Conforme mencionado anteriormente neste artigo, há uma grande variedade de contaminantes que vale a pena remover da água da torneira. A equipe aqui em nosso laboratório decidiu três testes primários para avaliar a eficácia desses filtros: TDS, pH e cloro. Antes de iniciarmos o teste propriamente dito, cada jarro foi retirado da embalagem, limpo e preparado de acordo com as instruções do fabricante. Isto é muito importante, pois a maioria desses filtros utiliza filtragem de carvão ativado, o que depósito sedimentos nos primeiros lotes de água que você filtra se não for limpo adequadamente com antecedência.

Teste para TDS

TDS significa total de sólidos dissolvidos e abrange muitas impurezas diferentes presentes na água. Exemplos dos TDS mais comuns incluem “cálcio, magnésio, sódio, potássio, bicarbonato, sulfato, cloreto, nitrato e sílica”, de acordo com o Pesquisa Geológica dos EUA. Na prática, os depósitos de cálcio e magnésio na água da torneira resultam na chamada “água dura”, que tem um gosto ruim e pode ser ativamente prejudicial à saúde em concentrações mais altas. (Leia mais sobre TDS aqui e aqui.)

Começamos os testes de TDS misturando um balde de 8 galões de água da torneira, medido a 220 ppm TDS, com sal de cozinha até atingirmos uma medição de TDS de 300. De modo geral, 50-150 TDS é considerado uma faixa ideal para água potável. Usamos um Testador de qualidade da água Orapxi para fazer essas medições e como o filtro ZeroWater também inclui um testador de TDS, todas as leituras de TDS foram verificadas em ambos os dispositivos. Depois de estabelecermos nossa fonte de controle, medimos 1 litro de água 300 TDS em cada um dos jarros do filtro de água e permitimos que toda a quantidade passasse pelo filtro.

Ao terminar, medimos o TDS novamente e observamos a variação percentual. Este processo foi repetido para concentrações mais altas e mais baixas de TDS, e nossas descobertas indicam que cada uma das unidades testadas é muito consistente na remoção da mesma porcentagem de TDS geral de qualquer água que passe por ela.

Teste de cloro

O cloro na água potável pode parecer estranho, mas na verdade é uma prática muito comum nas estações de tratamento de água adicionar cloro ao abastecimento de água como desinfetante. Isto é extremamente eficaz para se livrar de outros contaminantes mais desagradáveis ​​na água, mas a Organização Mundial da Saúde estima que uma concentração de ~0,2-4 ppm é padrão para água da torneira, indicando que pelo menos alguma sobra após a desinfecção.

Para nossos testes, decidimos aumentar ainda mais as coisas e testar a água preparada em uma concentração semelhante à de uma piscina – 10 ppm de cloro. Isto nos deu uma indicação clara das alterações após a filtração. Mais uma vez, cada filtro foi testado com 1 litro de solução e comparado com os resultados da pré-filtração de água e, mais uma vez, filtros como o ZeroWater superaram substancialmente os outros.

Testando mudanças de pH

Finalmente, durante o teste de TDS, também medimos a mudança no pH. pH significa “potencial de hidrogênio” e é usado para quantificar a acidez de uma substância. Um pH de 0 é extremamente ácido, 7 não é considerado nem ácido nem básico e 14 representa uma substância extremamente básica. Como os minerais que compõem o TDS na água da torneira aumentam a alcalinidade, esperávamos que o processo de filtração diminuísse o pH da água. Na verdade, foi esse o caso, e você pode ver uma tabela das mudanças de pH abaixo.

Aqui está uma tabela com os resultados mais recentes dos nossos testes de remoção de TDS. Os dados representam uma média de três testes para cada jarro de filtro.

Resultado dos testes

indefinido

TDS (% de variação)
Purificador Aarke -39
Padrão Metrô Brita -45,6
Brita todos os dias -45,6
Brita Longa Duração -3.1
Hidros -17,5
Grande autolimpeza -2.2
Palha salva-vidas -2
Puro Mais -6
Água Zero -100



Fuente