Se você acompanha o mundo dos superalimentos e suplementos nutricionais, talvez já tenha ouvido falar das gomas de musgo marinho. Estas gomas são um suplemento cada vez mais popular feito de musgo marinho que cresce nas costas da Europa, Irlanda e América do Norte. Esta alga vermelha contém antioxidantes, minerais, gorduras poliinsaturadas e vitaminas. Embora as algas marinhas tenham sido utilizadas para fins dietéticos e medicinais em diferentes partes do mundo durante muito tempo, o seu atual aumento como suplemento de saúde popular estimulou o aumento da investigação sobre os seus benefícios.

O que são gomas de musgo marinho?

A forma como as gomas de musgo marinho são feitas pode variar entre as receitas, mas geralmente têm muitas semelhanças, começando pela utilização de musgo marinho como ingrediente principal. É comum ver essas gomas feitas com adoçantes, aromatizantes, concentrados de sucos de frutas, glicerol, pectina e algas marinhas processadas. Porém, também podem ser encontradas versões simples e com ingredientes mais minimalistas. Quem é aventureiro na cozinha pode até adquirir gel de musgo marinho para fazer as próprias gomas em casa.

Quando as gomas de musgo marinho são feitas, o musgo é primeiro processado em um gel, depois aquecido e misturado com suco e um agente aglutinante como ágar ágar ou glicerol. Adoçantes, vitaminas adicionadas e outros ingredientes são adicionados à mistura nesta fase. Depois de bem misturado, o conteúdo é colocado em uma forma de goma e refrigerado. O gel inicial é feito mergulhando o musgo marinho em água limpa por até dois dias antes de misturar e depois refrigerar até engrossar e formar uma substância gel.

Closeup macro de algas frescas de musgo irlandês claro no liquidificador

ablokhin/Getty Images

Como funcionam as gomas de musgo marinho?

O corpo humano utiliza 102 minerais e nutrientes diferentes para se sustentar. As gomas de musgo marinho contêm 92 desses 102. Essa alta concentração de necessidades de nutrientes corporais é uma grande parte da razão pela qual as algas marinhas são consideradas um superalimento. A biodisponibilidade das gomas de musgo marinho e os seus benefícios para a saúde ainda estão a ser investigados, mas contêm muitos componentes altamente biodisponíveis. A biodisponibilidade de um alimento é a facilidade com que seu corpo decompõe esse alimento e recupera nutrientes essenciais dele. Quanto mais biodisponível algo for, mais fácil será para o seu corpo digeri-lo e absorvê-lo.

Existem alguns potenciais positivos efeitos gerais na saúde, mas também existem alguns riscos dos quais você deve estar ciente. Pelo lado positivo, a pesquisa pode indicar que as gomas de musgo marinho podem ajudar a aliviar a artrite, o diabetes, as dificuldades autoimunes e as doenças oculares e cardiovasculares. Um dos riscos mais significativos a ter em conta é o altos níveis de iodo em algas marinhas. Se você usa gomas de musgo marinho, é essencial manter o controle das dosagens recomendadas e não exceder a ingestão diária recomendada de iodo.

Benefícios potenciais das gomas de musgo marinho

As gomas de musgo marinho têm uma infinidade de benefícios potenciais à saúde. A lista a seguir tenta capturar o máximo possível desses benefícios, mas ainda pode haver mais descobertas através de pesquisas em andamento:

Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes

O tipo de alga usada nas gomas de musgo marinho contém 92 dos 102 minerais e nutrientes de que o corpo humano necessita. Este alimento também é rico em antioxidantes, proporcionando vários benefícios gerais à saúde do sistema imunológico, saúde ocular, função cerebral e muito mais.

Propriedades potenciais de reforço imunológico

O musgo marinho contém muitos aspectos que podem auxiliar indiretamente o sistema imunológico. Os antioxidantes, como mencionado acima, fazem parte disso. Esta alga também contém prebióticos e é rica em fibras, que podem trabalhar juntas para melhorar a saúde intestinal, ajudando assim a melhorar o sistema imunológico. O musgo marinho também contém vários minerais e nutrientes que podem ajudar na funcionalidade do sistema imunológico.

Apoio à saúde e digestão da tiróide

As gomas de musgo marinho podem ajudar na regulação e função da tireoide porque as algas vermelhas contêm iodo, selênio e os blocos de construção que nosso corpo usa para produzir os hormônios da tireoide. As gomas de musgo marinho podem ajudar na digestão devido às suas altas concentrações de fibras e prebióticos, que podem melhorar a saúde e a funcionalidade intestinal.

Contribuição para o cuidado da pele e saúde do cabelo

Close da pele. Close da pele.

Véronique Beranger/Getty Images

O musgo marinho contém muitos componentes que podem ajudar na saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. Muitos desses componentes trabalham juntos para auxiliar a produção de colágeno pelo corpo, que desempenha um papel significativo na saúde e na aparência da pele, cabelos e unhas. Além das vitaminas e minerais, esse superalimento também contém ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar na saúde da pele, na força do cabelo e na durabilidade das unhas.

