O 2022 iPhone SE continua sendo o iPhone mais barato que você pode comprar diretamente da Apple. E embora já tenha alguns anos e não possua a configuração avançada de câmera tripla vista no iPhone 15 Pro topo de linha, sua única câmera ainda pode tirar fotos lindas que impressionarão sua família, amigos e seguidores do Instagram.

Mas se você quiser ir um pouco mais longe e conseguir obras de arte fotográfica mais impressionantes, em vez de apenas fotos do dia a dia, há algumas coisas excelentes que você pode fazer para melhorar suas imagens.

Consulte Mais informação: Melhores telefones com câmera em 2024

Sendo o tipo de pessoa generosa que sou – e fotógrafo profissional – reuni aqui minhas principais dicas.

Pregue sua composição

Para atingir seu preço mais baixo, o iPhone SE abandonou o conjunto de múltiplas câmeras dos iPhones mais caros. Embora seja mais fácil para o bolso, naturalmente limita as opções de fotografia que você terá quando estiver fora de casa. Você não poderá mudar para uma lente ultra grande angular para capturar tudo à sua frente, nem poderá ampliar detalhes específicos usando uma lente telefoto.

Logotipo das dicas técnicas da CNET

Como resultado, você precisará realmente se concentrar em como compõe suas imagens ao capturá-las. Meu conselho é entrar nas configurações da câmera no menu principal de configurações e ativar a grade. Isso lhe dará uma sobreposição 3×3 ao tirar imagens, o que tornará mais fácil alinhar suas imagens de acordo com a regra dos terços da fotografia, o que pode ajudar a obter uma composição visualmente mais atraente quando você estiver fotografando.

Procure linhas principais, como um caminho ou uma parede que atraia o olhar do espectador para a cena, ou objetos interessantes em primeiro plano (como um canteiro de flores ou um grande pedaço de madeira flutuante) para melhorar suas paisagens marítimas.

Use os pés e mova-se pela cena em que você está para encontrar os melhores ângulos. Não, você não tem uma lente grande angular embutida, mas talvez você possa recuar alguns passos para enquadrar a torre da igreja. Lembre-se de que você pode melhorar muita iluminação ou cores ruins na edição, mas não pode resgatar uma composição ruim, então tente não cortar o topo da cabeça de alguém ao tirar um retrato.

img-0030 img-0030

Ao escolher a hora certa do dia, consegui obter lindas cores do pôr do sol nesta parte deslumbrante de Edimburgo.

Andrew Lanxon/CNET

Vá em direção à luz

O iPhone SE não possui um modo noturno dedicado ou o processamento Deep Fusion que os iPhones recentes usam para reduzir o ruído da imagem e melhorar os detalhes com pouca luz. Como resultado, o iPhone SE pode tirar algumas fotos razoáveis ​​com pouca luz, mas seus melhores resultados serão obtidos durante o dia.

Se você está planejando uma sessão de fotografia, tente cronometrar para dar ao telefone a melhor oportunidade de sucesso. Evite o meio do dia, quando o sol forte criará luz forte e sombras profundas, e evite a noite, onde o telefone terá ainda mais problemas. No final da tarde, quando o sol está se pondo, é provável que você consiga obter ótimas paisagens com cores fortes e contraste satisfatório.

img-0456 img-0456

O uso da ferramenta de longa exposição transformou essa água furiosa em um fluxo suave e etéreo.

Andrew Lanxon/CNET

Use Live Photos para criar longas exposições sonhadoras

As Live Photos não apenas permitem que suas imagens ganhem vida com alguns segundos de vídeo – elas têm um recurso oculto que pode transformar completamente muitas de suas imagens. Ao deslizar para cima em uma imagem em sua galeria para abrir o painel Efeitos e, em seguida, deslizar para Exposição longa, o telefone pode desfocar qualquer movimento na cena para dar o mesmo efeito de tirar uma foto de longa exposição durante vários segundos.

O melhor objeto para isso é a água corrente, seja um riacho, o oceano batendo na costa ou uma cachoeira caindo sobre as rochas. Adoro imagens de cachoeiras de longa exposição, pois elas transformam a água corrente em um borrão suave como a seda, enquanto as rochas estáticas permanecem nítidas. Conseguir a mesma foto em uma DSLR requer um tripé e geralmente alguns filtros caros, por isso é incrível conseguir um efeito quase idêntico, na mão, usando apenas o telefone.

