Um freezer pode ser o melhor amigo de um comprador de cupons ou de um comprador impulsivo por suas impressionantes capacidades de armazenamento, mas não é um lar adequado para todos tipos de alimentos. Na verdade, pode ter o efeito oposto da preservação, induzindo queimaduras de congelamento ou alterando completamente o estado físico de um alimento após o descongelamento.

Para evitar uma limpeza em massa de mantimentos carosreunimos seis alimentos comuns que nunca devem, sob nenhuma circunstância, ser comprados a granel e colocados no congelador. Aprecie-os frescos ou depois de algum tempo na geladeira, mas não quando expostos aos elementos do frio extremo.

Leite e creme

Geladeira aberta com chocolate e leite branco.

Mantenha os laticínios fora do congelador ou eles vão separar e talhar.

Don Nichols/Getty Images (em inglês)

dicas para casa logo dicas para casa logo

CNET

Maioria laticínio produtos não podem ser congelados e se tornarão intragáveis ​​se forem. Leite, creme, iogurte e creme de leite tendem a se separar quando congelados. Uma vez que isso acontece, não há como retorná-los ao seu estado anterior e o resultado descongelado será granulado, aguado ou até mesmo coalhado. Leites de nozes, por outro lado, podem ser congelados com mais sucesso.

O sorvete é a exceção, é claro, devido ao seu alto teor de açúcar, que reduz o ponto de congelamento e mantém o produto macio e saboroso.

Batatas

batata-de-geladeira.jpg batata-de-geladeira.jpg

Batatas não devem nem ser refrigeradas, muito menos congeladas.

Tyler Lizenby/CNET

O carboidrato favorito dos americanos fica mole e granulado quando descongelado, um estado físico que não é bom para uso em nada, de purê de batata a batata frita. Isso ocorre porque a água se separa do amido do tubérculo, resultando em uma textura que causa ânsia de vômito que nem mesmo bichinhos que procuram lixo, como guaxinins, conseguem digerir. Dito isso, congelar batatas cozidas ou parcialmente cozidas (normalmente parboilizadas) é OK, pois grande parte do conteúdo de água é extraído durante o processo de cozimento.

Queijo

gaveta de queijo na geladeira gaveta de queijo na geladeira

Existem maneiras de armazenar todos os tipos de queijo que os manterão frescos por mais tempo, mas o congelador não é uma delas.

Pamela Vachon/CNET

Cristais de gelo irritantes se formam em congelados queijoo que muda completamente seu sabor e perfil de textura. Isso se aplica principalmente a queijos macios e mofados, embora algumas variedades duras, como cheddar e jack, possam suportar a explosão consistente de ar frio se forem raladas primeiro e colocadas planas em um saco plástico de armazenamento.

Ler mais: Armazene o queijo corretamente e você estenderá sua vida útil por dias, até mesmo semanas. Veja como

Comida frita

frango frito frango frito

Infelizmente, o frango que sobrou não pode ser congelado para mais tarde.

David Watsky/CNET

A melhor parte de comida frita é, claro, sua crosta crocante. Quando colocada no congelador, essa massa ou migalha absorve a umidade do aparelho e faz com que a comida fique encharcada. Além disso, a comida frita é cheia de — você adivinhou — óleo, que não congela completamente e pode estragar antes da carne ou vegetal em que foi cozida. Isso pode levar a refeições de gosto ruim, mas também a um infeliz e potencialmente perigoso surto de intoxicação alimentar.

Ovos

Uma caixa de ovos marrons sobre um fundo azul. Uma caixa de ovos marrons sobre um fundo azul.

Os ovos têm uma vida útil bastante longa na geladeira, então você não precisa congelá-los.

Tanja Ivanova/Getty Images

Se você gosta de ovos mexidos borrachudos, coloque-os no congelador antes de prepará-los. Isso se deve a um processo chamado “gelificação“onde as moléculas de proteína da gema se aglomeram e tornam o líquido mais duro. O conteúdo do ovo também se expande quando congelado, o que faz com que os ovos inteiros quebrem e vazem. Claro, evitar ovos no congelador significa que você também deve evitar condimentos à base de ovos, como maionese, que ficam grumosos e difíceis de espalhar.

Frutas e vegetais adequados para salada

Salada de melancia, queijo de cabra e pepino representando a dieta mediterrânea. Salada de melancia, queijo de cabra e pepino representando a dieta mediterrânea.

Sobras de ingredientes de salada, como abacate, alface e pepino, nunca devem ser congelados.

Carlo A/Getty Images

Se for uma fruta ou vegetal e pode ir para uma salada típica, não vai durar no congelador. Isso inclui qualquer produto com alto teor de água, como alface, tomate, pepino e aipo. O amado abacate também não vai bem em temperaturas extremamente baixas. Conforme ele descongela, ele imediatamente começa a dourar. E ninguém quer mergulhar em guacamole marrom.

Cítrico

flucer na tábua de corte com cítricos flucer na tábua de corte com cítricos

A melhor maneira de lidar com o excesso de frutas cítricas é espremer a fruta e congelá-la para receitas e coquetéis mais tarde.

David Watsky/CNET

Algumas frutas densas, como frutas vermelhas e manga, ficam bem no congelador, mas as cítricas não mantêm a forma tão bem. Frutas cítricas inteiras ficarão farinhentas depois de descongeladas. Se você tiver uma abundância de limões, limas ou laranjas, sua melhor aposta é suco e congele o suco para mais tarde.

Macarrão e arroz cozidos

prato de macarrão com almôndegas e molho pesto prato de macarrão com almôndegas e molho pesto

Sobras de arroz e macarrão cozidos podem ser congelados com segurança, mas perderão muito de sua estrutura e sabor ao serem reaquecidos.

David Watsky/CNET

Embora você certamente *possa* congelar macarrão e arroz cozidos, isso não significa que você *deve*. O conteúdo de água faz com que as células do macarrão e dos grãos literalmente estourem, resultando em uma sobra pastosa e pegajosa que não pode ser recuperada nem com os molhos mais deliciosos.

Bebidas engarrafadas ou enlatadas

Latas de Sprite, Coca-Cola Diet e Coca-Cola estão empilhadas uma ao lado da outra em uma geladeira. Latas de Sprite, Coca-Cola Diet e Coca-Cola estão empilhadas uma ao lado da outra em uma geladeira.

Todos nós já tentamos gelar rapidamente uma cerveja ou um refrigerante no congelador.

Imagens Getty

Quem entre nós não tentou enganar o tempo resfriando uma lata ou garrafa de cerveja morna, esqueceu e voltou para encontrar um desastre congelado e borbulhante. Se você vai usar o freezer para resfriar bebidas enlatadas ou engarrafadas, seria sensato programar um timer para 10 minutos para que elas não congelem e explodam.



Fuente