Não há nada pior do que Wi-Fi lento quando você está tentando assistir às Olimpíadas via streaming. Você precisa de internet rápida para praticamente tudo: trabalhar em casa, instalar gadgets domésticos inteligentes ou apenas relaxar com um pouco de Netflix no final do dia. Se sua conexão sempre parece instável, independentemente de qual provedor de serviços de internet você tem ou quantos dispositivos estão conectados, há uma maneira simples de otimizar sua rede Wi-Fi que leva apenas alguns minutos.

Há muitos fatores que determinam as velocidades da internet, e embora haja alguns truques ou diretrizes que você pode seguir para melhorar as velocidades e a cobertura sem fio gerais em sua casa, um dos fatores mais cruciais é a localização do seu roteador. E o melhor lugar nem sempre é onde o técnico o configura.

Então, se você estiver organizando uma festa de exibição ou assistindo The Eras Tour (Taylor’s Version) em loop, continue lendo para saber sobre o melhor lugar em sua casa para seu roteador e outros truques para Wi-Fi mais rápido. Você também pode conferir nossas escolhas para os melhores roteadores Wi-Fi 6, os melhores roteadores mesh e os melhores extensores Wi-Fi. (Se você tem um roteador mesh, confira nosso guia para onde e como configurá-lo corretamente também.)

Consulte Mais informação: Análise da Internet residencial da T-Mobile

Escolha o roteador certo para o seu espaço

Primeiro as coisas mais importantes: tudo começa com escolhendo o roteador certo ou outro equipamento. Nem todos os roteadores são iguais e o tamanho e o layout da sua casa determinarão que tipo de rede sem fio você precisa.

Para a maioria dos apartamentos e casas menores (abaixo de 1.500 pés quadrados), um único ponto de acesso sem fio deve ser suficiente. Dito isso, se o seu roteador tiver vários anos, você pode considerar fazer um upgrade para um modelo mais novo com suporte para 802.11axou Wi-Fi 6. Essa é a última geração da tecnologia Wi-Fi e lhe dará as velocidades sem fio mais rápidas possíveis e a melhor cobertura geral.

Logotipo do CNET Home Tips

Para casas maiores e de vários andares, vale a pena considerar fazer o upgrade para uma rede mesh para oferecer cobertura consistente em toda a casa. Depois que o ponto de acesso principal estiver instalado, se você perceber que um canto distante da sua casa não tem cobertura wireless sólida, basta adicionar outro nó a essa área. Problema resolvido.

Para saber mais, confira nosso lista dos melhores roteadores mesh do ano (nossa principal escolha é o TP-Link Deco W7200que atualmente custa US$ 199 no Walmart). Se precisar de alguma orientação adicional, consulte nosso guia de compra de roteador.

Vale ressaltar que o local onde você coloca o ponto de acesso principal ainda importa, independentemente de você ter um único ponto de acesso ou uma rede mesh.

OK, então qual é o melhor lugar para colocar seu roteador?

Roteador TP Link em fundo azul Roteador TP Link em fundo azul

Confira todos os diferentes roteadores disponíveis para você: roteadores Wi-Fi, redes mesh e muito mais.

Chris Monroe/CNET

Quando você se muda para uma nova casa ou apartamento, o modem geralmente é instalado ao longo da parede em um dos cantos mais distantes da casa. Isso ocorre simplesmente porque é onde a linha entra na casa e o trabalho do técnico é configurar a conexão — não otimizar sua rede. Essa parte é sua.

É tentador deixar tudo onde o técnico configurou. Mas é improvável que esse seja um local ideal para ter seu roteador.

Escolha uma localização central

Os roteadores enviam o sinal em todas as direções, então se ele for deixado no canto da sua casa, uma porcentagem significativa da sua cobertura sem fio está sendo enviada para fora da sua casa. É por isso que sua melhor aposta é mover o roteador para um local central para otimizar o sinal.

Instalar um roteador do outro lado da casa a partir do modem pode ser problemático. Pode exigir a passagem manual de um cabo Ethernet especialmente longo sob o piso ou ao longo da parte inferior das paredes ou a ajuda de adaptadores de rede de linha de energia, que usam a fiação elétrica da sua casa para passar um sinal de internet de ponto a ponto. Mas a cobertura sem fio melhorada valerá a pena. Hallie Seltzer, da CNET, descobriu o quão eficazes os cabos podem ser quando testou as velocidades de Wi-Fi vs. Ethernet em sua casa.

Levante o roteador

Os roteadores tendem a espalhar seus sinais mais fortes para baixo, então é melhor montar o roteador o mais alto possível para maximizar a cobertura. Tente colocá-lo no alto de uma estante ou montá-lo na parede em um lugar discreto.

Pesquise online e você encontrará muitos suportes de parede personalizados, feitos para roteadores específicos, como esta montagem de stick-up para o Eero Pro 6 roteador mesh. Se você está com dificuldades para encontrar um bom lugar elevado, algo assim pode ser uma ótima solução.

Evite outros eletrônicos

Tente escolher um local que esteja longe de outros eletrônicos e grandes objetos de metal. Quanto mais paredes, grandes obstruções e eletrônicos estiverem perto do seu roteador, maiores são as chances de que algo interfira no sinal.

Um tipo de dispositivo eletrônico que deve ser especialmente evitado é o micro-ondas, que emite um sinal forte na banda de 2,4 GHz, a mesma banda sem fio em que seu roteador opera. Você também deve ter cuidado para não colocar seu roteador atrás de uma TV grande, o que pode causar interferência eletrônica e, ao mesmo tempo, bloquear ou interromper fisicamente o sinal.

Junto com eletrônicos, fique de olho em móveis volumosos e coisas do tipo que podem estar limitando o alcance do sinal. O Wi-Fi não viaja bem pela água, por exemplo, então se você tem um aquário em casa, tente evitar situações em que ele fique entre o roteador e o dispositivo que precisa se conectar.

Essas antenas estranhas realmente importam

Alguns roteadores não têm antenas, mas alguns têm até oito. Essas antenas ajudam a direcionar o sinal. Se houver duas ou mais antenas no seu roteador, não as posicione todas na mesma direção.

Em vez disso, deixe-as perpendiculares uma à outra — posicione uma horizontalmente e a outra verticalmente. Ou mude levemente a posição de todas as antenas para cobrir uma ampla faixa de ângulos. Talvez você tenha que experimentar um pouco para encontrar a configuração mais eficaz.

O sinal de cada uma dessas antenas sairá como uma onda viajando em todas as direções, e essa onda será perpendicular à própria antena, então uma antena vertical será mais útil em casas térreas, enquanto uma antena horizontal ou angular emitirá um sinal que viaja para cima, o que pode ser mais útil em uma casa de vários andares.

netspot.jpg netspot.jpg

Um software de mapeamento de Wi-Fi como o NetSpot pode ajudar você a visualizar a força da sua rede, facilitando o tratamento dos pontos fracos.

Captura de tela por Matt Elliott/CNET

Mapeie seu sinal

Em situações de pior cenário, pode ser útil mapear o sinal em sua casa para ver onde pode haver lacunas ou áreas problemáticas em sua cobertura. Vários anos atrás, usamos o Software NetSpot para mapear a intensidade do sinal em todo o CNET Smart Home — no final, demos uma boa olhada nos pontos fracos da nossa rede Wi-Fi, o que nos ajudou a reforçar as coisas movendo nosso hardware para locais mais adequados.

Se você está pensando em atualizar seu roteador, não deixe de conferir Escolhas da CNET para os melhores roteadores. Para casas com crianças, certifique-se de explore os controles parentais do seu roteadortambém.



Fuente