No evento Made By Google de terça-feira, demos nossa primeira olhada oficial na nova série de telefones Pixel 9. Embora eles tenham algumas atualizações de hardware em relação ao Pixel 8 do ano passado, o Google passou muito mais tempo explicando todas as maneiras como seu assistente de IA de bate-papo Gemini poderia ser usado na vida cotidiana. A empresa mal mencionou outro novo recurso nos telefones Pixel 9 que pode salvar a vida das pessoas: o Satellite SOS, que permite que os usuários entrem em contato com serviços de emergência quando estiverem fora do alcance das redes móveis e Wi-Fi.

Como um rival do Emergency SOS da Apple (que funciona apenas com iPhones), o Satellite SOS funciona de forma semelhante: quando fora do alcance do sinal, os usuários podem tocar no botão Satellite SOS para preencher um questionário descrevendo sua calamidade e se conectar com um provedor de serviços de emergência para trocas de texto de ida e volta. Eles também podem, opcionalmente, notificar seus contatos de emergência. Assim como a solução de satélite da Apple, o Google Satellite SOS funciona independentemente da operadora com a qual o usuário se inscreveu.

Existem algumas grandes ressalvas para o Satellite SOS. No momento, ele está disponível apenas na série de telefones Pixel 9 e no Pixel 9 Pro Fold. Ele funciona apenas nos EUA continentais (desculpe, Havaí e Alasca) por enquanto. E você precisa ter o Google Messages selecionado como seu aplicativo de mensagens padrão – se não estiver, você será notificado de que o Satellite SOS não está mais disponível, de acordo com um Postagem do blog do Google.

telefones pixel 9

Uma tela do Pixel 9 mostrando o Satellite SOS.

Google/Captura de tela por James Martin/CNET

O Satellite SOS usa o provedor de serviços de satélite Skylo para fazer essas chamadas de emergência. A Skylo diz que tem parcerias com vários parceiros de satélite em todo o mundo e trabalhou com as equipes do Google e do Android para uma experiência de conectividade de satélite “direta ao dispositivo”, de acordo com o comunicado de imprensa da empresa. Este serviço de concierge parece ser semelhante à forma como a Apple configurou seu serviço SOS de Emergência para lidar com a conectividade no back-end, de modo que os usuários em crise só precisem se preocupar em enviar e receber mensagens para serviços de emergência.

Mas, assim como a solução da Apple, o Google ainda não respondeu a algumas perguntas básicas sobre o Satellite SOS. O Google promete apenas dois anos de Satellite SOS, mas não diz quanto custará depois disso — bem parecido com a Apple, que também ofereceu dois anos de serviço de satélite gratuito antes de discretamente dar aos usuários um ano adicional gratuito sem explicar como os usuários podem pagar por isso depois disso. O Google também não explicou se outros telefones Pixel ou Android não Pixel poderão usar o Satellite SOS daqui para frente ou quais áreas além dos EUA continentais receberão suporte para o serviço no futuro.

A Skylo é uma parceira interessante para o Google escolher. A empresa não é estranha em vincular seus serviços de satélite a dispositivos de consumo, como fez parceria com o fabricante de telefones robustos Bullitt no início de 2023 para vincular seu aparelho Motorola Defy 2 (conhecido como Gato S75 em outros lugares) e dongle autônomo para as redes de satélite que a Skylo aluga. Com a Apple fazendo parceria com a empresa de rede de satélite Globalstar para o Emergency SOS e a empresa de rede de satélite Iridium lançando sua própria opção de conectividade de telefone após encerrar seu acordo para conectar o recurso Snapdragon Satellite da Qualcomm, a conectividade de satélite tem estado em fluxo.

O novo recurso Satellite SOS do Google reacendeu a competição com o Emergency SOS da Apple, embora para apenas alguns telefones no início. Ainda não se sabe por quanto tempo mais os donos de iPhone manterão a vantagem na conectividade via satélite convencional.

Os novos proprietários do Pixel 9 podem experimentar o recurso Satellite SOS como uma demonstração, mesmo se estiverem no alcance de uma rede celular. Basta abrir Configurações > Segurança e Emergência > Satellite SOS e seguir as instruções da demonstração, de acordo com a postagem do blog do Google.

Assista a isto: Tudo anunciado no evento Pixel Gemini do Google



Fuente