Você pode aplicar o efeito de longa exposição a qualquer Live Photo tirada a qualquer momento, portanto, certifique-se de que o ícone Live Photo esteja ativo na tela da câmera ao tirar suas imagens.

macro-momento-galaxy-s10 macro-momento-galaxy-s10

As lentes do Moment podem adicionar visualizações grande angular ou permitir que você se aproxime com fotos macro. É retratado aqui em um Samsung Galaxy S10, mas o case e as lentes agora estão disponíveis para o iPhone SE.

Andrew Lanxon/CNET

Adicione alguns acessórios

O iPhone SE pode parecer limitado com sua única câmera, mas existem acessórios disponíveis que podem aumentar bastante sua funcionalidade. A fabricante de acessórios Moment produz uma linha de lentes de altíssima qualidade que podem ser fixadas em capas específicas de telefones e possuem uma versão compatível com o iPhone SE.

Consulte Mais informação: Melhores acessórios para câmera do iPhone em 2023

As lentes do Moment incluem opções de telefoto e grande angular, portanto, usá-las pode ajudar a alinhar a câmera única do SE com outros iPhones com múltiplas lentes. A Moment também fabrica vários filtros, incluindo polarizadores circulares, que podem ser ótimos para ajudar a reduzir o brilho e os reflexos nas imagens, dando às suas fotos uma aparência mais profissional.

Se você quiser ir ainda mais longe no campo profissional, você pode até considerar a possibilidade de obter um Luz estroboscópica de estúdio Profoto B10, que permite tirar o tipo de imagens de produtos ou retratos que você normalmente só conseguiria com câmeras profissionais. Custando quase US $ 1.700, esse acessório custa várias vezes o preço do iPhone SE, então provavelmente não será uma opção para a maioria de vocês, mas se você é um fotógrafo que já usa um B10 para seu trabalho profissional, lembre-se que agora você também pode usá-lo com o seu iPhone.

img-0695 img-0695

Ao usar o modo burst, consegui selecionar minha foto exatamente quando estou no auge do salto.

Katie Collins/CNET

Capture a ação com o modo burst

O iPhone SE pode tirar 10 fotos por segundo usando o modo burst, o que o torna ótimo para capturar ações em frações de segundo. Mas a função está um pouco mais escondida do que costumava ser.

Em vez de pressionar e segurar o botão do obturador (como costumava ser o caso, mas agora ativa a gravação de vídeo), você precisa arrastar o botão do obturador para a esquerda, se estiver segurando-o na orientação retrato, ou arrastá-lo para baixo se você estiver na paisagem. Mantenha-o pressionado e centenas de imagens serão tiradas em uma sucessão super rápida.

É uma ótima ferramenta para se ter em mente em qualquer assunto de ritmo acelerado, seja seu filho prestes a balançar um taco ou um cachorro pulando em busca de uma guloseima. Você precisará tentar antecipar quando a ação acontecerá e certificar-se de iniciar o modo burst a tempo de capturar o momento. Depois de tirar a série de fotos, você pode ver a pilha na sua galeria, pressione Selecione para percorrer cada imagem para selecionar a foto exata que captura a ação que você deseja.

img-0448 img-0448

Ao converter esta foto para preto e branco e fazer alguns ajustes de exposição e contraste, esta cena foi transformada em uma paisagem marítima sombria.

Andrew Lanxon/CNET

Editar para causar impacto

Se você realmente deseja que suas imagens saiam da tela, considere fazer alguns ajustes em um aplicativo de edição. Meu favorito é o Adobe Lightroom Mobile, que oferece controle granular sobre a exposição e as configurações de cores da mesma forma que a versão desktop do Lightroom. O Snapseed oferece recursos semelhantes e é gratuito na App Store.

Você pode ser mais criativo com aplicativos como PicsArt, Photoshop Camera ou Prisma, que permitem aplicar uma variedade de efeitos criativos bizarros às suas imagens, adicionar novos céus ou outros elementos ou misturar várias imagens para criar obras de arte únicas.

Lembre-se, não há limite para o que você pode fazer com suas imagens na variedade de aplicativos de edição disponíveis, então meu conselho é fazer uma xícara de chá, sentar-se em uma cadeira confortável e ver o que você pode conseguir. Não deixe de conferir meu resumo dos meus principais aplicativos de edição de fotos no iPhone.



Fuente