Oasis voltam em 2025 para concertos de reunião no Reino Unido e na Irlanda

No domingo, os Oasis partilharam nas redes sociais um vídeo em que prometiam novidades para esta terça-feira às oito da manhã. Ei-las: a banda inglesa vai reunir-se em 2025 para dar 14 concertos, no Reino Unido e na Irlanda. Os irmãos Liam e Noel Gallagher voltam assim a unir forças depois de anos de separação criativa e de troca de farpas.

Os concertos da banda de Definitivamente talvez (1994) ou (Qual é a história) Morning Glory? (1995), álbuns que marcaram a época dourada da designada Britpop, vão acontecer entre Julho e Agosto do próximo ano, nas cidades de Cardiff (4 e 5 de Julho), Manchester (11, 12, 19 e 20), Londres (25 e 26 de Julho e 2 e 3 de Agosto), Edimburgo (8 e 9 de Agosto) e Dublin (16 e 17 de Agosto). Os bilhetes começam a ser vendidos a partir das 9h deste sábado, a preços que serão revelados na hora.

Um comunicado de imprensa citado pelo jornal britânico O Guardião frisa que há a vontade de levar esta tour para lá de terras anglo-saxónicas, e até mesmo para lá do continente europeu. Não há, todavia, planos de compor música nova.

“Não houve nenhum grande momento revelador que tenha desencadeado a reunião — apenas a percepção gradual de que esta é a hora certa”, diz a banda. “As estrelas alinharam-se. A grande espera acabou. Venha ver. Isto não será televisionado.”

Ainda não se sabe quais os músicos que acompanharão os irmãos Gallagher em palco. A digressão coincidirá com os 30 anos de (Qual é a história) Morning Glory?mas os concertos não gravitarão necessariamente em torno desse álbum — embora canções inescapáveis como Parede maravilha, Não olhe para trás com raiva ou Supernova de champanhe sejam presenças quase garantidas nos alinhamentos porvir. Liam Gallagher está neste momento a celebrar o 30.º aniversário de Definitivamente talvezálbum Viva para sempre ou Supersônico.

Esta sexta-feira, a banda lança registos inéditos de algumas das canções mais emblemáticas do seu repertório. Estas gravações estiveram décadas arrumadas em caixas mal etiquetadas e a banda perdera-lhes o rasto.

Quase 20 anos e sete álbuns de estúdio depois, os Oasis separaram-se em 2009, depois de uma discussão acesa entre os irmãos ter levado a banda a cancelar uma actuação no festival francês Rock en Seine à última hora. Noel viria a escrever no site do grupo a seguinte mensagem: “É com alguma tristeza e grande alívio que me despeço dos Oasis esta noite. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não podia continuar a trabalhar com o Liam nem mais um dia.”

Circularam, durante o fim-de-semana, rumores de que os Oasis confirmariam esta terça-feira uma actuação no festival Glastonbury, ou então dez datas no Estádio de Wembley e outras tantas no Etihad Stadium, onde joga o Manchester City que os Gallagher tanto apoiam. Tal não se verificou. A banda vai actuar no Estádio de Wembley, sim, mas “apenas” quatro vezes (são as quatro datas londrinas). Já os concertos em Manchester até agora anunciados acontecerão no Heaton Park.

Fuente