Perto do fim de um mês recorde de altas temperaturaso Departamento do Trabalho dos EUA emitiu em 27 de julho um alerta de risco de calor como um lembrete aos empregadores para proteger os trabalhadores expostos ao calor extremo. Entre outras populações – como adultos mais velhos, crianças pequenas, pessoas com menos mobilidade e pessoas com determinados problemas de saúde – as pessoas cujos empregos as mantêm ao ar livre ou sob calor extremo são mais suscetíveis a doenças provocadas pelo calor. Isso inclui a insolação, que pode ser fatal e é a forma mais grave de doença relacionada ao calor.

A insolação pode acontecer devido a esforço excessivo ou atividade extenuante, mas “insolações clássicas” ocorrem quando alguém é exposto a um ambiente quente e a temperatura corporal sobe a níveis perigosos. A maioria das doenças fatais causadas pelo calor ocorre em trabalhadores durante o primeiros dias de trabalho em clima quente ou quentesegundo o Departamento do Trabalho, porque o corpo não teve tempo de se aclimatar ao aumento da temperatura.

Vemos insolação “particularmente entre os idosos, em crianças muito pequenas, como bebês, e quando vemos essas ondas de calor que duram vários dias”, disse o Dr. Korin Hudson, médico de emergência da MedStar Health.

Veja o que você deve saber se você ou alguém próximo a você começar a sentir sintomas de insolação.

Consulte Mais informação: É insolação ou exaustão pelo calor?

Sintomas de insolação

Às vezes, a insolação pode começar com sintomas de exaustão pelo calor, que não é tão grave quanto a insolação, mas ainda exige que alguém esfrie o mais rápido possível. Sintomas de exaustão pelo calor incluem náusea, dor de cabeça, pele fria, pulso rápido ou fraco e outros sinais. Se não for tratada, a exaustão pelo calor pode progredir para insolação, que é uma emergência médica. Se os seus sintomas piorarem, durarem mais de uma hora ou você começar a vomitar, ligue para o 911.

Logotipo de dicas de saúde

CNET

Sintomas de insolação, de acordo com o clínica Mayo e a Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doençasincluir:

  • Estado mental alterado, incluindo confusão, agitação e fala arrastada.
  • Pele quente, avermelhada e geralmente seca (no entanto, se a insolação foi causada por exercícios, ela pode estar ligeiramente úmida, diz a Clínica Mayo).
  • Dor de cabeça.
  • Convulsões.
  • Temperatura corporal muito alta (104 graus Fahrenheit ou superior).
  • Respiração rápida.
  • Batimento cardíaco acelerado.

Um copo transbordando de água sob uma torneira aberta Um copo transbordando de água sob uma torneira aberta

Manter-se hidratado por bebendo bastante águaantes de sair de casa e enquanto estiver no calor, é um passo importante para evitar doenças causadas pelo calor.

Imagens de Peter Cade/Getty

1. Ligue para o 911

Ter insolação é uma emergência médica que requer cuidados profissionais.

Se houver mais de uma pessoa por perto para ajudar a pessoa que sofre de insolação, Hudson aconselha que uma pessoa ligue para o 911 enquanto a outra ajuda a vítima nas etapas abaixo.

2. Vá para uma área mais fria imediatamente

Se você estiver perto de alguém que sofreu insolação, mova-os para uma área mais friacomo uma sala próxima com ar condicionado ou na sombra.

Ambas são boas opções, mas “tente tirá-las do calor o mais rápido possível”, diz Hudson. O objetivo é resfriar a temperatura central do corpo.

3. Tire o excesso de roupa

Remover camisas de manga comprida, calças ou outras roupas ajudará a pessoa a esfriar mais rápido. Hudson diz que o objetivo é alcançar o “resfriamento evaporativo” e as roupas podem evitar a evaporação.

(Para pessoas que optam por correr em camadas para “suar o peso”, diz Hudson, você provavelmente não deveria. É perigoso e pode levar à insolação.)

4. Coloque gelo, toalhas frias ou água fria na pele

Se você tiver algo como uma toalha fria ou uma garrafa de água, coloque-a no pescoço, nas axilas ou na virilha da outra pessoa. Enquanto espera a ajuda chegar, você pode até borrife-os com água fria ou coloque-os em um banho frio – qualquer coisa para acalmá-los. Na verdade, a imersão em água fria ou banho de gelo é um tratamento para insolação que os médicos podem usar no hospital.

Mas não dê uma bebida para alguém que está passando por insolação, diz o CDC. Este é um conselho diferente daquele para alguém que está passando por exaustão pelo calor, que normalmente ocorre antes da insolação. Embora alguém com exaustão pelo calor possa tomar goles de água ou bebida esportiva, uma pessoa que sofre insolação pode ficar confusa, perder a consciência ou ter um estado alterado de consciência.

“Como eles têm um nível de consciência deprimido ou alterado, isso pode afetar sua capacidade de engolir com segurança, então provavelmente é melhor não lhes dar nada para comer ou beber”, diz ela.

Verifique seus vizinhos

Algumas pessoas são mais suscetíveis a doenças causadas pelo calor e à insolação, como adultos mais velhos, crianças mais novas, pessoas com problemas de mobilidade, certas condições de saúde e aqueles que tomam certos medicamentosincluindo medicamentos comuns, como medicamentos para pressão arterial ou antidepressivos.

No caso de uma onda de calor, esteja especialmente atento para conversar com seu vizinho idoso no corredor ou com um amigo que tenha problemas para se locomover, de acordo com Hudson.

“Este é o momento em que realmente sugerimos que as pessoas verifiquem seus vizinhos”, disse ela. “Especialmente em lugares onde as pessoas não têm acesso a ar condicionado ou não têm como encontrar um lugar fresco.”

“Eles podem estar se sentindo mal, mas não podem fazer nada a respeito”, acrescentou Hudson.



Fuente