Escolher um tênis de corrida é uma experiência diferente de comprar outros tipos de calçado. Por um lado, cada pessoa tem preferências diferentes no que diz respeito ao estilo e às necessidades de corrida. Algumas marcas de calçados são conhecidas por fabricar calçados para tipos específicos de corrida (trilha, velocidade, todos os dias), e você pode notar que alguns se comercializam como tênis minimalistas, maximalistas ou intermediários. Os tênis de corrida, assim como os tênis de caminhada, também podem ser versáteis o suficiente para serem usados ​​em diferentes atividades. A única diferença é que os tênis de corrida são projetados para suportar a natureza rigorosa da corrida, mas podem funcionar bem como tênis de caminhada, pois precisam de suporte semelhante.

Paul Nasri, que tem doutorado em fisioterapia e trabalha na O Plano de Jogo Fisioterapia em Nova York, diz que a coisa mais importante a ter em conta é o tipo de corrida que você está tentando fazer e as distâncias que você tem interesse em correr. “Por exemplo, se você estiver fazendo um trabalho de velocidade, esse tênis deve ser mais leve e um pouco mais minimalista, enquanto se você estiver fazendo uma corrida longa, ele deve ter mais suporte e ser um pouco mais maximalista”, explicou. Por outro lado, se você está se concentrando mais no trabalho de ritmo ou em corridas curtas e fáceis, você pode escolher um tipo de tênis de suporte médio.

Saber com que frequência você usará o tênis de corrida também é importante porque alguém que corre apenas alguns quilômetros por semana não precisa das mesmas qualidades de alguém que está treinando para uma maratona. “Não importa o caso, você deve sempre alternar entre dois tênis ao realizar sua corrida regular ao longo da semana”, aconselhou Nasri.

Duas qualidades principais a serem observadas em um tênis de corrida são o apoio do calcanhar e o espaço na região do antepé. “Você quer ter certeza de que o contraforte do calcanhar oferece suporte e que o calcanhar não se move muito, mas também quer ter certeza de que o tênis se rompe na região do antepé, onde os dedos dos pés normalmente ficariam em extensão”, disse Nasri. “Muitos tênis agora têm placas de carbono no tênis e isso pode facilitar a corrida, já que essa placa facilita a mola ao empurrar, diminuindo a quantidade de energia necessária para você se impulsionar para frente.”

A melhor maneira de encontrar o estilo certo é visitar uma loja de tênis de corrida e preparar um calçado. Em seguida, você precisará fazer um período de teste para caminhar e correr com esses sapatos para ver se eles são os melhores para você. Nasri disse: “Certifique-se de que a biqueira seja larga o suficiente para o seu pé – se você estiver vendo marcas vermelhas na lateral do dedão ou do dedão do pé, esse sapato é muito apertado para você”.

Nasri também recomenda observar a altura da biqueira, porque se a ponta dos dedos ficar vermelha ou rosa depois de uma corrida, isso significa que a biqueira está muito baixa e você está enfrentando muito atrito. “Deve haver um espaço da largura do polegar na frente do dedão do pé, porque isso garantirá que a frente dos dedos dos pés não pressione a frente do tênis, especialmente ao correr ladeira abaixo”, acrescentou.

Conhecendo seu estilo de corrida

Outra coisa a considerar ao usar um tênis de corrida novo é se ele está funcionando a favor ou contra sua marcha. Uma medida que faz uma grande diferença é a queda do calcanhar aos dedos do pé, que é a medida (em milímetros) da diferença de altura entre a parte de trás e a frente do tênis. Os sapatos podem ter queda zero (um tênis raso), queda baixa (queda do calcanhar de 1 a 4 mm), queda média (queda de 5 a 9 mm) ou queda alta (queda de 9 a 10 mm ou superior).

A queda do calcanhar aos dedos do pé que você escolher dependerá se você planeja mirar distâncias curtas, médias ou longas. Você também deve levar em consideração seu padrão natural de ataque. Nasri desaconselha o uso de tênis minimalistas ou de queda zero para corridas de média e longa distância, pois eles podem alterar significativamente seu padrão natural de ataque.

Se você é um atacante natural no calcanhar, vai querer um calçado que tenha mais amortecimento no calcanhar, que Nasri diz que geralmente tem uma queda maior do calcanhar aos dedos do pé. Os atacantes naturais do meio do pé podem usar sapatos de salto baixo a médio, se preferirem. Os atacantes do antepé podem querer uma queda mais baixa do calcanhar aos dedos do pé, mas são o raro grupo que pode escolher qualquer tênis que seja confortável para eles.

“Não recomendo mudar o padrão natural de pisada por conta própria, pois isso altera a distribuição da força por todo o corpo e pode resultar em lesões por sobrecarga”, alertou Nasri. Em vez disso, ele recomenda trabalhar com um treinador de corrida, um fisioterapeuta qualificado ou um treinador de força e condicionamento, se você quiser se concentrar na mudança da mecânica do golpe do pé. A boa notícia é que você não precisa mudar a maneira como corre, pois não há o suficiente evidência de que seu tipo de pé aumenta o risco de lesões.

Pés supinados vs. pés pronados

Você pode estar mais sujeito a certas condições dependendo do tipo de pé: supinado ou pronado. Pés supinados tendem a colocar mais peso na parte externa do pé, enquanto pessoas com pés pronados colocam mais peso na parte interna do arco do pé. Você precisa de supinação e pronação ao correr – o problema é quando seus pés ficam pronados ou supinados demais, porque isso pode torná-lo mais propenso a lesões nas extremidades inferiores.

“Pessoas com pés excessivamente supinados e pronados podem correr maior risco de fasciopatia plantar”, disse Nasri. Corredores com supinação excessiva são mais propensos a fraturas por estresse nos pés (ou rachaduras nos ossos), enquanto aqueles com pronação excessiva são mais propensos a tendinopatia tibial posterior ou dor na parte interna do tornozelo devido ao uso excessivo.

“A única vez que me preocupo com isso como fisioterapeuta é quando há uma assimetria clara entre o pé esquerdo e o direito, e o lado em questão apresenta patologia”, disse Nasri. No geral, ele sugere selecionar um tênis que seja confortável e de suporte para você, sem se concentrar muito em termos de marketing como tênis de “estabilidade”, “controle de movimento” e “pronação excessiva”.



Fuente