Gus, o filho emocionado de Tim Walz: “É o meu pai!”

O filho de 17 anos do governador do Minnesota, Tim Walz, em lágrimas, aplaudiu de pé quando o pai aceitou formalmente a nomeação do Partido Democrata para vice-presidente, na quarta-feira, num momento de emoção que conquistou instantaneamente as redes sociais.

O filho de Walz, Gus, levantou-se, enquanto o pai discursava na Convenção Nacional Democrática, soluçando e apontando para o palco enquanto gritava “É o meu pai”, no que provavelmente se tornará uma imagem duradoura do discurso.


Gus tem uma perturbação de aprendizagem não-verbal, perturbação de hiperactividade e défice de atenção (PHDA), e ansiedade ─ divulgaram os pais à revista People. “É o seu poder secreto”, disseram no início deste mês, acrescentando que é um jovem “brilhante”.

A campanha da candidata democrata Kamala Harris está a apostar que as credenciais de Tim Walz e aquilo a que alguns democratas se referem como a sua “masculinidade moderna” podem atrair os eleitores indecisos e independentes para votarem nas eleições de 5 de Novembro.

“Equipa Gus Walz”, escreveu Jen Psaki, antiga secretária de imprensa da Casa Branca na administração Biden, na plataforma social X.


Não foi a única. Vários pais de crianças com distúrbios como os de Gus fizeram publicações em que se identificam com o que se passou durante a convenção.



Outros internautas apelam a que não se goze com Gus Walz, como acontece tantas vezes nas redes sociais. E houve quem aproveitasse para comparar com a família de Trump: “Conseguem imaginar Melania e os restantes demonstrarem tal genuíno afecto por Donald?”


Tim e Gwen Walz são também pais de Hope, 23 anos, que nasceu depois de sete anos de luta do casal contra a infertilidade. Não é a primeira vez que o governador fala sobre o processo de fertilização em vitro (FIV), mas voltou a referi-lo no discurso desta quarta-feira, recordando a razão porque deram o nome de “esperança” à sua filha.

No final do discurso do governador do Minnesota, a mulher Gwen e os filhos subiram ao palco, juntamente com quase uma dúzia de outros membros da família. Gus deu um abraço apertado ao pai. “Hope, Gus e Gwen, vocês são o meu mundo e eu adoro-vos”, disse Walz durante o discurso.




Fuente