A vida útil de alguns alimentos pode ser estendida por semanas, até mesmo meses, quando embalados a vácuo em plástico para remover o ar e colocados na geladeira, no freezer ou na despensa.

Mas outros alimentos não reagem bem ao selamento a vácuo e podem até mesmo fazer com que os alimentos estraguem mais rapidamente ou desenvolvam botulismo e outras toxinas prejudiciais.

Logotipo do CNET Home Tips

Charles Haverfield, especialista em embalagens de alimentos da Embalagem e embrulho nos EUAcompartilhou suas dicas para selar a vácuo e por que você nunca deve usar esse processo de embalagem termoencolhível doméstica para conservar certos alimentos.

Queijo macio e não pasteurizado

captura de tela-2023-01-30-às-1-38-53-pm.png captura de tela-2023-01-30-às-1-38-53-pm.png

Tome muito cuidado para não embalar a vácuo queijos macios.

Provisões do Monger

De acordo com Haverfield, queijos macios não devem ser embalados a vácuo, pois podem “hospedar bactérias anaeróbicas, que prosperam sem oxigênio”. Queijos como camembert, brie, feta e mussarela macia são suscetíveis a essa condição e devem ser consumidos o mais rápido possível após a compra.

Se forem selados a vácuo, eles podem desenvolver um cheiro desagradável quando você os reabrir. É melhor manter esses queijos em suas embalagens originais.

Consulte Mais informação: Armazene o queijo corretamente e você estenderá sua vida útil por dias, até mesmo semanas. Veja como

Legumes, crus e cozidos

Mulher tira frutas e vegetais frescos da sacola Mulher tira frutas e vegetais frescos da sacola

Existem maneiras inteligentes de conservar vegetais frescos e cozidos, mas selar a vácuo não é uma delas.

Getty Images/Maria Korneeva/Momento

Alguns produtos correm o risco de estragar poucos dias depois de serem trazidos para casa — olhando para vocês, abacates — mas selar a vácuo não é a resposta. “Vegetais cozidos e crus como brócolis, couve-flor e repolho emitem gases quando armazenados”, diz Haverfield, “e selá-los a vácuo pode causar acúmulo de gás, o que pode estourar o saco.

“Para armazenar corretamente os vegetais, você deve congelá-los. Faça isso primeiro escaldando-os em água fervente por 2 [to] 5 minutos dependendo do vegetal, então transfira-os imediatamente para um banho de gelo pelo mesmo período de tempo para interromper o processo de cozimento. Isso preservará sua cor, textura e valor nutricional. Seque-os completamente antes de congelar em uma bandeja plana e armazene-os em um saco hermético e que possa ser fechado novamente.”

Consulte Mais informação: Economize dinheiro no supermercado aumentando a duração da sua comida. Veja como

Alimentos fermentados

Close de uma tigela de arroz com uma pessoa adicionando kimchi por cima com hashis pretos. Close de uma tigela de arroz com uma pessoa adicionando kimchi por cima com hashis pretos.

O kimchi é bom em quase tudo, mas não é um alimento tão bom para selar a vácuo.

Nungning20/Getty Images

Assim como vegetais crus e cozidos, alimentos fermentados liberam gases que se expandirão no saco hermético selado a vácuo. O risco é que isso possa explodir na sua geladeira, deixando uma bagunça pungente para você limpar na sua geladeira.

É melhor manter alimentos fermentados armazenados conforme as instruções no recipiente de vidro em que foram comprados, ou se você tiver feito o seu próprio, armazene-o em uma embalagem que possa ser fechada novamente. Cada vez que o recipiente ou a embalagem é aberto, quaisquer gases são liberados.

Cogumelos crus

Três tipos de cogumelos selvagens dispostos sobre uma tábua de corte laranja. Três tipos de cogumelos selvagens dispostos sobre uma tábua de corte laranja.

Cogumelos crus devem ser mantidos em um saco de papel na geladeira.

Amanda Kooser/CNET

A selagem a vácuo serve para manter os alimentos frescos por mais tempo, mas nem sempre é esse o caso. “Os cogumelos podem estragar mais rápido quando selados a vácuo”, explica Haverfield. “Eles contêm muita umidade e rapidamente ficam viscosos quando confinados em embalagens herméticas.”

O melhor lugar para armazenar cogumelos é num simples saco de papel pardo na geladeira.

Alho e cebola crus

5 dentes de alho descascados 5 dentes de alho descascados

Alho e cebola crus podem desenvolver botulismo se embalados a vácuo.

Xvision/Getty

Alho e cebola crus são os blocos de construção de tantos pratos, então todo chef gosta de tê-los à mão. Dito isso, se você estocar muito, não sele a vácuo esses saborosos alliums ou você correrá o risco de botulismode acordo com Haverfield, uma doença potencialmente fatal., No entanto, você pode selá-los a vácuo, se eles forem congelados antes.

Bagas

frutas vermelhas em peneira frutas vermelhas em peneira

A maioria das frutas vermelhas são muito moles para serem embaladas a vácuo.

Getty Images / Sean Gladwell

Alimentos supermacios também não são bons candidatos para selagem a vácuo, o que explica as próximas duas entradas nesta lista. “Devido à maciez”, diz Haverfield, “as frutas vermelhas não são boas para selagem a vácuo e a pressão as esmagará, danificando suas cascas externas e levando a uma deterioração mais rápida.”

“Em vez disso, lave as frutas em uma peneira, mexa-as delicadamente para liberar qualquer água retida e coloque-as em um recipiente hermético forrado com papel-toalha.” Ou congele-as para fazer uma torta ou um smoothie mais tarde.

Bananas

banana cortada ao meio em fundo azul banana cortada ao meio em fundo azul

Bananas macias são boas para fazer pão, mas não muito mais que isso.

jayk7/Getty Images

Bananas moles e marrons podem ser boas para assar pão de banana, mas não são tão boas para comer. Haverfield explica como as bananas podem ficar moles e marrons quando seladas a vácuo devido à sua alta produção de gás etileno.

“Para conservar bananas”, ele diz, “é melhor descascá-las e congelá-las em fatias ou pedaços em uma bandeja plana coberta com filme plástico primeiro e depois transferi-las para um saco hermético e que possa ser fechado novamente para armazenamento por longo prazo”.

Para mais dicas de cozinha, veja o sete alimentos que você nunca deve colocar na air fryer e aprenda como obter utensílios de cozinha manchados brilhando novamente com ingredientes comuns de despensa.



Fuente