Muitas empresas de baterias residenciais estão migrando para baterias modulares com tamanhos que podem ser ampliados e personalizados, mas não a FranklinWH. A nova bateria da empresa é um bloco ainda maior do que sua antecessora.

FranklinWH, que existe desde 2019, revelou sua bateria aPower 2 este ano na feira RE Plus. O aPower 2 inclui atualizações em três grandes categorias: capacidade de armazenamento de energia, potência e garantia.

Você terá 15 kWh de capacidade e 10 kW de potência de saída. E tudo isso vem embalado com uma garantia de 15 anos líder do setor. A empresa disse que também inclui software de sistema e melhorias de gateway. A FranklinWH disse que a nova bateria deve estar disponível em algum momento durante o primeiro trimestre de 2025. Os detalhes de preço ainda não foram anunciados.

O que você ganha com o aPower 2?

O aPower 2 fez várias melhorias no modelo anterior, nomeadamente na sua capacidade de armazenamento de energia, potência de saída e garantia. Vamos começar com a capacidade. O aPower 2 é uma bateria grande, oferecendo 15 kWh. Não é um sistema modular, no entanto, então se você precisar de mais de 15 kWh, você terá que comprar outra bateria gigante. Você pode instalar até 15 baterias por local para uma capacidade total de 225 kWh. O modelo aPower atual tem 13,6 kWh de capacidade, que é quase o mesmo que um Tesla Powerwall.

Vamos falar sobre potência. O aPower 2 oferece até 10 kW de potência contínua, o dobro do seu antecessor. A potência contínua determina quantos circuitos (ou áreas da sua casa) sua bateria pode alimentar em um dado momento. Quanto maior a potência de saída da sua bateria, mais da sua casa você conseguirá manter funcionando durante uma queda de energia. Embora o aPower 2 não seja a bateria mais potente do mercado (ela vem um pouco abaixo dos 11,5 kW do Powerwall 3), o que ele oferece no departamento de potência ainda é uma grande atualização.

A FranklinWH também anunciou melhorias no aGate, que é onde ficam os componentes de conexão à rede do seu sistema de bateria, conexão solar e gerenciamento de energia. A mais nova geração do aGate foi projetada para facilitar a fiação e a instalação. O aplicativo FranklinWH também ganhou um brilho, com um novo design visual, controles inteligentes, análise de dados e respostas instantâneas habilitadas por IA.

Espera-se que o aPower 2 e outras melhorias associadas sejam lançados em algum momento do primeiro trimestre de 2025.

Considerando painéis solares?

Nosso curso por e-mail mostrará como adotar a energia solar

Uma melhor garantia

O aPower 2 vem com uma garantia competitiva. Você terá uma garantia de 15 anos com uma taxa de transferência garantida de 60 MWh (ou cerca de 10.000 ciclos, de acordo com a FranklinWH). A taxa de transferência é essencialmente a quantidade total de energia que o fabricante estima que a bateria pode fornecer para sua casa ao longo de sua vida útil, medida em megawatts-hora. Quanto maior a taxa de transferência, mais tempo sua bateria deve durar. Lembre-se de que, quando sua bateria atingir a taxa de transferência máxima no rótulo, sua garantia expira, não importa quantos anos você ainda tenha.

Esta nova garantia é um grande passo à frente da garantia do modelo anterior de 12 anos e uma taxa de transferência de 43 MWh. Considerando que o padrão da indústria para garantias de baterias domésticas é de 10 anos, isso é extremamente incomum.

Baterias domésticas valem a pena?

Elas podem ser, mas depende do que você está procurando para usá-las. O uso principal das baterias domésticas é para energia de reserva durante uma queda de energia, pois elas essencialmente agem como uma alternativa aos geradores a gás. Elas também podem ajudar você a economizar dinheiro na sua conta de luz, especialmente se sua concessionária cobra taxas de uso de tempo que flutuam ao longo do dia. Você pode evitar pagar mais por eletricidade durante os horários de pico usando eletricidade armazenada da sua bateria para alimentar sua casa e, em seguida, carregar sua bateria novamente quando as taxas caírem novamente.

Baterias domésticas também podem ser úteis se você tiver painéis solares. Quando seus painéis solares geram mais energia do que sua casa precisa, você armazena o excesso de eletricidade em uma bateria, em vez de deixá-la ir para o lixo ou vendê-la para a rede. O excesso de eletricidade pode ser economizado para um momento em que você precisar, como à noite, durante uma queda de energia ou quando as tarifas de uso por hora estiverem em vigor.



Fuente