Toda TV tem um monte de configurações para ajustar a qualidade da imagem. Ao mudar a qualidade da sua TV modo de imagem pode fazer uma tonelada para deixá-lo com a melhor aparência, há um recurso que merece atenção especial. É chamado de “Nitidez” e, embora pareça simples, na verdade não está fazendo o que você pensa. Acredite ou não, ativar essa configuração abaixo pode realmente melhorar a imagem da sua TV.

Eu entendo perfeitamente que você queira obter o máximo de detalhes do seu Televisão 4Kmas o fato é que o controle de nitidez não aumenta realmente a nitidez da TV. Com a maioria das TVs, na verdade máscaras detalhe fino. Isso significa que quando sua nitidez está definida muito alta, você pode perder alguns dos detalhes nítidos possíveis naquela nova TV. Em alguns casos, a melhor configuração de nitidez é, na verdade, zero, enquanto na maioria das TVs a configuração é melhor nos 20% inferiores ou mais.

Logotipo de 12 dias de dicas

É compreensível que você esteja confuso. Afinal, uma imagem que é muito brilhante ou extravagante é fácil de entender, mas a nitidez requer alguma explicação. Não se preocupe. Vou explicar tudo abaixo.

Se você quiser se aprofundar mais nas configurações que são melhores para sua TV específica, aprenda sobre o melhor modo de imagem e os efeitos de alterando essas configurações adicionais.

Nitidez significa realce de arestas

Em quase todas as TVs, o controle de nitidez adiciona algo chamado “aprimoramento de bordas”. É exatamente isso que parece. As bordas da imagem são aprimoradas, essencialmente adicionando um contorno fino ou halo a elas. Isso as torna mais visíveis.

Esquerda: a imagem original. Direita: a versão “mais nítida” com bordas aprimoradas. O “efeito halo” é o que o controle de nitidez adiciona.

Geoffrey Morrison/CNET

Dê uma olhada nas imagens lado a lado acima. A imagem da esquerda é a natural versão. A direita tem quantidades significativas de aprimoramento de bordas adicionadas. Observe o contorno ao redor dos prédios. Embora a imagem da esquerda possa parecer, à primeira vista, “suave”, na verdade não é.

A imagem abaixo é um close-up da versão “afiada” com bordas aprimoradas. Como você verá, uma espécie de halo branco aparece ao redor de bordas distintas.

Observe o leve halo ao longo das bordas dos prédios. Isso é realce de bordas, e pode mascarar detalhes finos e fazer com que a imagem da TV pareça menos natural.

Geoffrey Morrison/CNET

O problema é que o halo não deveria estar ali — e está substituindo o que deveria estar. Pode não parecer grande coisa nesta imagem, mas com a maioria do conteúdo esse halo está cobrindo os detalhes reais. Além disso, ele frequentemente traz ruído granulado em outras partes da imagem. Veja o quanto a imagem da esquerda parece mais limpa em comparação com a aprimorada.

O aprimoramento de bordas definitivamente dá à imagem uma certa aparência: pode fornecer a aparência de mais detalhes. A maioria das TVs tem seus controles de nitidez aumentados nos modos de imagem padrão, então estamos acostumados com essa aparência de detalhes falsos. Os modos Dinâmico, Vívido ou Esportivo geralmente têm muito aprimoramento de bordas, mas não são os únicos modos que têm.

Embora imagens não aprimoradas possam parecer suaves em comparação, especialmente no início, elas são, na verdade, mais detalhadas porque mostram texturas finas em paredes, poros em rostos e pequenos fios de cabelo — tudo isso pode ficar escondido por muito aprimoramento de bordas.

Qual é a melhor configuração de nitidez para minha TV?

A maneira mais fácil de verificar é alternar sua TV para a predefinição de imagem Filme ou Cinema e ver onde o controle de nitidez está nesse modo. Seja qual for esse número, é um bom lugar para começar.

Leia mais: Como configurar sua TV

Quer fazer um ajuste fino? ​​Ao assistir a uma variedade de conteúdo, especialmente 4K se você tiver uma TV 4K, diminua o controle desse ponto inicial e veja o que acontece. Os detalhes finos desaparecem? Se sim, é muito baixo. O ideal é que você consiga encontrar o ponto que oferece mais detalhes reais e menos ruído adicional. Não se surpreenda se esse número for 0.

Algumas TVs suavizam ativamente a imagem quando você gira o controle de nitidez para zero (ou até mesmo abaixo de 50 em alguns casos). Isso pode ser feito para oferecer uma maneira de diminuir o ruído em fontes de qualidade inferior, mas eu ficaria chocado se isso fosse usado para esse propósito. Apenas algo para manter em mente. Se a imagem de repente parecer embaçadoisso é definitivamente muito baixo. Existe um ponto ideal com qualquer TV, é só uma questão de encontrá-lo.

