Você não precisa mais se inscrever em uma conta antes de usar o popular chatbot AI ChatGPT, após uma mudança esta semana da OpenAI, a empresa por trás da ferramenta. A mudança resulta no acesso a uma versão nova e mais limitada do ChatGPT e visa ampliar o alcance da ferramenta além de seus 100 milhões de usuários semanais, à medida que a OpenAI luta contra rivais e demarca território na fronteira da IA. A mudança pode levar a melhorias no ChatGPT, mas também levanta preocupações.

A nova versão do ChatGPT é o mesmo modelo que estava disponível anteriormente no nível gratuito – GPT-3.5 – mas com mais algumas restrições, segundo um porta-voz da empresa. A mudança torna mais fácil iniciar conversas com o bot, disse o porta-voz, acrescentando que a missão da OpenAI é “tornar ferramentas como o ChatGPT amplamente disponíveis”.

Essa é uma missão presumivelmente compartilhada pelas empresas por trás de rivais como Claude, Copilot, Firefly e Gemini, que também estão interessadas em convencer os consumidores a dar uma chance às suas ferramentas em campo sem muita, ou nenhuma, supervisão. Como resultado, é um momento em que caminhamos em direção a uma maior acessibilidade à IA generativa — mas também a uma maior responsabilidade para os utilizadores.

Andrew Frank, um renomado analista da empresa de pesquisa Gartner, chamou isso de “fase de apropriação de terras da adoção da IA”.

“Nessa fase, com qualquer tecnologia, a ideia é acostumar o máximo possível de usuários a usar seu produto, e o preço não é problema”, disse ele. “Você realmente quer apenas estabelecer o território primeiro e depois descobrir como monetizá-lo.”

Frank observou que a OpenAI abandonando seus requisitos de conta sinaliza que “eles percebem mais uma ameaça competitiva do que há um ano, quando tudo isso era tão novo”.

A partir de 1º de abril, qualquer pessoa poderá visitar chat.openai.com e começar a interagir com o ChatGPT 3.5. A OpenAI está lançando o acesso gradualmente, disse a empresa em um blog.

Os usuários logados poderão fazer mais com o ChatGPT, como salvar e revisar o histórico de bate-papo, compartilhar bate-papos e desbloquear recursos como conversas de voz e instruções personalizadas. Para configurar uma conta, você deve fornecer seu endereço de e-mail, uma senha, seu nome completo e sua data de nascimento — e concordar com a política de privacidade da OpenAI.

ChatGPT também oferece um nível de assinatura. Por meio do plano ChatGPT Plus de US$ 20 mensais, os consumidores podem acessar o GPT-4, um modelo mais avançado, que pode gerar mais texto e responder a imagens, entre outros talentos. (GPT-4 também está disponível gratuitamente através do Microsoft Copilot.)

Ao eliminar a exigência de conta, a OpenAI está lançando um desafio aos rivais – e se posicionando como líder em adoção e potencial participação de mercado, disse Jason Alan Snyder, diretor global de tecnologia da agência de publicidade Momentum Worldwide.

As vantagens são inúmeras tanto para a OpenAI quanto para o público. Para começar, você pode experimentar imediatamente o que o ChatGPT tem a oferecer. “Isso é ótimo para os curiosos casuais ou para quem está decidindo se é a ferramenta certa para eles”, disse Snyder.

Ele também convida o que Snyder chamou de “inspiração fortuita”, que pode ajudá-lo a descobrir novos usos para um chatbot de IA. Mas também beneficia a OpenAI, ao fornecer uma base de usuários maior e mais diversificada, o que ajudará a empresa a melhorar o ChatGPT – e potencialmente levará ao que Snyder chamou de “uma IA mais precisa e útil”.

Ao reduzir o atrito para novos usuários, a OpenAI ganhará uma vantagem na coleta de dados e feedback para poder melhorar o ChatGPT no futuro. Isso porque OpenAI retém “certos dados” de interações, que utiliza para melhorar seus modelos (embora os usuários possam optar por não participar).

Sobre a mudança de conta, Rory Mir, diretor associado de organização comunitária da Electronic Frontier Foundation, disse que qualquer minimização de dados é uma coisa boa, observando que a privacidade é uma preocupação particular com chatbots de IA. “Não gostaríamos que o Google exigisse contas para pesquisas, por exemplo”, disse Mir.

Enquanto isso, como parte do objetivo de tornar as contas desnecessárias, a OpenAI está adicionando salvaguardas destinadas a garantir que os resultados do chatbot sejam “apropriados para todas as faixas etárias”, disse o porta-voz. Isso inclui o bloqueio de prompts e resultados em uma ampla gama de categorias.

Frank, do Gartner, disse que permitir que alguém comece a usar um chatbot de IA não é isento de perigos. “Certamente aprendemos que o anonimato na internet tem seus riscos”, disse ele. “Obviamente, a OpenAI reconhece o maior nível de risco associado a permitir que pessoas tenham acesso anônimo a uma ferramenta como esta.”

Mas ele questionou se a OpenAI é o órgão certo para se auto-regular.

Tal como acontece com “qualquer outra inovação técnica que afete todo o público, será necessário haver algum tipo de supervisão neutra que represente o interesse público”, disse Frank. “E acho que talvez movimentos como a abertura da OpenAI para todos possam acelerar o desenvolvimento de algum tipo de órgão regulador.”

Além das preocupações sobre usuários anônimos que podem criar conteúdo mesquinho ou golpes, Snyder disse que a falta de contas significa que o ChatGPT não consegue lembrar as preferências do usuário, por isso não será capaz de fornecer uma experiência personalizada para usuários que não fazem login.

No entanto, ele está otimista de que a remoção de barreiras “desencadeia uma experiência global e colaborativa de cocriação homem-máquina”.

Seguindo em frente, disse Snyder, temos que ter em mente que nem todas as informações geradas pelo ChatGPT serão confiáveis ​​ou inofensivas, que mesmo palavras e ações assistidas por IA têm consequências e que a forma como usamos o ChatGPT afetará a forma como ele evolui.

Nota do editor: A CNET usou um mecanismo de IA para ajudar a criar várias dezenas de histórias, que são rotuladas de acordo. Para mais, veja nosso Política de IA.



Fuente