebióticos. Isso geralmente não é uma alegação falsa ou um golpe. O Hartford Hospital afirma que esses tipos de bebidas são seguros para consumo pela maioria das pessoas. A fibra pode causar desconforto gastrointestinal se estiver em doses altas o suficiente ou se alguém tiver síndrome do intestino irritável.

Você tem que pesar os benefícios para a saúde intestinal contra o risco para sua saúde bucal. Se você quiser obter o melhor dos dois mundos, você pode tentar consumir essas bebidas usando algumas dicas adicionais do Associação Odontológica Americana:

  • Não agite nem segure a bebida na boca; engula imediatamente.
  • Os laticínios podem neutralizar os ácidos, então beba leite ou coma queijo depois de consumir essas bebidas.
  • Escove os dentes uma hora ou mais depois de consumir alimentos ácidos para que sua saliva possa lavar os ácidos e seu esmalte possa endurecer um pouco novamente.

Mulher escovando os dentes. Mulher escovando os dentes.

MoMo Produções/Getty Images

Demasiado longo; não leu?

Bebidas probióticas e prebióticas podem ser uma maneira legítima de obter esses componentes que estimulam o intestino em sua dieta. Esses tipos de bebidas têm fibras e bactérias boas adicionadas para seu intestino. Várias marcas vêm até mesmo em sabores atraentes como morango, baunilha ou frutas silvestres e limão. Com esses sabores divertidos podem vir açúcares adicionados ou propriedades ácidas. Açúcares e ácidos podem corroer o esmalte dos dentes e causar cáries. Para garantir que você esteja consumindo essas bebidas com mais segurança, limite a quantidade que você bebe, use um canudo ou enxágue a boca depois.



Fuente