Iron Maiden regressam a Portugal a 6 de Julho de 2025 na Meo Arena, em Lisboa

Os Iron Maiden vão passar por Portugal no dia 6 de Julho do próximo ano à boleia da digressão Corram para salvar suas vidasque assinala os 50 anos da banda britânica, anunciou esta quinta-feira a promotora. Os bilhetes para o concerto na Meo Arena, em Lisboavão estar em pré-venda já no próximo dia 24, nas lojas Fnac, durante 24 horas, e entram em venda geral dois dias depois, a 26 de Sum membroa partir das 10h.

Esse percorrer mundial tem início a 27 de Maio do próximo ano, em Budapeste, na Hungria, seguindo-se mais 27 concertos em estádios, festivais e arenas por toda a Europa. Para esta série de concertos, os Iron Maiden preparam “um alinhamento de canções muito especial, abrangendo os nove primeiros álbuns de estúdio, de Dama de Ferro um Medo do escuro“, adianta a promotora Prime Artists. Como convidados, trazem a banda sueca Avatar, da fusão metal’n’roll, que anda “há mais de duas décadas a derrubar fronteiras entre o que é habitualmente visto como uma banda e uma trupe de teatro”, escreve a Prime Artists.

Citado no comunicado da promotora, o vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, assegura que “o próximo ano será muito especial” para a banda britânica, prometendo “uma experiência ao vivo única na vida”: “Se nunca nos viram antes […] esta é a vossa oportunidade de descobrirem o que têm perdido”, diz. “Vamos interpretar clássicos e favoritos dos fãs dos primeiros nove álbuns […]muitos dos quais não tocamos há anos e que, muito provavelmente, nunca voltaremos a tocar no futuro.”

O gerente da banda, Rod Smallwood, também citado no comunicado, acrescenta que os 50 anos dos Iron Maiden se traduzem em mais de “100 milhões de álbuns vendidos e quase 2.500 espectáculos em 64 países”.

A digressão Corram para salvar suas vidaso que acontece O Futuro Passado – ainda em curso -, tem concertos anunciados para a Chéquia, Eslováquia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Escócia, Inglaterra, Irlanda, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Itália, Áustria e França, terminando a 2 de Agosto em Varsóvia, na Polónia.

Os Iron Maiden regressam a Lisboa três anos depois de terem actuado no Estádio Nacional, no âmbito da digressão Legado da Bestaanunciada em 2019, que teve concertos adiados sucessivamente para 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19. Em 2021, a banda editou o seu mais recente álbum, Senjutsu.

Fundados em 1975, os britânicos Iron Maiden têm sido presença recorrente em Portugal. O baixista Steve Harris chegou a ter um bar em Faro durante mais de 20 anos e a banda foi cabeça de cartaz da edição de 2011 da Concentração de Motos da capital algarvia.

O primeiro disco dos Iron Maiden com Bruce Dickinson na voz, O Número da Besta (1982), projectou-os em definitivo para a linha da frente do género musical, sendo autores de múltiplos clássicos dentro do metal como Em algum lugar no tempo e Medo do escuro.

Em Dezembro de 2019, Bruce Dickinson trouxe à Aula Magna, em Lisboa, o espectáculo a solo Show de palestras individuaisaclamado pela crítica no Edinburgh Fringe Festival. Mais próximo do modelo da ficar de pé do que de um concerto, o espectáculo contava com música, histórias e perguntas do público, e foi inspirado pelas sessões de apresentação do livro autobiográfico Para que serve isso? Botão?publicado em 2017.

Fuente