Você perdeu o desfile planetário de 3 de junho, quando seis planetas se alinharam no céu? Uma segunda chance está chegando. Em agosto, quando os observadores de estrelas terão novamente a oportunidade de ver seis planetas no céu ao mesmo tempo. Esses eventos, conhecidos como alinhamentos planetários ou desfiles planetários, não são tão raros quanto alguns outros eventos astrológicos. Mas 2024 trouxe um eclipse solar total, Aurora Boreal e o desfile de seis planetas de junho, então foi um bom ano para astrônomos de quintal.

O horário nobre para o desfile dos planetas será na manhã de 24 de agosto, quando Saturno, Júpiter e Marte serão visíveis a olho nu. Netuno e Urano serão visíveis durante a maior parte da noite, mas requerem binóculos ou telescópios de alta potência para serem vistos. Os planetas estão bem espalhados, então você pode precisar virar a cabeça um pouco para ver todos eles. Saturno aparecerá primeiro, seguido por Netuno. Urano, Júpiter e Marte aparecerão no horizonte conforme a noite avança. Finalmente, Mercúrio aparecerá no horizonte aproximadamente às 5h45, aproximadamente 30 minutos antes do nascer do sol.

Uma imagem de um aplicativo de astronomia mostra como ficará o céu noturno durante o desfile dos planetas.

Uma imagem do aplicativo de astronomia Stellarium mostra como ficará o céu noturno durante o desfile dos planetas.

Stellarium

Assim como da última vez, o melhor ponto de observação para as pessoas nos EUA será na região do estado de Nova York na manhã de 24 de agosto entre 5:45 am ET e o nascer do sol, que está programado para 6:15 am ET. Assim que o sol aparecer no horizonte, os planetas ficarão menos visíveis até que a luz do dia os obstrua completamente.

O resto do mundo também terá a oportunidade de ver o desfile. De acordo com o Aplicativo Star Walkvocê pode assistir ao desfile nas seguintes datas nas seguintes regiões:

  • Abu Dhabi e Hong Kong, 23 de agosto
  • Atenas e Tóquio, 24 de agosto
  • Berlim, Londres e Reykjavík, ago. 26
  • México, 28 de agosto
  • São Paulo and Sydney, Aug. 30

Este é o terceiro evento desse tipo a acontecer em 2024. Houve um desfile durante o eclipse solar total, embora alguns planetas possam ter sido difíceis de avistar. O segundo ocorreu durante a semana de 3 de junho e as pessoas puderam realmente ver até quatro planetas a olho nu. Urano e Netuno também estavam visíveis pouco antes do amanhecer, mas apenas com o auxílio de binóculos ou telescópios.

Minha região verá o desfile planetário?

Quase certamente. Ao contrário da última vez, este desfile de planetas será visível em quase todos os EUA. Testamos locais na Califórnia, Texas, Ohio, Flórida, estado de Washington e estado de Nova York usando Site do Stellarium e descobrimos que todos os lugares que testamos terão todos os seis planetas visíveis por pelo menos alguns minutos. Os floridianos e californianos terão a menor janela que observamos, com Mercúrio aparecendo apenas alguns minutos antes do nascer do sol.

Para descobrir o quão boa será a visualização onde você mora, use o Site Stellarium ou o aplicativo Sky Tonight (em iOS e Andróide). Basta digitar sua localização em qualquer uma das ferramentas e definir a data para a manhã de 24 de agosto, entre 5h30 e 6h. Se os planetas estiverem acima da linha do horizonte, você poderá vê-los todos.

Recomendo usar tanto o Stellarium quanto o Sky Tonight, pois eles fornecem diferentes pontos de vista. O Stellarium é melhor para ver o quão visíveis os planetas estarão da Terra, enquanto o Sky Tonight faz um trabalho melhor em mostrar onde os planetas estão, independentemente da visibilidade. Entre os dois, você deve conseguir encontrar todos eles.

Precisarei de algum equipamento especial?

Júpiter, Marte e Saturno serão visíveis a olho nu virtualmente em todos os lugares onde o alinhamento pode ser visto. Devido a Netuno e Urano estarem mais distantes, você precisará de binóculos de alta potência ou um telescópio para encontrá-los. Mercúrio é um cara ou coroa. Ele está seguindo um caminho semelhante ao do sol e sua proximidade pode dificultar a visualização sem algum tipo de ampliação.

Isso é típico de alinhamentos planetários maiores. Em termos gerais, os planetas mais distantes da Terra são mais difíceis de ver sem assistência e os planetas próximos ao sol têm a desvantagem do brilho do sol ofuscar parcialmente a visibilidade. O alinhamento planetário de junho de 2024 incluiu tecnicamente Vênus, mas esse planeta estava tão perto do sol que tornou a observação impossível.

Há outras considerações também. O clima pode atrapalhar sua diversão se decidir ficar nublado naquele dia, enquanto cidades maiores podem produzir muita poluição luminosa para ver muita coisa. Para obter os melhores resultados, você vai querer dirigir para o interior, onde o céu é muito mais visível.

O que são alinhamentos planetários?

Alinhamentos planetários — coloquialmente conhecidos como desfiles planetários — descrevem o fenômeno de múltiplos planetas sendo visíveis no céu noturno ao mesmo tempo. Os dois termos são, em sua maioria, intercambiáveis, embora “alinhamento planetário” seja a terminologia oficial para esse tipo de evento. A NASA e outras agências espaciais também se referem a ele como uma conjunção. Conjunções descrevem quando os planetas estão particularmente próximos no céu noturno.

De acordo com Star Walk, há várias classificações para alinhamentos planetários. Um minialinhamento planetário inclui três planetas, um pequeno alinhamento tem quatro, um grande tem cinco ou seis, e o avô de todos eles, um grande ou alinhamento completo, significaria que todos os planetas são visíveis.

Há mais um tipo de alinhamento e é aquele em que todos os planetas do sistema solar estão alinhados principalmente no mesmo lado do sol, incluindo a Terra. Não é um alinhamento perfeito, pois os planetas orbitam em seus próprios planos, mas os planetas chegam bem perto. A última instância desse tipo ocorreu em 949 d.C..

Quando será o próximo alinhamento planetário?

Alinhamentos planetários pequenos e mini acontecem de forma bem consistente. Os maiores são mais raros, no entanto. Aqui estão as datas dos próximos alinhamentos de cinco ou mais planetas:

  • 18 de janeiro de 2025
  • 28 de fevereiro de 2025
  • 29 de agosto de 2025

As datas de janeiro e agosto serão grandes alinhamentos com seis planetas cada. Em fevereiro de 2025, todos os outros sete planetas do sistema solar estarão visíveis no céu noturno, um evento que não ocorre com frequência.



Fuente