Um disco Blu-ray de configuração, como o Referência de UHD HDR de Spears & Munsilpossui padrões que facilitarão encontrar o nível exato de nitidez para sua TV específica.

É possível, embora raro, que você tenha uma TV com aprimoramento de bordas permanente. Mesmo girando o controle de nitidez para zero e passando por todas as configurações (e predefinições de imagem) na sua TV, você ainda pode ver aprimoramento de bordas ou outro processamento. Isso era mais comum com aparelhos de TV mais antigos, no entanto. Hoje em dia é bem raro.

Ler mais: Quando trazer um profissional para alterar as configurações da sua TV

E quanto a outros controles visuais?

Muitas TVs e algumas projetores de alta qualidade têm recursos de processamento separados do controle de nitidez. Eles geralmente ficam mais profundos nos menus de configurações ou em seções “avançadas” separadas. Alguns deles podem melhorar os detalhes aparentes sem adicionar quantidades indevidas de aprimoramento de bordas. Outros, é claro, fazem mais mal do que bem.

Aumento de escala de IA Aumento de escala de IA

As várias etapas do processo de aumento de escala de IA da Samsung.

Samsung

Parte disso se deve ao aumento do poder de processamento geral disponível em TVs de médio e alto padrão. Por exemplo, Samsung, LG e Sony discutiram o uso de IA para sua upconversionque é como você obtém uma imagem de baixa resolução com aparência decente em uma televisão de alta resolução.

Não há um conselho geral aqui. Se sua TV tiver esses recursos de aprimoramento de resolução/detalhes, experimente cada um para ver o que eles fazem. Sente-se perto e veja se está adicionando ruído, aprimoramento de bordas ou se está fazendo a imagem parecer mais nítida. Os puristas provavelmente vão querer manter esses recursos desativados, especialmente com conteúdo de alta qualidade, como de um Blu-ray 4K, mas com algum conteúdo pode ajudar.

Se você tiver um Blu-ray player, você pode obter um disco especial para ajudar a configurar a imagem corretamente. Um dos mais abrangentes é o benchmark Spears & Munsil UHD, um disco que a CNET usa em nosso laboratório de TV. Note que ele requer um Blu-ray player 4K.

Por que às vezes você não consegue diminuir a nitidez

Ocasionalmente, o aprimoramento de borda está na fonte. Isso era comum nos primeiros DVDs, onde o aprimoramento de borda era adicionado para fazê-los “estourar”. Se estiver na fonte, não há nada que você possa fazer sobre isso. É apenas algo para se ter em mente se você estiver testando configurações diferentes, não use apenas uma fonte ou programa.

Há também algumas fontes, geralmente vídeos de baixa qualidade, como canais de TV de definição padrão ou até mesmo fitas VHS, que podem se beneficiar dos circuitos de aprimoramento de detalhes de uma TV. Essas fontes são tão suaves e de baixa resolução para começar, que quando ampliadas para o tamanho das grandes televisões de hoje, podem parecer melhor aprimoradas.

Os fabricantes de TV adoram aprimoramento de bordas, principalmente porque ele faz com que suas TVs pareçam super detalhadas quando vistas em uma loja. Algumas TVs baratas podem ter aprimoramento de bordas não derrotável. Então, não importa quão baixo seja o controle de nitidez, há algum aprimoramento de bordas. Não há muito que você possa fazer sobre isso nesse caso, infelizmente.

A nitidez está estranha? Espere alguns dias

Se você for até sua TV agora mesmo e girar o controle de nitidez para o mínimo, a imagem vai ficar absolutamente suave. Muito parecido com altas temperaturas de corqualquer um que não esteja acostumado a fazer ajustes finos nos controles da TV se acostumou a uma certa “aparência” na imagem da TV. Então, a princípio, até mesmo a configuração correta de nitidez pode parecer fraca, especialmente se sua TV estiver no modo de imagem Vívida ou Dinâmica.

Experimente a nova configuração de nitidez mais baixa por alguns dias. Se depois você não gostar da aparência da imagem não aprimorada, tudo bem. Aumente-a novamente. Mas aposto que quando você fizer isso, a configuração “original” ficará estranha e o modo de nitidez “mais baixa” ficará muito melhor.

Nota dos editores: esta história foi publicada pela primeira vez em 2015, mas foi, ahem, feita mais afiado com informações atualizadas, links e muito mais.


Além de cobrir tecnologia de áudio e exibição, Geoff faz tours fotográficos em museus e locais interessantes ao redor do mundo, incluindo submarinos nucleares, porta-aviões, castelos medievais, viagens épicas de 16.000 km e muito mais.



Fuente