O próximo telefone carro-chefe do Google, o Pixel 9, poderá vir com mais recursos de conectividade, incluindo o envio de mensagens através de satélites, se um novo boato se provar verdadeiro.

O Google Pixel 9 usará a próxima geração de seus chipsets Tensor internos, o Tensor G4, que terá um modem Samsung Exynos 5400, uma fonte disse à Autoridade Android Domingo. Embora não seja muito surpreendente saber que o Google pode usar um modem Exynos – o Pixel 8 do ano passado e o Pixel 7 anterior usam um modem Exynos 5300 – isso sugere que o Pixel 9 será capaz de se conectar por meio de satélites.

Até o momento, apenas os iPhones da Apple conseguiram se comunicar amplamente por meio de satélites, que usam o sistema proprietário Emergency SOS para enviar mensagens de texto retransmitidas por meio de operadores tripulados pela Apple para convocar serviços de emergência. Outros tentaram lançar ofertas semelhantes. Por exemplo, a fabricante de chips Qualcomm revelou o Snapdragon Satellite na CES 2023 como uma solução proprietária que os fabricantes poderiam optar por instalar em seus telefones, embora nenhum o tenha feito e a oferta tenha sido silenciosamente encerrada no final do ano passado.

Consulte Mais informação: Mensagens por satélite: a tendência dos telefones para 2023 que (ainda) não existia

Em vez disso, deixando de lado o SOS de emergência da Apple, a tendência da conectividade via satélite parece seguir um caminho mais lento e aberto. No show MWC em março, a Qualcomm estreou seu modem Snapdragon X80, que suporta o padrão geral NB-NTN (rede não terrestre) de conectividade via satélite dentro do conjunto de padrões de comunicação 3GPP Release 17, junto com alguns padrões futuros que virão no Release 18 não finalizado. Em suma, isto deverá abrir os dispositivos que utilizam o modem a muitos mais sistemas de satélite.

Samsung revelou o Exynos 5400 antes do MWC 2024, concentrando-se nos avanços do 5G sem esclarecer oficialmente suas capacidades de satélite. O Exynos 5400 suportará os mesmos padrões NTN da versão 17, de acordo com a fonte da Android Authority, embora o site não tenha oferecido quaisquer especificações adicionais ou outras informações que sugiram como o mais novo modem da Samsung pode melhorar a conectividade sem fio convencional do Pixel 9. Proprietários de Pixel reclamaram da conectividade errática em modelos recentes, como Polícia Android anotadae atribuiu isso aos modems Exynos, que o Google passou a usar no Pixel 6 para emparelhar com seus chipsets Tensor, em vez dos modems Qualcomm que usava em seus dispositivos anteriores.

Vê isto: Tentei SOS de emergência via satélite no iPhone 14

A fonte da Android Authority sugeriu que o Exynos 5400 seria emparelhado com outros dispositivos programados para usar o Tensor G4 além do Pixel 9 – incluindo a próxima geração de dispositivos Pixel Fold, bem como um tablet 5G, codinome “Clementine”, que o Google está supostamente nos estágios iniciais de desenvolvimento. Presumivelmente, esses dispositivos também poderão se conectar por meio de satélites.

A Samsung não detalhou nenhum recurso de conectividade via satélite do Exynos 5400, embora a empresa de rede de satélite Skylo certificou o modem para uso com seus satélites logo após o MWC 2024. No ano anterior, a Samsung anunciou que havia simulado comunicações por satélite usando seu modem Exynos 5300 e planejava incorporar mensagens de texto bidirecionais, bem como troca de imagens e vídeos por satélite em modems futuros.

Nem a Samsung nem o Google responderam a um pedido de comentário até o momento da publicação.

Embora o ano passado possa não ter sido o ano da conectividade satélite-telefone que inicialmente previ no início de 2023, o potencial da utilização de satélites para aumentar a conectividade em áreas remotas fora do alcance das redes móveis continua promissor. Por enquanto, a Apple mantém sua vantagem e o Emergency SOS é outra vantagem do iPhone, mas ainda só pode ser usado em caso de emergência e só transporta texto. As futuras soluções de conectividade, como as soluções de satélite ainda não realizadas propostas pela Verizon, T-Mobile e AT&T, procuram permitir que os utilizadores enviem mensagens multimédia e façam chamadas de voz e vídeo para além das redes móveis.



Fuente