Pode diminuir o risco de câncer

Alguns pesquisas mostraram benefícios positivos da utilização de extratos de musgo marinho para combater células cancerígenas em ratos. Esses estudos buscam a possibilidade de usar algas marinhas para criar agentes anticancerígenos. Mais pesquisas podem ser necessárias, mas os cientistas descobriram que é promissora a possibilidade de usar agentes anticâncer de algas marinhas para ajudar no tratamento do câncer de cólon e de mama.

Riscos e potenciais efeitos colaterais das gomas de musgo marinho

Embora existam muitos benefícios para a saúde a serem considerados, também existem alguns riscos e efeitos colaterais potenciais que você deve conhecer.

Potenciais interações com medicamentos

Se você estiver tomando medicamentos, é sempre aconselhável falar com seu médico antes de adicionar quaisquer outros suplementos, receitas ou medicamentos de saúde. Sabe-se que o musgo marinho interfere com alguns medicamentos reguladores da tireoide. Se você estiver tomando remédio para tireoide hiperativa, converse com seu médico antes de considerar gomas de musgo marinho.

Reações alérgicas em alguns indivíduos

Os humanos podem ter e desenvolver alergias alimentares a praticamente qualquer alimento. Antes de experimentar um novo tipo de alimento, é uma boa ideia testar sua resposta a ele. Se você não tiver certeza sobre suas alergias alimentares, fale primeiro com um especialista em alergias.

Pessoa coçando a pele devido a uma reação alérgica. Pessoa coçando a pele devido a uma reação alérgica.

monstArrr_/Getty Images

Riscos de consumo excessivo

Como o musgo marinho contém altos níveis de iodo e metais pesados, o consumo excessivo deste superalimento pode causar riscos à saúde. Se usar gomas de musgo marinho, certifique-se de não exceder as dosagens diárias recomendadas e esteja ciente da quantidade de iodo e metais pesados ​​que você consome de outras fontes.

Problemas de contaminação em produtos de baixa qualidade

Um produto é tão bom quanto seus materiais de origem e sua produção. Produtos de qualidade inferior podem correr o risco de mistura de contaminantes com os ingredientes em diferentes estágios de produção. Para garantir que você não está se colocando em risco indevido, certifique-se sempre de que suas gomas de musgo marinho venham de um produtor e fornecedor confiável que use ingredientes de alta qualidade.

Potenciais efeitos colaterais das gomas de musgo marinho

Logotipo das dicas de saúde da CNET Logotipo das dicas de saúde da CNET

Embora as gomas de musgo marinho sejam um superalimento e possuam muitos benefícios potenciais para a saúde, elas também podem ter alguns efeitos colaterais indesejados em algumas situações.

Toxicidade de iodo: Altos níveis de iodo nas algas marinhas podem levar a um acúmulo tóxico no corpo se você consumir gomas de musgo marinho em excesso.

Toxicidade de metais pesados: Altos níveis de metais pesados ​​nas algas marinhas podem levar a um acúmulo tóxico no corpo se você consumir gomas de musgo marinho em excesso.

Dificuldades digestivas: Alguns indivíduos apresentam uma forte reação intestinal que pode resultar em diarreia, náusea, dor de estômago e vômito.

Inflamação intestinal: Porque as algas marinhas são pesadas em carrageninaesses suplementos podem resultar em inflamação intestinal e distensão abdominal em algumas pessoas.

Para quem são as melhores gomas de musgo marinho?

Indivíduos que buscam melhorar sua saúde e bem-estar geral

Como este superalimento é tão carregado de benefícios nutricionais e efeitos potenciais à saúde, pode ser útil para quem procura melhorias gerais na saúde e no bem-estar. Lembre-se, porém, de que é sempre melhor falar com um profissional médico antes de tentar tratar qualquer doença e que os suplementos de saúde não substituem tratamentos ou conhecimentos médicos.

Aqueles que procuram aumentar a ingestão de nutrientes naturalmente

As gomas de musgo marinho fornecem grande valor nutricional, mesmo sem outros benefícios potenciais à saúde. Esses suplementos podem ser uma boa escolha para aqueles interessados ​​em aumentar a ingestão de nutrientes através de fontes naturais.

Veganos e vegetarianos em busca de suplementos à base de plantas

As gomas de musgo marinho são feitas principalmente de ingredientes veganos e podem fornecer uma boa fonte de vitaminas e nutrientes para veganos e vegetarianos que procuram suplementos à base de plantas.

Quem deve evitar gomas de musgo marinho?

Pessoas que tomam medicamentos específicos que podem interagir com musgo marinho

Close-up de medicação saindo de uma garrafa. Close-up de medicação saindo de uma garrafa.

monstArrr_/Getty Images

Antes de adicionar um suplemento à sua rotina, consulte sempre o seu médico se estiver tomando medicamentos. Sabe-se que as gomas de musgo marinho interagem negativamente com alguns medicamentos para a tireoide, mas essas reações adversas podem não estar limitadas apenas a esses medicamentos.

Mulheres grávidas ou amamentando (a menos que aprovado por um profissional de saúde)

Em geral, é fortemente recomendado que mulheres grávidas ou amamentando evitem consumir gomas de musgo marinho devido à sua conteúdo de iodo. O seu médico pode liberá-lo em tais circunstâncias, mas você deve sempre falar com ele primeiro para evitar colocar em risco a sua saúde ou a saúde do seu feto.



Fuente