Tenho uma meta de ler um livro por mês. Nos fins de semana, eu me aconchego no sofá com meu café e deixo meu telefone em outro cômodo. O objetivo desse ritual é criar um espaço que não seja limitado por tempo e listas de tarefas — mas conforme minha lista de leitura cresce, eu me pego tentando ler mais páginas e mais livros.

Eu queria ver se eu poderia usar inteligência artificial para resumir os principais conceitos, lições e sabedoria de um livro que eu poderia não ler por meses ou até anos. Mantenha a prosa bonita para a página física, mas use IA para resumir livros de negócios de não ficção, por exemplo.

Etiqueta de distintivo de arte do Atlas AI

Escolhi o Deep Work da Cal Newport para testar no ChatGPT. Depois de usar várias ferramentas de IA, pensei que o ChatGPT, uma das ferramentas de chat de prompt de texto mais conhecidas, faria o trabalho melhor. Também tenho a assinatura de US$ 20 por mês, então queria aproveitar ao máximo.

Mas a missão não foi muito bem-sucedida — em parte por causa das proteções contra plágio incorporadas às ferramentas (e com razão) e em parte porque foi preciso muita engenharia rápida e pesquisa independente para obter algo que valesse a pena usar.

Reflita sobre os parâmetros

A primeira coisa que aprendi foi que o ChatGPT não tem acesso aos manuscritos completos — para evitar plágio e respeitar os direitos de propriedade intelectual — e apenas resume informações existentes online.

Se aprendi alguma coisa sobre IA, é que o pensamento pré-prompt é tão importante quanto o primeiro prompt. Eu não queria apenas um grande resumo do livro. Eu queria aprender as grandes ideias, argumentos, estratégias e estruturas de Newport sobre trabalho profundo, para que eu pudesse aplicá-lo no meu trabalho.

Então, comecei o bate-papo criando algumas expectativas.

  • Primeiro, pergunte ao ChatGPT se ele tem acesso ao livro inteiro.
  • Diga ao ChatGPT que quero insights profundos, não um resumo superficial.
  • Peça sugestões sobre como aplicar as principais estratégias ao meu negócio freelance.
  • Veja se ele pode extrair de avaliações e comentários de leitores conclusões mais surpreendentes e práticas.

Instrução 1: “Você tem acesso ao livro de Cal Newport, Deep Work?”

Resumo do livro sobre IA 1 Resumo do livro sobre IA 1

Captura de tela por CNET

Não é o ideal, mas tive uma ideia. Encontrei um clipe de audiolivro de 6 horas no YouTube, então perguntei se eles poderiam usá-lo para resumir o livro para mim.

Mas não tive essa sorte. Ele me disse para assistir ao vídeo — outra proteção contra plágio. Assistir a um vídeo por seis horas? Isso dificilmente economiza tempo.

Aviso de inscrição para o boletim informativo AI Atlas Aviso de inscrição para o boletim informativo AI Atlas

Há mais de 32.000 avaliações do livro na Amazon, então pensei que talvez houvesse comentários suficientes sobre o livro para elaborar um resumo aprofundado. Então comecei de novo desse ângulo.

Próximo prompt: “Eu não li o livro de Cal Newport, Deep Work. Destaque as principais ideias, conceitos, estratégias e estruturas, para que eu possa aplicar ao meu negócio como se eu tivesse lido. Eu não quero apenas um resumo do livro.”

O ChatGPT teve dificuldade em interpretar “abrangente”, cuspindo uma tonelada de sugestões. Ele também começou a dar conselhos sem me perguntar sobre minha linha de trabalho, como “educar sua equipe sobre a importância do trabalho profundo e fornecer treinamento sobre gerenciamento de tempo e técnicas de foco” e “alocar blocos de tempo dedicados para trabalho profundo em seu calendário”. Ele também deu sugestões genéricas como “concentrar-se em tarefas que fornecem mais valor e minimizar o tempo gasto em atividades de baixo valor”.

Todos conselhos bem simples, se você me perguntar. Hora de aplicar pressão, uma pergunta de cada vez.

Resumo do livro sobre IA 2 Resumo do livro sobre IA 2

Captura de tela por CNET

Eu ainda não estava obtendo nenhuma ideia inovadora, então continuei insistindo.

Resumo do livro sobre IA 3 Resumo do livro sobre IA 3

Captura de tela por CNET

OK, ChatGPT, vou para o interior da Suíça.

Eu desejo.

Pedi um exemplo de trabalho profundo em 2024, e começamos a chegar a algum lugar. Gostei de uma sugestão, sobre agrupar trabalho superficial.

Resumo do livro sobre IA 4 Resumo do livro sobre IA 4

Captura de tela por CNET

Embora eu faça isso instintivamente, foi um lembrete útil para agrupar tarefas e observar a troca de contexto.

Envolvendo o Google para manter o ChatGPT no caminho certo

Nesse ponto, eu estava usando o ChatGPT para fazer perguntas aleatórias, como se há um limite de horas de trabalho profundo.

Dizia no máximo 4 horas de trabalho profundo por dia.

Lembro-me de um conceito que gosto chamado de cronograma gerente-criador, que detalha os dois principais tipos de cronograma. Como escritor, estou no cronograma criador, o que significa que blocos de tempo ininterrupto são essenciais.

Tive que fazer uma rápida pesquisa no Google sobre as principais lições do livro para saber quais insights estimular o ChatGPT. Aparentemente, “meditação produtiva” foi uma lição importante, então pedi mais detalhes sobre isso.

Resumo do livro sobre IA 5 Resumo do livro sobre IA 5

Captura de tela por CNET

Finalmente, um novo conceito. Trabalho profundo não é só ficar de cabeça baixa na mesa.

Essa estratégia foi o desbloqueio — procurar no Google por pepitas em resumos, depois voltar ao ChatGPT para expandir. Quando direcionado, foi ótimo.

Eu escaneei um segundo resumo e encontrei outro conceito que parecia interessante: manter um placar atraente. O ChatGPT ajudou a desempacotar o conceito.

Resumo do livro sobre IA 6 Resumo do livro sobre IA 6

Captura de tela por CNET

O resumo?

Se você quiser usar o ChatGPT para aprender sobre um livro, você terá que gastar pelo menos 30 minutos navegando pelos resumos do leitor e usar as ideias mais interessantes para enquadrar seus prompts. Isso inevitavelmente toma um pedaço do seu tempo potencial de trabalho profundo. Você não pode simplesmente pedir para a ferramenta de IA fazer isso por você.

Quando você entrar no caminho certo dessa forma, poderá descobrir um conceito que muda sua produtividade ou perspectiva — mas o ChatGPT ainda não é tão bom quanto simplesmente ler o livro.

Você também precisa considerar que, como o ChatGPT não tem acesso ao livro propriamente dito, mas apenas aos resumos e análises disponíveis on-line, você pode nem mesmo obter pontos-chave precisos.

E se usar um resumo de IA anula o propósito de um livro sobre trabalho profundo ainda é assunto para debate.



Fuente